Líderes do STF, Câmara e Senado devem acompanhar Lula no enterro do papa Francisco

Comitiva tem previsão de embarque para quinta-feira (24), por volta das 22h, com retorno ao Brasil programado para sábado, após cerimônia no Vaticano


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 23/04/2025 08:00 • Política
Líderes do STF, Câmara e Senado devem acompanhar Lula no enterro do papa Francisco - Instagram/@vaticannews
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Os chefes dos Três Poderes foram convidados a acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no funeral do Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21). A informação foi divulgada, nesta terça-feira (22), pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Com isso, os líderes do Supremo Tribunal Federal (STF), da Câmara dos Deputados e do Senado farão parte da comitiva presidencial.

Comitiva deve embarcar para o Vaticano na quinta-feira

A comitiva que viajará com Lula será composta pelos presidentes do STF, Luís Roberto Barroso, da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O grupo tem previsão de embarque para a noite de quinta-feira (24), por volta das 22h, com retorno ao Brasil programado para o sábado, após a cerimônia no Vaticano.

Devido à participação no funeral, o presidente Lula adiou compromissos previamente agendados em Rondônia e no Pará. As viagens estavam programadas para quinta-feira (24) a Porto Velho e para sexta-feira (25) a Parauapebas. A Secretaria de Comunicação Social informou que ainda não há previsão de quando essas visitas serão remarcadas.

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa

O Vaticano informou, na tarde desta segunda-feira (21), que o papa Francisco morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido por um colapso de insuficiência cardíaca irreversível. O pontífice faleceu às 7h35 (horário de Roma) em seu apartamento na residência de Santa Marta, onde vivia desde sua eleição, em 2013.

A certidão médica aponta que o papa sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório confirmado por exame de eletrocardiograma. O laudo foi assinado por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano.

O quadro clínico foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2. Francisco já havia sido internado entre fevereiro e março para tratar uma pneumonia nos dois pulmões, com alta concedida no final de março. Ele continuava em tratamento em casa, com cuidados médicos contínuos.

Durante esse período, o papa apresentou dificuldades para discursar em audiências religiosas e chegou a pedir que auxiliares lessem sermões em seu lugar. No dia 14 de fevereiro, foi hospitalizado no Hospital Agostino Gemelli, onde exames apontaram uma infecção polimicrobiana e, posteriormente, a pneumonia bilateral.

Jerônimo e Bruno participam de missa em Salvador

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), participaram nesta segunda-feira (21) da missa em sufrágio da alma do Papa Francisco, realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico da capital baiana.

A cerimônia em homenagem ao pontífice reuniu fiéis, religiosos e lideranças políticas da capital. O ato litúrgico foi presidido pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha, que conviveu de perto com o Papa Francisco e integrou o grupo restrito de nove cardeais (G9) que assessoravam diretamente o pontífice.

O cardeal ainda aparece nas listas internacionais entre os principais nomes cotados para se tornar o novo Papa e é um dos sete brasileiros que participarão do conclave.

O prefeito Bruno Reis esteve na Catedral acompanhado da primeira-dama, Rebeca Cardoso, e destacou o simbolismo da cerimônia, realizada na primeira igreja de Salvador e sede inicial da Igreja Católica no Brasil. Segundo o prefeito, o Papa Francisco “foi um exemplo para todos nós de fé, de humildade e de defesa dos mais pobres”.

Ele, com seu jeito simples, deixou um legado de luta pela paz e de respeito às diferenças”, disse Reis, que também estava acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT).

O governador Jerônimo Rodrigues compareceu à cerimônia acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso. Durante a missa, ele fez questão de evidenciar o impacto social e espiritual do Papa Francisco para além da Igreja Católica.

O Santo Padre defendeu temas duros dentro da Igreja Católica, difíceis, como a questão da transição energética, o direito das mulheres, das comunidades LGBTQIA+, mas também defendeu temas internacionais como a paz mundial”.

Lula decreta luto oficial de 7 dias no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, confirmaram que irão a Roma para acompanhar o velório do Papa Francisco, falecido na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos.

Poucas horas após o anúncio da morte do pontífice, o governo brasileiro publicou uma nota de pesar, decretando luto oficial de 7 dias em homenagem à trajetória de Francisco. Segundo o comunicado, o Papa foi uma figura de “simplicidade, coragem e empatia”, reconhecido mundialmente por sua atuação voltada à solidariedade, inclusão e paz.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Leandro de Jesus afirma ter recebido ameaças após aderir à caminhada liderada por Nikolas Ferreira -
Política 21/01/2026 às 17:32

Leandro de Jesus afirma ter recebido ameaças após aderir à caminhada liderada por Nikolas Ferreira

Único parlamentar baiano no ato, deputado estadual aciona equipe jurídica após receber mensagens de ódio


Caetano e Wagner vistoriam obras da primeira Policlínica do Brasil construída pelo Novo PAC; investimento é de R$ 24,4 mi -
Saúde 21/01/2026 às 16:59

Caetano e Wagner vistoriam obras da primeira Policlínica do Brasil construída pelo Novo PAC; investimento é de R$ 24,4 mi

Policlínica Regional de Camaçari está em fase avançada e deve ampliar o acesso a serviços especializados de saúde


Sucessão de Alan Sanches: União Brasil articula candidatura de Duda Sanches à Câmara dos Deputados -
Política 21/01/2026 às 16:32

Sucessão de Alan Sanches: União Brasil articula candidatura de Duda Sanches à Câmara dos Deputados

Expectativa é que o empresário Ditinho seja mantido na disputa por uma vaga na AL-BA


Brasil vence Uruguai, mantém invencibilidade e se consolida no Sul-Centro Americano de Handebol -
Esporte 21/01/2026 às 15:58

Brasil vence Uruguai, mantém invencibilidade e se consolida no Sul-Centro Americano de Handebol

Seleção masculina soma duas vitórias em menos de 24 horas e segue firme na briga por vaga no Mundial de 2027


Lula vence todos os cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro diminuir, aponta AtlasIntel -
Política 21/01/2026 às 15:33

Lula vence todos os cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro diminuir, aponta AtlasIntel

No confronto direto entre Lula e Flávio Bolsonaro, o presidente aparece com 49,2% das intenções de voto, enquanto o senador registra 44,9%


Toffoli determina uso de salas do STF para depoimentos do caso Banco Master -
Política 21/01/2026 às 15:02

Toffoli determina uso de salas do STF para depoimentos do caso Banco Master

Ministro do Supremo centraliza oitivas da Polícia Federal na próxima semana e altera cronograma da investigação financeira


Após ataque a terreiro em Salvador, Daniel Almeida, criador da lei nacional, alerta para avanço da intolerância religiosa na Bahia -
Política 21/01/2026 às 14:42

Após ataque a terreiro em Salvador, Daniel Almeida, criador da lei nacional, alerta para avanço da intolerância religiosa na Bahia

Deputado federal baiano cita aumento de denúncias, relembra origem da legislação e cobra ações permanentes de enfrentamento


Formiga, nascida em Salvador, assume diretoria no Ministério do Esporte e lidera políticas para o futebol feminino -
Esporte 21/01/2026 às 14:08

Formiga, nascida em Salvador, assume diretoria no Ministério do Esporte e lidera políticas para o futebol feminino

Ícone da seleção brasileira passa a atuar na formulação de ações estratégicas em momento decisivo para modalidade no país


Trump confirma convite a Lula para conselho internacional que pretende supervisionar reconstrução de Gaza -
Internacional 21/01/2026 às 13:40

Trump confirma convite a Lula para conselho internacional que pretende supervisionar reconstrução de Gaza

Iniciativa liderada pelos Estados Unidos prevê supervisão política do pós-guerra e ainda aguarda posicionamento oficial do governo brasileiro


Bruno Reis entrega casas reformadas pelo Morar Melhor no São João do Cabrito -
Cidades 21/01/2026 às 13:09

Bruno Reis entrega casas reformadas pelo Morar Melhor no São João do Cabrito

Prefeitura já soma 800 imóveis recuperados no bairro; meta da Seinfra é manter ritmo de 6 mil reformas anuais em toda capital baiana