Lula lamenta morte de Mujica e anuncia ida ao enterro: ‘exemplo de humildade e coragem’
Pepe Mujica morreu aos 89 anos, vítima de câncer. Lula exaltou sua trajetória e prestou solidariedade à esposa, Lucía Topolansky

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta última terça-feira (13), a morte do ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, aos 89 anos. Em agenda oficial em Pequim, na China, o petista usou as redes sociais para se despedir do amigo de longa data. Além dele, o senador baiano Jaques Wagner também prestou homenagem a Mujica.
Mujica, que lutava contra um câncer no esôfago, havia anunciado em janeiro que a doença se espalhara para outros órgãos. Na última segunda-feira (12), a esposa e ex-vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky, confirmou que Pepe estava sob cuidados paliativos, para que “acontecesse da melhor forma”.
Lula destaca simplicidade de Mujica
O presidente do Brasil tinha uma relação com Mujica não apenas por laços diplomáticos, mas também por uma amizade construída ao longo de anos de convivência política e pessoal. “Amanheci em Pequim com a triste notícia de que Pepe Mujica partiu hoje [terça-feira (13)], nos deixando cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados”, declarou Lula nas redes sociais.
“Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego”.
Em suas palavras, Lula destacou a simplicidade e o compromisso de Mujica com a democracia e a justiça social. “Em seus quase 90 anos de vida, Mujica combateu fervorosamente a ditadura que um dia existiu em seu país. Defendeu, como poucos, a democracia. E nunca deixou de militar pela justiça social e pelo fim de todas as desigualdades.”
O petista também prestou solidariedade à companheira de Mujica, Lucía Topolansky, familiares e amigos próximos. “Que o amor que Mujica sempre distribuiu ao povo seja agora recebido de volta pelos seus. E que o conforto chegue logo aos seus corações”, finalizou.
Lula confirma presença no velório
Ainda pelas redes sociais, Lula confirmou que participará do velório do ex-presidente do Uruguai. “Eu pretendo, chegando a Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica, porque o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para a gente, com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, disse em declaração à imprensa.
Jaques Wagner presta homenagem
O senador Jaques Wagner (PT-BA) também se manifestou sobre a morte do ex-presidente uruguaio, relembrando uma das frases mais famosas ditas por Mujica. “Os homens passam, mas as causas permanecem”, escreveu Wagner em publicação nas redes sociais, ao relembrar a última passagem do ex-presidente uruguaio pelo Brasil, em março de 2023. Na ocasião, Mujica participou de um encontro no Palácio do Planalto ao lado de Lula e de lideranças sindicais da América Latina.
“Pepe Mujica esteve pela última vez no Brasil em março de 2023. Tive o prazer de encontrá-lo e conversar sobre a integração da América do Sul e a necessidade de cooperação entre os países sul-americanos”, escreveu o senador.
Pepe Mujica esteve pela última vez no #Brasil em março de 2023. Ele participou de um encontro com @lulaoficial, no Palácio do Planalto, ao lado de lideranças sindicais latino-americanas.
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) May 13, 2025
Tive o prazer de encontrá-lo e conversar sobre a integração da América do Sul e a… pic.twitter.com/kL6xYAjIZE
Reconhecimento no Brasil
Durante uma visita oficial ao Uruguai, em dezembro de 2024, Lula reencontrou Mujica em sua chácara, nos arredores de Montevidéu. Na ocasião, o presidente brasileiro o condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria concedida pelo governo brasileiro a estrangeiros. Ao falar sobre o uruguaio, Lula declarou: “A gente não escolhe irmão. A gente não escolhe sequer a mãe. Mas um companheiro a gente escolhe”.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos

Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe
Ex-assessor de Jair Bolsonaro é réu na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022

Projeto de Arthur Lira eleva faixa de isenção do IRPF e pode beneficiar milhões de brasileiros
Nova proposta aprovada na Câmara representa passo importante para correção da tabela e redução de desigualdades