Justiça condena Nikolas Ferreira por danos morais após fala contra pessoas trans na Câmara
Na sentença, magistrada afirmou que manifestação do deputado não está amparada pela liberdade de expressão

A Justiça do Distrito Federal determinou, nesta terça-feira (29), que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) pague R$ 200 mil por danos morais, após declarações feitas no plenário da Câmara dos Deputados durante o Dia Internacional da Mulher, em 2023. A decisão foi emitida pela juíza Priscila Faria da Silva, da 12ª Vara Cível de Brasília. As informações são da Agência Brasil.
Ação foi movida por entidades LGBTQIA+
A condenação tem origem em uma ação judicial protocolada por entidades representativas da população LGBTQIA+, que alegaram que o parlamentar promoveu discurso de ódio ao utilizar uma peruca amarela e afirmar que “se sentia uma mulher” e que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.
Juíza não reconheceu discurso como liberdade de expressão
Na sentença, a magistrada afirmou que a manifestação do deputado não está amparada pela liberdade de expressão. Segundo a juíza, o conteúdo do discurso ultrapassa os limites constitucionais do direito à manifestação do pensamento.
“A conclusão a que se chega é a de que os dizeres proferidos pelo réu no púlpito da tribuna da Câmara dos Deputados na data de 8/3/2023 desbordam dos limites do direito à livre manifestação do pensamento e constituem verdadeiro discurso de ódio, na medida em que descredibilizam a identidade de gênero assumida pela população transexual e insuflam a sociedade a fazer o mesmo”, disse a magistrada.
A decisão foi proferida na esfera cível e ainda cabe recurso.
Ministro André Mendonça arquivou denúncia na esfera criminal
Em 2023, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça arquivou as notícias-crime apresentadas contra Nikolas Ferreira com base nas mesmas falas. Na ocasião, o ministro considerou que a declaração do deputado estava protegida pela imunidade parlamentar, prevista na Constituição Federal, que resguarda congressistas por opiniões, palavras e votos.
Mendonça também destacou que a avaliação sobre eventual quebra de decoro parlamentar compete à Câmara dos Deputados.
Defesa de Nikolas Ferreira argumenta com imunidade e liberdade de expressão
Durante o andamento do processo, a defesa do deputado reiterou que as declarações se enquadram no direito à imunidade parlamentar. Segundo os advogados, o pronunciamento foi feito no exercício do mandato e está dentro dos limites constitucionais da liberdade de expressão.
O parlamentar não se manifestou diretamente sobre a decisão até a última atualização desta matéria. A equipe jurídica de Nikolas Ferreira ainda pode apresentar recurso contra a condenação.
Valdemar diz que Nikolas precisa de mais experiência antes de disputar governo de Minas
O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ainda não tem a experiência necessária para concorrer ao cargo de governador de Minas Gerais nas eleições de 2026. A declaração foi feita em entrevista à CNN Brasil, divulgada nesta segunda-feira (28).
Questionado sobre a possibilidade de o parlamentar ser o nome do PL na disputa estadual, Valdemar respondeu:
“É importante ele ter mais experiências para chegar ao Poder Executivo”.
Nikolas completará 30 anos em 2026, idade mínima exigida pela Constituição Federal para disputar cargos no Executivo estadual. Apesar disso, o parlamentar aparece entre os favoritos nas projeções para o próximo pleito.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Catia Fonseca deixa Band e já tem data de estreia na Globo; saiba quando
Apresentadora entra na emissora com participação no Dança dos Famosos e deve ganhar programa original nas manhãs da TV aberta

Arthur Maia critica taxação de Trump e diz que medida fere princípios de independência: ‘afronta à soberania do Brasil’
Deputado federal critica medida dos EUA e diz que Brasil não deve se submeter à pressões externas

Campanhas com inteligência artificial do PT passam despercebidas por 83% dos brasileiros, revela pesquisa
Peças começaram com mensagens que destacavam a divisão entre ricos e pobres, e pediam a taxação dos super-ricos

Aladilce questiona contrato da FGV na revisão do PDDU de Salvador e cobra cronograma com participação popular
Vereadora cobra documentos e plano participativo da Sedur sobre revisão do planejamento urbano de Salvador

Bahia dá início à temporada de avistamento de baleias-jubarte com foco no turismo sustentável
Temporada coincide com a migração das jubartes da Antártida para o Atlântico Sul

Fause Haten lança livro e reestreia peça ‘Eu Sou Um Monstro’ em Salvador nesta sexta; obra provocadora mistura arte, dor e performance
Peça convida público a acompanhar a transformação de um artista idolatrado em algo monstruoso, provocando reações de encantamento e desconforto

Moraes mantém parte do decreto de Lula sobre IOF, mas derruba taxação do risco sacado
Medida do governo foi parcialmente validada por Moraes, que considerou inconstitucional tributar operação usada por varejistas

Aposentados do INSS têm até novembro para pedir devolução de descontos indevidos
Ministério da Previdência Social informou que os pagamentos dos valores descontados começarão a ser feitos a partir de 24 de julho

Após perder a filha, Lexa doa enxoval personalizado e encontra bebê Sofia que venceu a UTI
Doação foi anunciada nesta quarta-feira (16), poucas horas depois de Lexa ter pedido sugestões de meninas chamadas Sofia que pudessem receber itens personalizados

Professores mantêm greve em Salvador: categoria rejeita acordo e Justiça eleva multa à APLB
Durante assembleia, professores elaboraram uma contraproposta com modificações no texto discutido