Lula lamenta morte de Marcos Vilaça: ‘exemplo de dedicação ao Brasil’
Ex-presidente do TCU e membro da ABL faleceu aos 85 anos em Recife

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou, neste domingo (30), uma nota de pesar lamentando a morte de Marcos Vilaça, ex-ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), advogado, poeta e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). O intelectual faleceu no sábado (29), aos 85 anos, devido a uma falência múltipla de órgãos. Ele estava internado na Clínica Florença, em Recife, onde tratava uma infecção respiratória.
Na mensagem, Lula destacou a importância de Vilaça para a cultura e a administração pública no Brasil. “Quero externar meus sentimentos pelo falecimento de Marcos Vilaça, grande defensor da cultura do nosso querido Pernambuco, a quem tive a honra de homenagear com a Medalha de Ouro do Serviço Público em 2009, quando completou 50 anos como servidor. Que Deus conforte os corações de seus familiares e amigos”, finalizou.
“Vilaça, com seu talento e dedicação, teve um papel marcante na literatura, no TCU e na Academia Brasileira de Letras, entre tantos outros caminhos que trilhou com brilhantismo”, completou Lula.
Legado na cultura e na gestão pública
Nascido em Nazaré da Mata (PE), em 30 de junho de 1939, Marcos Vilaça teve uma trajetória de grande relevância na gestão pública e na literatura. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, ele exerceu diversos cargos importantes, sendo ministro e presidente do TCU, além de presidir a ABL em dois mandatos (2006-2007 e 2010-2011).
Vilaça também foi um dos principais nomes na preservação do patrimônio cultural brasileiro, tendo atuado à frente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Seu trabalho foi fundamental para o reconhecimento de cidades como Olinda (PE) e São Miguel das Missões (RS) como patrimônios da humanidade pela Unesco
Produção literária e impacto acadêmico
Ao longo de sua carreira, Vilaça deixou uma vasta contribuição literária. Entre suas obras mais conhecidas estão Nordeste: Secos & Molhados (1972), Recife Azul, Líquido do Céu (1972) e Por uma Política Nacional de Cultura (1984). Em parceria com Roberto Cavalcanti, escreveu Coronel, Coronéis: Apogeu e Declínio do Coronelismo no Nordeste, uma análise histórica e sociológica do poder na região.
Repercussão e homenagens
O Ministério da Cultura também divulgou uma nota de pesar, ressaltando a importância de Vilaça na área cultural e sua atuação como membro da ABL. “Com sua forte contribuição política e social, é uma importante referência brasileira, cujo legado será lembrado e continuado por todos aqueles que conviveram e aprenderam com seus feitos”, destacou o documento.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), também lamentou o falecimento do escritor e intelectual. “Pernambuco amanheceu triste neste sábado (29) com a notícia do falecimento de Marcos Vilaça, escritor e intelectual pernambucano que engrandeceu o nome do nosso estado como imortal e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras. A todos os seus amigos e familiares, o meu mais fraterno abraço. O legado literário de Marcos Vilaça seguirá permanente em Pernambuco e no Brasil”, afirmou a governadora.
A morte de Marcos Vilaça ocorreu um dia após o falecimento de sua colega de ABL, Heloísa Teixeira, o que intensificou o sentimento de perda no meio acadêmico e literário brasileiro. O velório e sepultamento foram realizados em Recife, reunindo familiares, amigos e admiradores que prestaram suas últimas homenagens a um dos grandes nomes da literatura e da gestão cultural no país.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia