Lula volta após exames, brinca com labirintite e anuncia pacote de obras no Nordeste

Presidente retomou compromissos nesta quarta (28) na Paraíba, onde anunciou obras e reforçou críticas a gestões anteriores


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 29/05/2025 11:36 • Política
Lula volta após exames, brinca com labirintite e anuncia pacote de obras no Nordeste - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou às atividades públicas, nesta quarta-feira (28), após passar por uma bateria de exames médicos no início da semana. Em tom descontraído durante visita ao município de Cachoeira dos Índios, na Paraíba, ele comentou o episódio de saúde que o levou ao hospital e tranquilizou o público ao afirmar que está bem.

“Passei uma hora e meia dentro de uma máquina para saber se eu estava com algum problema na cabeça, pois eu senti uma tontura. Era labirintite”, disse o presidente.

O compromisso marcou a entrega do Marco 1 do Ramal do Apodi, estrutura integrante da transposição do Rio São Francisco. Além de atualizar o andamento das obras, Lula aproveitou o momento para anunciar novas ações na área da saúde e para trabalhadores de aplicativos, além de cobrar continuidade em políticas públicas voltadas ao enfrentamento da seca no Nordeste.

Exames descartaram problemas neurológicos

O episódio de tontura ocorreu na última segunda-feira (26), após o almoço no Palácio do Planalto, em Brasília. Lula foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, onde passou por exames de imagem e de sangue para descartar possíveis causas neurológicas. A avaliação foi conduzida pelos médicos Rafael Gadia e Luiza Dib, que identificaram um quadro de labirintite, condição que afeta o equilíbrio e pode provocar vertigens.

Mesmo com os resultados considerados normais, o presidente cancelou reuniões previstas com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), permanecendo em repouso no Palácio da Alvorada na terça-feira (27). A recuperação permitiu o retorno às atividades já no dia seguinte, sem comprometer a agenda oficial da semana.

Presidente retoma agenda com anúncios e cobranças por obras hídricas

Durante o evento na Paraíba, Lula contextualizou o episódio de saúde e reafirmou que está em boas condições físicas. O momento serviu como introdução para um conjunto de anúncios e posicionamentos políticos voltados à área da saúde e à infraestrutura hídrica no Nordeste.

Entre as promessas feitas, está o lançamento de um novo programa voltado à ampliação da rede de médicos especialistas no Brasil, uma resposta às demandas regionais por serviços de saúde mais complexos. Também foi anunciado que o governo federal pretende criar uma linha de crédito específica para motoboys que trabalham com entrega de alimentos, categoria que ganhou ainda mais relevância durante e após a pandemia.

Avanço da transposição do São Francisco é destaque da visita

O principal objetivo da viagem presidencial foi marcar o avanço das obras do Ramal do Apodi, que está com 75% de sua execução concluída. O trecho tem 115,5 km de extensão e a previsão de término é outubro de 2026. A estrutura permitirá ampliar o fornecimento de água para regiões semiáridas da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Lula utilizou o momento para destacar a importância do projeto e reiterar críticas a gestões anteriores que, segundo ele, adiaram por décadas a concretização da transposição. O presidente fez uma defesa enfática do investimento em obras de infraestrutura hídrica como instrumento de combate à fome e à insegurança hídrica no semiárido nordestino.

“Fazia 179 anos que se prometia água para essa região. Graças a Deus, eu descobri uma coisa: Deus deixou o sertão sem água porque sabia que eu ia ser presidente da República e ia trazer água para cá”.

Ele argumentou que a seca é uma condição natural e permanente da região, mas que os efeitos sociais mais graves, como a fome, resultam de ausência de políticas públicas e da inércia de governantes. Nesse sentido, apontou que faltou determinação de lideranças anteriores para dar continuidade ao projeto iniciado em seus mandatos anteriores.

“A seca é um fenômeno da natureza. Sempre vai existir a seca. Agora, a fome por causa dela é falta de vergonha das pessoas que governam esse país e os Estados da Federação”, afirmou o presidente.

Ações complementares também foram lançadas em Pernambuco

Mais cedo, ainda na quarta-feira, Lula participou de outra cerimônia em Salgueiro, Pernambuco, onde assinou uma ordem de serviço para duplicar a capacidade de bombeamento de uma estação da transposição. A medida visa ampliar a eficiência do sistema, beneficiando mais municípios com o fornecimento regular de água.

O presidente também aproveitou o momento para reforçar a importância da Medida Provisória que trata do setor elétrico, com impacto direto na tarifa de energia para famílias de baixa renda.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira -
Cidades 13/07/2025 às 18:00

Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira

Chuvas fortes, ventos e risco de alagamentos motivam alerta para Salvador e outras 90 cidades até o início da próxima semana


Morre cantora Sol, rival de Gretchen nos anos 1980, aos 59 anos em São Paulo -
Coluna Ohh! 13/07/2025 às 17:20

Morre cantora Sol, rival de Gretchen nos anos 1980, aos 59 anos em São Paulo

Artista fez sucesso nos anos 80 e viveu no Japão por 20 anos


Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos -
Esporte 13/07/2025 às 16:35

Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos

Trump assistiu ao jogo ao lado da esposa Melania e do presidente da Fifa, Gianni Infantino. A presença do ex-presidente exigiu esquema especial de segurança no estádio


Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador -
Política 13/07/2025 às 16:08

Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador

Entrega no Residencial Vitória da União marca retomada de obras paralisadas desde 2017 e reforça parceria entre governos federal e estadual


Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia -
Política 13/07/2025 às 15:25

Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia

Ex-presidente vinculou tarifa de 50% aplicada por Trump a valores ideológicos e liberdade


Tecnologia no coração: 7 formas como wearable e IA estão mudando o tratamento de doenças cardíacas -
Saúde 13/07/2025 às 14:48

Tecnologia no coração: 7 formas como wearable e IA estão mudando o tratamento de doenças cardíacas

Cardiologista aponta os impactos da tecnologia na detecção precoce de arritmias, adesão ao tratamento e atenção contínua ao paciente


Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé -
Coluna Ohh! 13/07/2025 às 14:07

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Preta Gil chegou a Washington, nos Estados Unidos, no mês de maio, para dar continuidade ao seu tratamento contra o câncer de intestino


Brasil atropela o Japão, vence a oitava seguida e garante 2º lugar geral na Liga das Nações de Vôlei -
Esporte 13/07/2025 às 13:30

Brasil atropela o Japão, vence a oitava seguida e garante 2º lugar geral na Liga das Nações de Vôlei

Brasil encerrou fase classificatória com 29 pontos, desempenho que lhe assegura uma posição de destaque entre as melhores seleções do torneio


Ministério da Saúde anuncia que Brasil vai retomar produção nacional de insulina após duas décadas -
Saúde 13/07/2025 às 12:40

Ministério da Saúde anuncia que Brasil vai retomar produção nacional de insulina após duas décadas

Entrega do primeiro lote foi feita em Minas Gerais e marca o início da produção nacional com tecnologia indiana


Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão -
Esporte 13/07/2025 às 11:50

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão

Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais