Lauro de Freitas cumprirá 200 dias letivos pela primeira vez em 12 anos, diz Débora Regis
Prefeita destaca foco na alfabetização e priorização de serviços essenciais

A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), anunciou, nesta quarta-feira (19), que a rede municipal de ensino cumprirá integralmente os 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Além disso, ela enfatizou que a gestão terá um olhar especial para a alfabetização, considerando que há crianças de até 9 anos que ainda não sabem ler e escrever.
Compromisso com calendário escolar e qualidade na educação
Em entrevista à rádio Sociedade, Débora Regis destacou o compromisso da gestão em garantir o cumprimento do calendário letivo e melhorar a qualidade da educação no município.
“A gente conseguiu iniciar as aulas agora dia 17, e vamos cumprir os 200 dias de ano letivo, coisa que não acontece na cidade há 12 anos. Na semana passada a gente não conseguiu (iniciar as aulas), porque muitas escolas não têm condição de começarmos as atividades. Nós vamos precisar ter aulas dia de sábado, se necessário for, ficar até a noite. Mas vamos cumprir os 200 dias letivos. E vamos dar uma condição de qualidade de educação na nossa cidade, porque hoje tem crianças com 9 anos de idade que não sabem ler e escrever”, afirmou a prefeita.
O déficit na alfabetização infantil tem sido um dos principais desafios da rede pública, e a nova administração pretende reverter esse cenário com investimentos e estratégias pedagógicas direcionadas.
Corte no Carnaval para priorizar serviços essenciais
Outro ponto abordado pela prefeita foi a decisão de não realizar o Carnaval de Lauro de Freitas neste ano. A medida, anunciada na última segunda-feira (17), foi tomada para direcionar recursos para áreas essenciais, como saúde e educação.
“O município não tem condição financeira, a gente precisa priorizar a saúde, educação, os serviços básicos que de fato a população vem suplicando. Nesse momento não tem condição nenhuma de fazer o Carnaval. A gente precisa priorizar os insumos para as unidades de saúde, o início das aulas. A prioridade são os serviços essenciais”, justificou Débora Regis.
A decisão gerou debates na cidade, mas a gestora reforçou que, neste momento, a administração precisa concentrar esforços na recuperação da infraestrutura e na reestruturação dos serviços públicos.
Programa Buraco Zero: recuperação das vias urbanas
Entre as ações emergenciais da nova gestão, a prefeita destacou a operação “Buraco Zero”, um programa que visa resolver um dos maiores problemas da cidade: a má conservação das vias públicas.
“Já começamos nosso programa Buraco Zero. Todo dia fazemos uma quantidade grande de tapa-buraco. A gente vai rodar também a licitação referente ao recapeamento asfáltico de vários pontos da cidade para a gente economizar. Já estamos fazendo em vários pontos e, graças a Deus, a população tem notado. Daqui para a frente, vamos tirar essa marca que deixaram de ‘Buraco de Freitas”, disse Débora.
A recuperação da malha viária é uma das principais demandas da população, e a gestão pretende acelerar os serviços para reduzir os transtornos causados pelos buracos nas ruas.
Desafios financeiros e atrasos salariais
Débora Regis também comentou sobre as dificuldades financeiras herdadas da administração anterior, incluindo atrasos no pagamento dos servidores. Segundo ela, a equipe tem se esforçado para regularizar a situação o mais rápido possível.
“Vemos alguns servidores, agentes políticos, vereadores e vereadoras questionando salários atrasados de outubro e novembro. Porque não fizeram essa mesma manifestação antes? Não temos como resolver os problemas de 20 anos de atraso em 40 dias. É isso que venho falando à população. Eu peço que as pessoas tenham paciência, o que não me falta é coragem, vontade, eu estou pegando os problemas e indo para cima para resolver. E vou resolver os problemas de Lauro de Freitas”, afirmou.
A prefeita reforçou seu compromisso com a transparência e a responsabilidade fiscal, garantindo que a administração está focada em colocar a cidade nos trilhos e atender às necessidades da população.
Carnaval de Lauro de Freitas é cancelado para priorizar equilíbrio fiscal
A Prefeitura de Lauro de Freitas anunciou o cancelamento do Carnaval 2025 devido à grave crise financeira herdada da gestão anterior. A decisão foi comunicada pela prefeita Débora Régis, que destacou a necessidade de priorizar a recuperação econômica do município e garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais. O estado de emergência e calamidade financeira foi decretado em janeiro, evidenciando a insuficiência de recursos para cobrir despesas básicas, como folha salarial e compromissos fiscais.
Além do alto custo envolvido na realização da festa, que inclui gastos com segurança, limpeza urbana, saúde e infraestrutura, a prefeitura ressaltou que a medida visa equilibrar as contas e reorganizar a administração municipal. No entanto, eventos privados poderão acontecer mediante autorização prévia das secretarias responsáveis. O atendimento para os pedidos está sendo realizado na Secretaria de Planejamento e na Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude e Lazer, garantindo que a cidade mantenha sua organização durante o período festivo.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados

Wagner aponta falha na comunicação, reconhece desgaste do governo Lula, mas aposta na recuperação até 2026
Senador defende articulação com Estados para resolver crise na segurança

Escalada de violência em disputa por terra leva Força Nacional ao Extremo-sul da Bahia
Decisão atende recomendação do governo federal após episódios de violência e pressões por demarcações territoriais

Resumo BBB 25 de quarta-feira (16/4): Clima de despedida marca festa do Top 5 antes da eliminação no BBB 25
Jantar exclusivo, homenagens e desabafo de emparedados movimentaram madrugada na casa mais vigiada do país

Maria Milza tem processo de beatificação aprovado pelo Vaticano e pode se tornar segunda santa baiana
Fase diocesana será iniciada no dia 15 de agosto, data em que se completam 102 anos do nascimento da agricultora baiana

ProPatinhas: novo plano do governo quer acabar com abandono de pets no Brasil
RG animal, castração e rastreamento: conheça pacote federal para proteger cães e gatos que será lançado pelo presidente Lula

Salvador ganha 11 novos ônibus com ar-condicionado e reforça frota do BRT e do transporte convencional
Oito novos veículos serão integrados ao BRT Salvador, enquanto três atenderão à linha convencional

Semana Santa em Salvador: veja programação completa das celebrações presididas por Dom Sergio da Rocha
Programação da Arquidiocese vai do Tríduo Pascal ao Domingo da Páscoa com celebrações solenes no Centro Histórico