Luiz Caetano pede agilidade à Câmara para revisar orçamento e aprovar PL do transporte público
Prefeito de Camaçari destacou a necessidade de revisar o orçamento aprovado, que limita o remanejamento de verbas a apenas 2%

O prefeito Luiz Caetano (PT) cobrou, nesta terça-feira (18), mais agilidade da Câmara Municipal de Camaçari para a revisão do Orçamento aprovado e a aprovação do Projeto de Lei (PL) que visa resolver a crise do transporte público na cidade.
Revisão orçamentária
Em sua mensagem, Caetano destacou a necessidade de revisar o orçamento aprovado, que limita o remanejamento de verbas a apenas 2%. Segundo ele, esse índice engessa a administração pública e dificulta a execução de políticas públicas em áreas essenciais, como saúde, desenvolvimento social, serviços públicos e infraestrutura. O prefeito pediu que os vereadores deixem de lado as divergências partidárias e priorizem o bem-estar da população.
“Faço aqui um apelo firme e respeitoso a esta Casa Legislativa, para que revisemos o orçamento aprovado, que limita o remanejamento a apenas 2%. Esse índice engessa a administração e dificulta a adoção de políticas públicas em áreas fundamentais, como saúde, desenvolvimento social, serviços públicos e infraestrutura. Peço aos senhores vereadores que coloquemos de lado as diferenças partidárias, em nome de ações eficazes e imediatas, capazes de assegurar dignidade e serviços essenciais a todos os cidadãos de Camaçari”, afirmou Caetano.
Transporte público
Outro ponto importante abordado por Caetano foi a crise no transporte público de Camaçari. O prefeito ressaltou que o contrato emergencial de transporte coletivo, que não foi renovado pela gestão anterior, deixou a cidade sem um serviço de transporte público eficiente. Caetano frisou que a sua gestão está empenhada em restabelecer o transporte público de forma emergencial, enquanto busca soluções a longo prazo, com foco em inovação sustentável.
“No quesito transporte público, encontramos a cidade sem transporte coletivo, pois o contrato emergencial não foi renovado pela gestão anterior. O nosso desafio é reorganizar o serviço, restabelecendo o transporte público de forma emergencial para avançarmos rumo à inovação sustentável que planejamos. A chave para a resolução do transporte público está atualmente tramitando aqui, nesta Casa, e quero aproveitar para pedir a colaboração de todos os vereadores”, enfatizou.
O PL que visa resolver a crise do transporte público já tramita na Câmara Municipal e, segundo Caetano, a aprovação é essencial para garantir que a cidade retome um serviço de transporte coletivo que atenda às necessidades da população.
Desafios iniciais do novo governo e ações já implementadas
Caetano também abordou os desafios encontrados nos primeiros dias de sua administração. Segundo o prefeito, a falta de dados essenciais e até a negativa de entrega de chaves de algumas secretarias prejudicaram a continuidade administrativa e, consequentemente, o atendimento à população. Contudo, ele ressaltou que, apesar das dificuldades, a sua gestão já conseguiu restabelecer vários serviços públicos essenciais.
“Faltaram dados essenciais, e até as chaves de algumas secretarias nos foram negadas. Isso não prejudicou apenas a continuidade administrativa, mas, principalmente, o atendimento à população. Apesar das adversidades, estamos restabelecendo os serviços públicos e colocando-os para funcionar. Essa é a vontade do povo, e é a isso que dedicarei cada dia do meu mandato”, afirmou Caetano.
Prioridades do governo: saúde, educação, emprego e inovação
No discurso, o prefeito também delineou as áreas prioritárias para o seu governo. Ele destacou que a saúde, a educação, a geração de emprego e renda, a cultura, o esporte, a segurança pública e o desenvolvimento econômico serão os focos principais da sua administração. Caetano reafirmou seu compromisso de governar de forma conectada com a população e sem se prender a bandeiras partidárias.
“É essa a Camaçari que eu acredito: uma cidade que todos tenham voz, vez e oportunidade. Para isso, precisamos de paz, união e foco no que realmente importa. Não perderemos tempo com brigas políticas. Camaçari precisa de respostas urgentes. Minhas portas estarão sempre abertas ao debate responsável, pois governar é também ouvir, corrigir rumos e construir consensos em prol da coletividade. Nosso governo tem um rumo claro: cuidar da saúde, da educação e do social. Sem esquecer da busca pela inovação e soluções criativas, com olhar sempre atento para a tecnologia”, concluiu Caetano.
Luiz Caetano aponta rombo de R$ 1,4 bilhão e interrupção de serviços públicos em Camaçari
Luiz Caetano revelou em entrevista ao Portal M! no último dia 31 de janeiro, que a gestão do ex-prefeito Elinaldo Araújo (União Brasil) deixou uma dívida de R$ 1,4 bilhão nos cofres municipais. Segundo Caetano, além da grande dívida, várias obras iniciadas durante a campanha eleitoral não foram concluídas, o que exigiu um processo de auditoria para tentar entender os impactos e recursos que não foram devidamente aplicados.
“Encontramos diversas obras inacabadas e serviços públicos que não estavam funcionando. Estamos fazendo auditoria nessas obras para tentar reverter esse quadro e entregar o que foi prometido à população”, afirmou o prefeito.
Ele destacou que o processo de auditoria exige tempo, mas acredita que a transparência será restabelecida à medida que as investigações avançam. Enquanto isso, Caetano pediu paciência à população e ressaltou que o trabalho para retomar as condições mínimas de funcionamento da cidade segue em ritmo intenso.
Desafio da recuperação dos serviços públicos e foco na saúde
Ao detalhar o cenário de caos encontrado na cidade, Caetano relatou que vários serviços públicos estavam desativados, como postos médicos e unidades de saúde. O transporte público também foi afetado e a limpeza urbana estava comprometida. Para reverter essa situação, o prefeito destacou que a saúde foi a prioridade inicial de sua gestão.
“Focamos na saúde, abrimos a UPA da Nova Aliança e colocamos os postos médicos para funcionar novamente”, afirmou Caetano, destacando também a disponibilização de medicamentos e ambulâncias.
Além disso, o prefeito mencionou a importância das cirurgias eletivas que já foram iniciadas, com o objetivo de resolver pendências no setor de saúde. Caetano reforçou que, apesar das dificuldades iniciais, sua administração está trabalhando de forma intensa para recuperar os serviços públicos e atender às necessidades urgentes da população.
Mais Lidas
Política
Moraes e Dino votam para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio