Lira defende reforma de ONU, FMI e Banco Mundial na Cúpula dos Parlamentos do G20
Evento reuniu líderes parlamentares de várias nações
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou o encerramento da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), realizada entre os dias 6 e 8 de novembro no Congresso Nacional. Lira destacou, em seu discurso final, a crescente importância do diálogo global diante da instabilidade geopolítica atual. Segundo ele, “o diálogo entre as nações é um meio fundamental para atingirmos esse objetivo”, enfatizando que não há justiça quando “a pobreza e a desigualdade estão presentes na vida de bilhões de seres humanos”.
Lira também defendeu o “desenvolvimento sustentável”, mencionando medidas recentemente aprovadas na Câmara que tratam do tema. O presidente ressaltou que é urgente garantir justiça social e econômica, alertando para as consequências da desigualdade e da fome no mundo. O evento, que reuniu líderes parlamentares de várias nações, refletiu sobre questões cruciais para a construção de um futuro mais equilibrado e justo.
Em meio aos debates, a Cúpula de Parlamentos do G20 antecedeu a reunião do G20, programada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. A cúpula parlamentar serviu como preparatório para a reunião dos chefes de Estado dos países membros do grupo, que abordará temas globais de grande relevância, incluindo a governança econômica e os desafios ambientais.
Durante a sessão de trabalho do P20, Lira fez uma defesa firme pela reforma das instituições internacionais. Ele mencionou a necessidade de uma mudança no funcionamento da ONU, especialmente em seu Conselho de Segurança, para garantir uma governança mais justa e capaz de sustentar a paz mundial. “A reforma da ONU, e em particular a do seu Conselho de Segurança, mostra-se crucial para a sustentação da paz e segurança internacionais”, afirmou o presidente da Câmara.
Lira também abordou a reforma do sistema financeiro global, defendendo a revisão do funcionamento do FMI e do Banco Mundial. O presidente sugeriu que essas instituições devem melhorar seus processos decisórios para promover a redução das desigualdades e auxiliar na transição para um futuro sustentável. “Devem aprimorar seu processo decisório e se engajar no enfrentamento às desigualdades e na transição rumo à sustentabilidade”, completou.
A cúpula do P20, que teve como tema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, contou com a participação de representantes de diversos países membros do G20, incluindo África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, França e Rússia, entre outros. Durante o evento, foi entregue a Carta de Alagoas, que aborda recomendações para promover a igualdade de gênero, elaborada por parlamentares de 26 países.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Últimas Notícias
Presidente da Coreia do Sul decreta lei marcial, censura imprensa e mobiliza militares; parlamento suspende medida
Yoon afirmou que medida busca proteger o país de supostas ameaças internas e externas
Ao lado de ‘caravana baiana’, Lula recebe CEO da BYD, conhece motor híbrido e faz projeções para fábrica em Camaçari
Tecnologia do motor mistura etanol, eletricidade e combustível sustentável
Gil do Vigor e Beatriz Reis são confirmados como apresentadores do BBB25; saiba mais novidades
Gil comandará o Bate-Papo com o eliminado, enquanto a Bia do Brás comandará programas especiais no Multishow
Bruno Reis quer parceria com Jerônimo para trocar frota de ônibus por veículos elétricos
Prefeito de Salvador disse que governador até sugeriu reunião em Brasília para alinhar conjunto de projetos
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Unidade foi projetada para atender até 5 mil famílias por ano, oferecendo serviços sociais a moradores em situação de vulnerabilidade em 12 bairros
Prefeitura de Salvador também confirma Belo e Lincoln para Festival da Virada no dia 31
Como já adiantado pelo Portal M!, grade do último dia do ano também contará com Léo Santana, Jorge e Matheus, Luan Santana e Mari Fernandez
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Prefeito também fez avaliação do seu governo e comentou expectativas para próximos 4 anos, além de pedido de mudanças no orçamento à CMS
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Prefeito ainda falou sobre presidência da AL-BA e voltou a defender permanência de Elmar Nascimento no União Brasil
Senado deve votar projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho nesta quarta-feira
Além disso, senadores vão discutir impacto das bets na população, como endividamento e uso irregular para lavagem de dinheiro
Disney anuncia fim de canais por assinatura no Brasil; saiba motivo
Canais ESPN, focados em esportes, continuarão no ar, transmitindo eventos como Copa, Libertadores, NBA e NFL