Júnior Muniz propõe criação do código de proteção a autistas na Bahia
Projeto estabelece direitos, incentiva inclusão e garante prioridade em serviços para pessoas com TEA no Estado

No retorno das atividades na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Júnior Muniz (PT) apresentou, na segunda-feira (10), um projeto de Lei que propõe a criação do Código de Proteção aos Portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta estabelece medidas para garantir direitos fundamentais, inclusão social e proteção contra discriminação.
Principais diretrizes do projeto
Segundo o Júnior Muniz, o projeto estabelece diretrizes essenciais para assegurar a inclusão e os direitos das pessoas com TEA. Entre os pontos principais, destacam-se:
- Atendimento prioritário: pessoas diagnosticadas com TEA devem ter prioridade em estabelecimentos públicos e privados, conforme a legislação vigente;
- Educação inclusiva: incentiva escolas a adotarem práticas pedagógicas inclusivas e a capacitarem profissionais da educação;
- Mercado de trabalho: propõe incentivos para a contratação de pessoas com TEA por empresas privadas;
- Campanhas de conscientização: estimula iniciativas para ampliar o conhecimento da sociedade sobre a realidade dos autistas e seus desafios.
Segundo o deputado estadual, a proposta não gera custos adicionais ao Estado, respeitando a Constituição baiana, que veda a criação de despesas sem previsão orçamentária. “O projeto se fundamenta na regulamentação de direitos já previstos em normativas federais, além de incentivar a participação da iniciativa privada, do terceiro setor e da sociedade civil na inclusão e acolhimento das pessoas com TEA”, explicou o petista.
Outras iniciativas voltadas ao autismo
Júnior Muniz também é autor de outras propostas que visam beneficiar a comunidade autista na Bahia. Entre elas, está o projeto que cria o “Certificado Colégio Amigo do Autista”, concedido a escolas que promovem a inclusão de alunos com TEA.
Outra iniciativa do petista já aprovada e em vigor é a lei que garante meia-entrada para pessoas com TEA e seus acompanhantes em eventos culturais, artísticos e desportivos. A norma amplia o acesso à cultura e ao lazer, contribuindo para a inclusão social dessa parcela da população.
Além disso, o deputado estadual Vitor Azevedo (PL) também apresentou um projeto de Lei na AL-BA que propõe prioridade para alunos autistas na matrícula da rede estadual de ensino. A proposta, protocolada em 24 de janeiro, estabelece que escolas mais próximas à residência do aluno com TEA devem priorizar sua matrícula.
“O objetivo principal do projeto é assegurar um acesso mais facilitado e equitativo ao ensino, promovendo qualidade de vida para as famílias e respeitando as necessidades específicas dos alunos com TEA. Para crianças com TEA, a manutenção na escola representa um momento crítico, marcado pela necessidade de apoio constante dos responsáveis, que, muitas vezes, são chamados a colaborar com a equipe pedagógica para promover o desenvolvimento integral do aluno”, justificou Azevedo.
O que é TEA?
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição caracterizada por alterações nas funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos uma a cada 100 crianças no mundo está dentro do espectro.
Dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2021, foram realizados cerca de 9,6 milhões de atendimentos ambulatoriais a pessoas com autismo, sendo 4,1 milhões voltados ao público infantil com até 9 anos de idade. “A aprovação deste projeto será um avanço significativo para a proteção e a inclusão das pessoas com TEA na Bahia, reforçando o compromisso do poder público com a dignidade, a cidadania e a igualdade de oportunidades”, concluiu Muniz.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro