O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar com desaprovação sobre a taxa básica de juros, a Selic. Ao citar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, Lula afirmou que quem promoveu a festa ao chefe da instituição nesta semana em São Paulo deve ganhar dinheiro com o juro alto.
Os comentários foram feitos em meio às reclamações do petista de que o foco da discussão na mídia nacional está centrada na revisão de gastos do governo e nos planos fiscais traçados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“Estamos cada vez mais de um sistema financeiro que praticamente domina a imprensa brasileira”, disse Lula, em coletiva de imprensa neste sábado (15), na Itália.
“Ninguém fala da taxa de juros num país com inflação de 4%. Pelo contrário, faz uma festa ao presidente do Banco Central em São Paulo”, disse. “Normalmente, os que foram à festa, devem estar ganhando dinheiro com a taxa de juros”, afirmou.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), promoveu, na noite da última segunda-feira (10), um jantar em homenagem a Campos Neto. O evento, que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, contou com cerca de 70 convidados, entre banqueiros, empresários e políticos.
Tarcísio afirmou, em entrevista antes do encontro, que somente pessoas próximas foram convidadas. “Resolvi, vou fazer um jantar para o meu amigo Roberto, com poucos amigos, gente do meu convívio, que trabalhou com a gente no governo”, disse.
Leia também:
Lula prestigia Haddad e diz que ele jamais ficará enfraquecido
Brasil só participará de debate sobre paz quando Rússia e Ucrânia sentarem à mesa, diz Lula
Lula diz que Mercosul está pronto para firmar acordo com União Europeia