Justiça dá 20 dias para União explicar gastos com viagens internacionais de Janja
Na decisão, juiz negou pedido de liminar que buscava impedir pagamento das despesas com os deslocamentos internacionais da primeira-dama

A Justiça Federal determinou que a União tem 20 dias para se manifestar sobre os gastos da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, com deslocamentos internacionais. A própria Janja também foi notificada e deverá apresentar sua defesa no processo judicial.
Decisão judicial envolve viagens e uso de recursos públicos
O juiz Leonardo Tavares Saraiva, da 9.ª Vara Federal Cível de Brasília, afirmou no despacho, publicado no último domingo (18), que ainda não é possível avaliar a veracidade das alegações sem ouvir os envolvidos. “Enquanto não formalizado o contraditório, não é possível a este Juízo aferir com profundidade a verossimilhança do direito alegado”, escreveu o magistrado ao determinar a citação da União.
O governo foi procurado pelo Estadão, mas não respondeu até a publicação da reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.
Ação popular questiona viagens da primeira-dama
A ação popular que motivou a decisão judicial foi movida pelo vereador Guilherme Kilter (Novo), de Curitiba, e pelo advogado Jeffrey Chiquini. Os autores pedem a suspensão imediata de “quaisquer ordens de pagamento, reembolsos, diárias, passagens ou autorizações de despesas” referentes às viagens realizadas pela primeira-dama.
Juiz nega pedido de suspensão dos pagamentos
Na mesma decisão, o juiz negou o pedido de liminar que buscava impedir o pagamento das despesas com os deslocamentos internacionais de Janja. Segundo ele, não há, no momento, elementos suficientes para comprovar irregularidades nas ações administrativas.
“Reputo ausentes os elementos suficientes a incutir-me segura convicção quanto à probabilidade do direito tutelado e ao perigo de dano invocado. Isto porque, a lesividade ao patrimônio público, advinda dos referidos decretos, não restou prontamente demonstrada”, escreveu.
Janja enfrenta críticas após fala sobre Tiktok na China
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirmou, nesta segunda-feira (19), que não deixará de se manifestar sobre a necessidade de regulação das redes sociais, mesmo diante de protocolos diplomáticos. A declaração ocorre após críticas recebidas por sua participação em um jantar com o presidente da China, Xi Jinping, durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país asiático.
“Em nenhum momento eu calarei minha voz para falar sobre isso. E em nenhuma oportunidade”, declarou Janja durante a abertura da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
“Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja, do maior ao menor grau, do mais alto nível à qualquer cidadão comum”.
Encontro com Xi Jinping e polêmica envolvendo TikTok
A polêmica teve início após relatos de que Janja mencionou o TikTok — rede social controlada por uma empresa chinesa — durante o jantar com Xi Jinping. Segundo membros da comitiva ouvidos pelo G1, a fala teria causado desconforto entre os anfitriões chineses. A primeira-dama teria destacado que mulheres e crianças são vítimas frequentes de violência nas plataformas digitais, e por isso seria urgente discutir uma regulamentação.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi um dos que atacaram Janja.
“A Janja dá declarações que sugerem censura. É só vexame atrás de vexame”, criticou em entrevista ao portal UOL.
A fala veio acompanhada de críticas ao alinhamento diplomático com a China. “O Brasil é um país grande, com uma economia relevante, e deve manter alinhamento com os Estados Unidos”, disse Bolsonaro.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos

Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe
Ex-assessor de Jair Bolsonaro é réu na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022

Projeto de Arthur Lira eleva faixa de isenção do IRPF e pode beneficiar milhões de brasileiros
Nova proposta aprovada na Câmara representa passo importante para correção da tabela e redução de desigualdades