Lula defende ampliação de crédito e diz que população ‘não vai comprar dólar’, ‘vai comprar alimentos’
Presidente reforça compromisso com novas políticas econômicas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (7), novos programas de crédito para a população, destacando que o governo federal busca movimentar a economia de forma inclusiva. Durante uma cerimônia em Paramirim, no interior da Bahia, Lula enfatizou que o objetivo é permitir que o dinheiro circule nas mãos do povo, incentivando o consumo local e reduzindo a dependência do dólar.
“A partir da semana que vem, vamos começar a anunciar mais programas porque eu quero mais crédito para o povo”, afirmou Lula. “A hora que o dinheiro começa a circular na mão das pessoas, ninguém aqui vai comprar dólar, ninguém vai depositar no exterior. Vocês vão comprar comida, comprar roupa”, complementou.
O presidente reforçou seu posicionamento sobre distribuição de renda ao afirmar que “muito dinheiro na mão de poucos significa miséria de muitos; agora, pouco dinheiro na mão de todos significa melhorar a vida de todo o povo brasileiro”.
Feirão de programas federais e expansão do Minha Casa, Minha Vida
Segundo apurado pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o governo prepara um grande feirão de programas federais para novos prefeitos entre os dias 11 e 13 de fevereiro. Entre os principais pontos, estão previstos anúncios voltados à retomada de crédito e ao fortalecimento do programa Minha Casa, Minha Vida.
A Caixa Econômica Federal, patrocinadora do evento, discute medidas em quatro eixos: contratos de financiamento à infraestrutura e saneamento público (Finisa), expansão de microcrédito, retomada de crédito para estados e municípios, além da criação da figura de um agente de desenvolvimento social.
O banco estuda ampliar os limites de contratação para financiamentos, incorporando capital e auxiliando os entes subnacionais.
Lula critica prioridades anteriores e cobra foco em ações sociais: ‘Fazer ponte, todo mundo já fez’
Durante o evento em Paramirim, Lula questionou os critérios usados por administrações anteriores para definir obras públicas.
“Fazer ponte, todo mundo já fez. Fazer viaduto, todo mundo já fez. Agora, quero saber quem teve a preocupação de encher a barriga do nosso povo de comida”, disse o presidente.
Lula também defendeu mais viagens pelo país para acompanhar de perto as necessidades das regiões. Em seu terceiro mandato, o presidente tem priorizado o Nordeste e o Sudeste, regiões onde possui maior base de apoio.
Ponte Salvador-Itaparica: relembre atrasos e polêmicas envolvendo o projeto
Em 15 de dezembro, o mergulhador Williams da Silva Teixeira, de 54 anos, desapareceu enquanto realizava serviços de sondagem para o projeto da ponte Salvador-Itaparica. O incidente ocorreu nas proximidades da Ponta de Humaitá, e o corpo do profissional só foi encontrado no dia 20. Durante evento no Centro Histórico de Salvador, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lamentou o desaparecimento e garantiu que todos os esforços estavam sendo realizados para as buscas.
“Primeiramente, meus sentimentos, não estou falando de morte, sentimento pela situação de alguém que não foi encontrado. […] Tudo que for preciso fazer, por parte do governo, para poder acompanhar e cobrar o que será acompanhado para que fatos como este não possam acontecer em um projeto tão importante para nós”, afirmou Jerônimo.
O mergulhador, contratado por uma empresa terceirizada, desapareceu enquanto substituía uma boia de sinalização da ancoragem de uma balsa. Encontrado na Baía de Todos-os-Santos, ele só foi sepultado no dia 21 dezembro.
Histórico de atrasos e custos elevados
O projeto da ponte Salvador-Itaparica, anunciado em 2009 pelo então governador Jaques Wagner, previa um custo inicial de R$ 1,5 bilhão. Apesar das promessas de início em 2014 e conclusão em 2018, a obra permanece em fase de prospecções. Atualmente, o valor estimado para a execução é de R$ 13 bilhões.
Se construída, a ponte terá 12,3 quilômetros de extensão, garantindo a 23ª posição no ranking mundial de pontes, além de se tornar a maior sobre lâmina d’água da América Latina, superando a Rio-Niterói.
Mais Lidas
Política
Eduardo Bolsonaro apresenta pedido formal de licença por 122 dias da Câmara
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'