Lula é levado ao hospital em Brasília após crise de labirintite e adia agenda
Presidente é liberado após exames no Sírio-Libanês e despacha do Alvorada enquanto equipe médica monitora evolução do quadro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na tarde desta última segunda-feira (26), após apresentar quadro de vertigem. A assessoria da Presidência informou que o petista foi submetido a exames clínicos e de imagem, mas não apontaram alterações significativas. O diagnóstico foi de labirintite e Lula já se encontra na residência oficial, no Palácio da Alvorada.
Segundo boletim médico divulgado pela unidade de saúde, Lula realizou exames de imagem e de sangue, todos com resultados dentro da normalidade. A recomendação médica é de repouso por 24 a 48 horas, tempo estimado para a redução dos sintomas. Durante esse período, o presidente será acompanhado de perto pela equipe médica e fará uso de medicação apropriada.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, nesta segunda-feira, 26 de maio, quadro de vertigem, com diagnóstico de labirintite. Realizou exames de imagem e de sangue no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, todos dentro da normalidade. Já se encontra no Palácio da Alvorada, onde deve permanecer em repouso ao longo do dia”, diz a nota oficial do hospital.
Compromissos da semana são reavaliados
Apesar do episódio, Lula acordou bem nesta terça-feira (27), segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), e chegou a ser reavaliado por médicos logo pela manhã. Ele seguirá despachando do Palácio da Alvorada e, por ora, não há informações de agravamento do quadro clínico.
Algumas atividades presenciais, no entanto, foram transferidas para ministros e para o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Estava prevista a participação do presidente em uma reunião com reitores de universidades e em uma cerimônia alusiva aos 80 anos do Instituto Rio Branco, ambas nesta terça-feira. Na primeira, Lula será representado pelos ministros Camilo Santana (Educação) e Fernando Haddad (Fazenda). Já no evento do Itamaraty, a presença institucional será assumida pelo vice-presidente.
A agenda do restante da semana incluía viagens aos estados de Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina e Paraná, mas ainda não há confirmação oficial se esses compromissos serão mantidos. A equipe do Planalto avalia, caso a caso, com base na resposta do presidente ao tratamento para labirintite.
Histórico de saúde recente
O presidente Lula passou por exames de check-up em fevereiro deste ano, quando seu médico pessoal, Roberto Kalil Filho, afirmou que os resultados estavam normais. Na ocasião, o petista foi considerado em boas condições de saúde.
Em dezembro do ano passado, no entanto, Lula precisou ser submetido a uma cirurgia de emergência para drenar uma hemorragia intracraniana. O problema foi consequência de uma queda sofrida em outubro, no banheiro do Palácio da Alvorada. A intervenção foi bem-sucedida e o presidente se recuperou plenamente, retomando suas atividades pouco tempo depois.
Monitoramento contínuo
A Presidência da República informou que novas atualizações sobre o quadro clínico do presidente serão divulgadas caso haja alterações significativas ou impacto na agenda oficial. Até o momento, não há previsão de pronunciamento ou entrevistas sobre o tema.
Enquanto permanece em observação domiciliar, Lula segue realizando despachos internos e mantendo contato com sua equipe ministerial, respeitando as orientações médicas para um breve período de recuperação.
Mais Lidas
Política
Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Últimas Notícias

Chelsea goleia PSG e conquista o primeiro Mundial de Clubes da Fifa

Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira

Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Trump assistiu ao jogo ao lado da esposa Melania e do presidente da Fifa, Gianni Infantino. A presença do ex-presidente exigiu esquema especial de segurança no estádio

Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Entrega no Residencial Vitória da União marca retomada de obras paralisadas desde 2017 e reforça parceria entre governos federal e estadual

Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
Ex-presidente vinculou tarifa de 50% aplicada por Trump a valores ideológicos e liberdade

Tecnologia no coração: 7 formas como wearable e IA estão mudando o tratamento de doenças cardíacas
Cardiologista aponta os impactos da tecnologia na detecção precoce de arritmias, adesão ao tratamento e atenção contínua ao paciente

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Preta Gil chegou a Washington, nos Estados Unidos, no mês de maio, para dar continuidade ao seu tratamento contra o câncer de intestino

Brasil atropela o Japão, vence a oitava seguida e garante 2º lugar geral na Liga das Nações de Vôlei
Brasil encerrou fase classificatória com 29 pontos, desempenho que lhe assegura uma posição de destaque entre as melhores seleções do torneio

Ministério da Saúde anuncia que Brasil vai retomar produção nacional de insulina após duas décadas
Entrega do primeiro lote foi feita em Minas Gerais e marca o início da produção nacional com tecnologia indiana

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro