Lula vai ao Canadá para representar o Brasil em cúpula do G7 sobre segurança energética
Evento reúne as sete maiores economias industrializadas do mundo, além de países convidados, como o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou, na manhã desta segunda-feira (16), para o Canadá, onde participará da 51ª Cúpula do G7, marcada para terça-feira (17), na cidade de Kananaskis, na província de Alberta. O evento reúne as sete maiores economias industrializadas do mundo, além de países convidados, como o Brasil. As informações são da Agência Brasil.
“A convite do Primeiro Ministro canadense, Mark Carney, embarco nesta manhã para o Canadá. Lá, irei representar o Brasil na sessão ampliada da Cúpula do G7, que ocorre amanhã“, escreveu o presidente nas redes sociais antes do embarque.
Segurança energética e COP30 dominam a pauta
O Ministério das Relações Exteriores informou que a segurança energética será um dos principais temas em debate entre os países membros e as nações convidadas. O Brasil, segundo o Itamaraty, levará contribuições relacionadas à tecnologia, inovação, diversificação e estruturação de cadeias produtivas de minerais críticos.
O embaixador Mauricio Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, destacou que a cúpula será uma oportunidade para antecipar discussões previstas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), programada para novembro, em Belém, no Pará.
“A participação do presidente Lula será uma oportunidade para que o presidente possa falar também da organização da COP-30 e possa convidar outros países (para o evento)”, afirmou Lyrio, que acrescentou que o tema proposto para o G7 guarda relação direta com as pautas da próxima conferência climática.
Sessão ampliada reúne países emergentes
O Brasil fará parte da sessão ampliada da cúpula, ao lado de outras nações convidadas, como África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México. Os membros permanentes do G7 são Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido, Japão, Canadá e Alemanha.
O convite a Lula foi feito na última quarta-feira (11) pelo primeiro-ministro canadense, Mark Carney. Além da participação na reunião, há expectativa de um encontro bilateral entre Lula e Carney na terça-feira (17).
Segundo informações de integrantes do Palácio do Planalto, Lula também pode se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante a cúpula. As agendas estão sendo organizadas para tentar viabilizar o encontro paralelo aos debates oficiais.
Reunião com Zelensky não confirmada
Até o momento, o governo brasileiro não confirmou oficialmente a reunião entre Lula e Zelensky. Fontes próximas ao presidente afirmam que as equipes diplomáticas dos dois países estão em contato para ajustar um horário na agenda do evento.
Embora nem o Brasil nem a Ucrânia façam parte do G7, ambos os presidentes foram convidados para participar da sessão ampliada. O grupo costuma incluir outras nações nas discussões para ampliar o diálogo internacional.
A relação entre Lula e Zelensky tem sido marcada por divergências, especialmente em função da guerra entre Ucrânia e Rússia, que já dura mais de três anos. Ambos os líderes se encontraram anteriormente em Nova York e conversaram por telefone, mas Lula ainda não aceitou um convite oficial para visitar a Ucrânia.
Divergências sobre a guerra na Ucrânia
Recentemente, Lula esteve na Rússia e participou de agendas com o presidente Vladimir Putin. Em declarações públicas, Lula afirmou que, se Zelensky fosse “esperto“, entenderia que a solução para o conflito deve ser diplomática, e não militar.
Por outro lado, Zelensky criticou Lula ao afirmar que o presidente brasileiro não é mais um “player” relevante nas negociações e condenou sua posição, que considerou favorável à Rússia.
Lula defende que o diálogo para encerrar a guerra deve envolver diretamente autoridades russas e ucranianas. Brasil e China já sinalizaram interesse em mediar uma negociação, mas, até o momento, não houve avanços concretos nessa direção.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro