O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (29) para o México, onde acompanhará a posse de Claudia Sheinbaum como nova presidente do país, que ocorrerá nesta terça-feira (1º). A viagem de Lula acontece logo após seu retorno dos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.
Claudia Sheinbaum, 61 anos, venceu as eleições mexicanas com cerca de 60% dos votos, tornando-se a primeira mulher a assumir a presidência. Aliada do atual chefe do Executivo nacional, Andrés Manuel López Obrador, Sheinbaum já ocupou os cargos de secretária de Meio Ambiente da Cidade do México e prefeita da capital.
Antes da posse, Lula participará, nesta segunda-feira (30), de um fórum empresarial e de encontros bilaterais com López Obrador e sua sucessora. Este será um dos últimos compromissos do presidente mexicano antes de deixar o cargo.
Esta será a terceira visita oficial de Lula ao México durante seus mandatos. Ele esteve no país em 2003 e 2007. O relacionamento entre as duas nações tem se fortalecido nos últimos anos, especialmente em termos comerciais.
Em 2023, o comércio bilateral entre Brasil e México atingiu US$ 14,1 bilhões, o maior valor já registrado, representando um aumento de 14% em relação a 2022. O México foi o quinto principal destino das exportações brasileiras no período, segundo dados da Apex Brasil.
Leia também:
Israel anuncia morte do líder do Hezbollah