Líderes do STF, Câmara e Senado devem acompanhar Lula no enterro do papa Francisco
Comitiva tem previsão de embarque para quinta-feira (24), por volta das 22h, com retorno ao Brasil programado para sábado, após cerimônia no Vaticano

Os chefes dos Três Poderes foram convidados a acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no funeral do Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21). A informação foi divulgada, nesta terça-feira (22), pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Com isso, os líderes do Supremo Tribunal Federal (STF), da Câmara dos Deputados e do Senado farão parte da comitiva presidencial.
Comitiva deve embarcar para o Vaticano na quinta-feira
A comitiva que viajará com Lula será composta pelos presidentes do STF, Luís Roberto Barroso, da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O grupo tem previsão de embarque para a noite de quinta-feira (24), por volta das 22h, com retorno ao Brasil programado para o sábado, após a cerimônia no Vaticano.
Devido à participação no funeral, o presidente Lula adiou compromissos previamente agendados em Rondônia e no Pará. As viagens estavam programadas para quinta-feira (24) a Porto Velho e para sexta-feira (25) a Parauapebas. A Secretaria de Comunicação Social informou que ainda não há previsão de quando essas visitas serão remarcadas.
AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa
O Vaticano informou, na tarde desta segunda-feira (21), que o papa Francisco morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido por um colapso de insuficiência cardíaca irreversível. O pontífice faleceu às 7h35 (horário de Roma) em seu apartamento na residência de Santa Marta, onde vivia desde sua eleição, em 2013.
A certidão médica aponta que o papa sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório confirmado por exame de eletrocardiograma. O laudo foi assinado por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano.
O quadro clínico foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2. Francisco já havia sido internado entre fevereiro e março para tratar uma pneumonia nos dois pulmões, com alta concedida no final de março. Ele continuava em tratamento em casa, com cuidados médicos contínuos.
Durante esse período, o papa apresentou dificuldades para discursar em audiências religiosas e chegou a pedir que auxiliares lessem sermões em seu lugar. No dia 14 de fevereiro, foi hospitalizado no Hospital Agostino Gemelli, onde exames apontaram uma infecção polimicrobiana e, posteriormente, a pneumonia bilateral.
Jerônimo e Bruno participam de missa em Salvador
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), participaram nesta segunda-feira (21) da missa em sufrágio da alma do Papa Francisco, realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico da capital baiana.
A cerimônia em homenagem ao pontífice reuniu fiéis, religiosos e lideranças políticas da capital. O ato litúrgico foi presidido pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha, que conviveu de perto com o Papa Francisco e integrou o grupo restrito de nove cardeais (G9) que assessoravam diretamente o pontífice.
O cardeal ainda aparece nas listas internacionais entre os principais nomes cotados para se tornar o novo Papa e é um dos sete brasileiros que participarão do conclave.
O prefeito Bruno Reis esteve na Catedral acompanhado da primeira-dama, Rebeca Cardoso, e destacou o simbolismo da cerimônia, realizada na primeira igreja de Salvador e sede inicial da Igreja Católica no Brasil. Segundo o prefeito, o Papa Francisco “foi um exemplo para todos nós de fé, de humildade e de defesa dos mais pobres”.
“Ele, com seu jeito simples, deixou um legado de luta pela paz e de respeito às diferenças”, disse Reis, que também estava acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT).
O governador Jerônimo Rodrigues compareceu à cerimônia acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso. Durante a missa, ele fez questão de evidenciar o impacto social e espiritual do Papa Francisco para além da Igreja Católica.
“O Santo Padre defendeu temas duros dentro da Igreja Católica, difíceis, como a questão da transição energética, o direito das mulheres, das comunidades LGBTQIA+, mas também defendeu temas internacionais como a paz mundial”.
Lula decreta luto oficial de 7 dias no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, confirmaram que irão a Roma para acompanhar o velório do Papa Francisco, falecido na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos.
Poucas horas após o anúncio da morte do pontífice, o governo brasileiro publicou uma nota de pesar, decretando luto oficial de 7 dias em homenagem à trajetória de Francisco. Segundo o comunicado, o Papa foi uma figura de “simplicidade, coragem e empatia”, reconhecido mundialmente por sua atuação voltada à solidariedade, inclusão e paz.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Verba da Aldir Blanc: FGM quer sugestões da sociedade para investir na cultura de Salvador
Agentes culturais e sociedade podem opinar até 18 de julho sobre aplicação do Ciclo 2 da PNAB por meio de formulário no site da fundação

Comissão deve votar PEC da Segurança nesta quarta-feira após articulação com governo
Exclusividade da União em legislar sobre normas gerais de segurança pública era um dos principais pontos de resistência de governadores

Bolsa Família começa a ser pago em 18 de julho; veja quem recebe e os valores atualizados
Cronograma segue a ordem tradicional, com depósitos escalonados de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social

Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade
Mostra gratuita exibe obras que utilizam barro, sementes e fibras para conectar criação manual e memória coletiva

Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025
Número representa aumento de 35,1% nas contratações em relação a abril, aliado à queda de 10,9% nas demissões

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026
Proposta integra a agenda da equipe econômica para reequilibrar as contas públicas

Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Obra escrita por Carlos Emanuel Melo entrelaça memória institucional com vivências pessoais e ganha reforço visual do artista baiano

Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação
Réus são investigados por planejamento de atentado e ataques contra o sistema democrático

Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa
Apresentadora interrompeu a fala para comentar a conversa dos colegas de equipe