Lula afirma estar ‘mais vivo e forte do que nunca’ em evento de 45 anos do PT

Presidente exalta força do partido e elogia atuação do STF em denúncias contra Bolsonaro


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 22/02/2025 17:33 • Política
Lula afirma estar ‘mais vivo e forte do que nunca’ em evento de 45 anos do PT - Reprodução/Instagram @jeronimorodriguesba

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante a celebração dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no Rio de Janeiro, que está “mais vivo e forte do que nunca”. Diante de cerca de 3 mil militantes, o petista reforçou a resiliência do partido e destacou as lutas sociais encampadas pela legenda ao longo de sua trajetória. O senador Jaques Wagner (líder do governo), o ministro Rui Costa e o governador Jerônimo Rodrigues participam do evento, que conta com um estande da Bahia.

“Quero dizer aos que acham que podem destruir o PT e a integridade de um homem, que eu estou mais vivo e forte do que nunca. E, quem quiser nos derrotar, vai ter que ir para o lugar onde a gente mais sabe combater, que é nas ruas, conversando com homens e mulheres, porque a gente não veio de forma temporária. A gente veio para mudar a história do Brasil”, afirmou o presidente em um discurso inflamado.

Lula relembra acidente e fala sobre recuperação

No evento, Lula também compartilhou detalhes do acidente doméstico que sofreu recentemente, quando bateu a cabeça no banheiro. Ele afirmou que os dias subsequentes ao episódio foram delicados, com médicos alertando para o risco de coma ou até morte.

“Chegaram a dizer que eu poderia morrer por causa disso e, graças a Deus, ontem [sexta-feira (21)] eu fui fazer exame e Lulinha está 100% curado da cabeça, de cabeça nova, limpa. Ontem eu fiz todos os exames que um ser humano tem o direito de fazer”, declarou o presidente, arrancando aplausos do público presente.

Críticas à elite e defesa das políticas sociais

Em seu discurso, Lula criticou a elite brasileira, que, segundo ele, não aceita o PT por causa dos investimentos em políticas públicas e programas de inclusão social. O presidente afirmou que, sem as iniciativas petistas, esses recursos beneficiariam apenas as camadas mais privilegiadas da população.

“Se não fossem as nossas políticas de inclusão social e eles (elite) estivessem governando esse país, esse dinheiro iria para as mãos dos mesmos que sempre governaram. Quero dizer, em alto e bom som, que vamos cuidar dos mais pobres, do povo trabalhador, dos empreendedores, dos pequenos, de quem precisa do Estado. É para isso que o PT veio, para isso que nasceu”, reforçou Lula.

O presidente também elogiou a atuação da presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, e agradeceu o apoio de sua esposa, Janja da Silva, em um momento de tom mais pessoal. “Graças a Deus, tenho uma mulher com quem converso sobre política”, disse.

Gleisi Hoffmann celebra denúncia contra Bolsonaro

Durante o evento, Gleisi Hoffmann classificou como “um presente para a democracia” a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A denúncia envolve acusações de tentativa de golpe de Estado e abrange Bolsonaro e mais 33 pessoas.

“Jamais esqueceremos a dor de centenas de milhares de famílias que sofreram o luto na pandemia pela mão criminosa daquele que sonegou a vacina, zombou da ciência, dos mortos e da solidariedade humana. Esse ser agora está denunciado e, nos 45 anos do PT, é um presente para a democracia essa denúncia contra o Bolsonaro”, declarou a presidente do PT.

Ela também mencionou os desafios econômicos enfrentados pelo país e garantiu que Lula está comprometido em resolver questões como o alto custo de alimentos, combustíveis e energia elétrica. “Temos que combater os abusos no preço da gasolina, gás e energia, além de ter determinação e urgência na reforma do Imposto de Renda”, afirmou Gleisi.

Lula elogia atuação do STF e critica pedidos de anistia

Outro ponto destacado por Lula em seu discurso foi o reconhecimento ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, pelo trabalho nas denúncias contra Bolsonaro e os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

“Nós precisamos dar os parabéns ao Alexandre de Moraes e ao procurador-geral da República pela denúncia contra os golpistas. E eles agora estão pedindo anistia. Nem foram condenados e já querem ser anistiados. Eles deveriam estar pedindo é inocência, não anistia”, criticou Lula, em tom firme.

O presidente também ressaltou que os responsáveis pelos atos antidemocráticos devem ser julgados e, caso condenados, punidos conforme a lei. “Se tiverem culpa, vão ser condenados. E, aí sim, eles vão ter que amargar o gosto das coisas que eles fizeram com muita gente inocente”, completou.

Grito de “sem anistia” ecoa no evento

Durante a celebração, o brado “sem anistia!” foi entoado repetidamente pelos militantes, em alusão à resistência contra qualquer possibilidade de perdão aos envolvidos nos crimes relacionados aos ataques de 8 de janeiro. O coro superou até mesmo os jingles históricos do partido, como “Sem medo de ser feliz”.

A ex-presidente Dilma Rousseff também foi lembrada no evento e recebeu homenagens do deputado federal Lindbergh Farias, que encerrou sua fala reforçando a posição contrária à anistia. “Sem anistia”, concluiu o parlamentar, ecoando o sentimento predominante entre os presentes.

Com um discurso combativo e marcado pela defesa da democracia e das políticas sociais, Lula reafirmou a disposição do PT em continuar sua luta pelos direitos dos mais vulneráveis e pela justiça social no Brasil.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Flávio Matos se filia ao PL, rompe com Elinaldo e mira Câmara dos Deputados em 2026 -
Política 16/07/2025 às 09:32

Flávio Matos se filia ao PL, rompe com Elinaldo e mira Câmara dos Deputados em 2026

Anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, por meio das redes sociais


Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia -
Esporte 16/07/2025 às 09:01

Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia

Tricolor atua com time alternativo na Fonte Nova, esbarra na defesa do América de Cali e vê camisa 10 ser expulso no fim


Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo -
Política 16/07/2025 às 08:30

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo

Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização


Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa -
Política 16/07/2025 às 08:00

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa

Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados


Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço -
Saúde 16/07/2025 às 07:30

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço

Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco


Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira -
Cidades 16/07/2025 às 07:00

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira

Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop


Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo -
Coluna Ohh! 15/07/2025 às 23:00

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo

Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988


Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região -
Cultura 15/07/2025 às 22:42

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região

Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'


Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista -
Política 15/07/2025 às 22:21

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista

Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático


Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário -
Coluna Ohh! 15/07/2025 às 22:00

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário

Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça


Vixe