Lula diz que operação no Rio foi ‘desastrosa’, resultou em ‘matança’ e pede investigação com legistas da PF
Segundo Lula, decisão judicial determinava o cumprimento de mandados de prisão, e não o uso de força letal em larga escala
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira (4), a operação policial que resultou em 121 mortes nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em entrevista concedida a agências internacionais, o presidente classificou a ação como uma “matança” e afirmou que o governo federal pretende pressionar por uma investigação paralela sobre o caso.
De acordo com o G1, o presidente Lula enfatizou que a decisão judicial determinava o cumprimento de mandados de prisão, e não o uso de força letal em larga escala.
“A ordem do juiz era para que fossem cumpridos mandados de prisão, não para uma matança — e, no entanto, houve uma matança. Acho importante verificar as circunstâncias em que ocorreu”, afirmou o presidente.
Lula classifica ação como ‘desastrosa’ e cobra apuração independente
Na ocasião, o petista também reforçou o caráter desastroso da operação e criticou os resultados da ação. Segundo ele, embora alguns considerem a operação “um sucesso”, em função do número de mortos”, do ponto de vista do Estado, a ação foi “desastrosa”.
“A dura realidade é que, em termos de número de mortos, alguns podem considerar a operação um sucesso. Mas, do ponto de vista da ação estatal, acredito que foi desastrosa”, disse.
Ele também pontuou que a atuação do governo federal buscará garantir transparência e rigor nas investigações. “Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação. Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança, e houve matança”, declarou Lula durante entrevista concedida à Associated Press e à Reuters, em Belém (PA).
O presidente ressaltou ainda a importância de compreender em que condições as mortes ocorreram e como se deram os confrontos. De acordo com ele, ainda há lacunas nas informações divulgadas até o momento.
“Até agora nós temos uma versão contada pela polícia, contada pelo governo do estado, e tem gente que quer saber se tudo aquilo aconteceu do jeito que eles falam ou se teve alguma coisa mais delicada na operação”, afirmou.
Lula informou que o governo está em diálogo para permitir a participação de peritos da Polícia Federal no processo de apuração das mortes. A medida busca garantir maior independência na análise dos laudos e na reconstrução dos fatos.
“Nós estamos tentando essa investigação. Inclusive estamos tentando ver se é possível os legistas da Polícia Federal participarem do processo de investigação da morte, como é que foi feito, porque tem muitos discursos, tem muita coisa”, explicou.
STF deve realizar audiência sobre operação no Rio nesta quarta
O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá realizar uma audiência, nesta quarta-feira (5), para discutir o caso e avaliar medidas de acompanhamento da apuração. A expectativa é de que sejam definidos protocolos de cooperação entre órgãos federais e estaduais.
Na última terça-feira (28), cerca de 2.500 policiais participaram da megaoperação que teve como alvo o combate à expansão do Comando Vermelho na Zona Norte do Rio. O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, afirmou que a região funcionava como “quartel-general” da facção, onde seriam realizados treinamentos e recrutamentos.
O governador Cláudio Castro (PL) classificou a ação como “um sucesso”, posição que vem sendo contestada por entidades de direitos humanos e agora pelo presidente da República.
Me reuni hoje pela manhã com ministros do meu governo e determinei ao ministro da Justiça e ao diretor-geral da Polícia Federal que fossem ao Rio para encontro com o governador.
— Lula (@LulaOficial) October 29, 2025
Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias, oprimindo moradores e…
Número de baianos mortos no Rio de Janeiro sobe para dez
O número de baianos mortos durante a Operação Contenção subiu para dez. A ação teve como alvo integrantes do Comando Vermelho (CV) e revelou uma rede interestadual de criminosos com ligações diretas entre o Rio de Janeiro e a Bahia.
A ofensiva foi coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e também incluiu operações nos complexos da Penha e da Serra da Misericórdia. Segundo a Polícia Civil, ao menos três dos baianos mortos eram líderes da facção criminosa carioca, enquanto outros atuavam em crimes ligados ao tráfico de drogas e homicídios.
Mais Lidas
Política
Câmara aprova projeto que endurece regras para desapropriação de terras
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)