Júnior Marabá aponta falta de liderança de ACM Neto e aposta na ‘recondução natural’ de Jerônimo em 2026
Prefeito de Luís Eduardo Magalhães também revelou que há desejo de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026
Equipe M!
O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP), afirmou, nesta quarta-feira (26), em entrevista ao Portal M!, que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), não demonstra intenção de liderar o processo eleitoral de 2026 na Bahia. Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, ele destacou que, apesar de tê-lo apoiado em 2022 e de Neto ter recebido 70% dos votos no município, não há sinais de movimentação política para a próxima disputa.
Diante deste cenário, Marabá disse que aposta na “recondução natural” do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026, apesar das diferenças ideológicas. Segundo ele, as demandas do município “são bem acolhidas pelo Governo do Estado”.
“Eu costumo dizer que tenho uma independência política. Como prefeito, tenho um bom relacionamento com o governador Jerônimo Rodrigues, sempre foi muito agradável“.
Apoio a hospital municipal
Como exemplo da boa relação, o prefeito ressaltou que o apoio do governo estadual foi fundamental para a operação do hospital municipal. “Temos o exemplo do nosso hospital, que hoje está funcionando e eu devo isso à participação do governador. Então, eu vejo que, de forma estadista, nós transitamos muito bem“, disse ao Portal M!.
Eleições 2026
Sobre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), que disputou o Governo do Estado em 2022, Marabá avaliou que não houve continuidade de sua liderança na Bahia.
“Eu estive com ele no processo eleitoral passado, entreguei a urna no nosso município, 70% dos votos naquele momento. Porém, eu vejo que não temos hoje, por parte dele, um andamento de liderança para o processo de 2026“, declarou.
Ele frisou ainda que não contou com apoio efetivo nas eleições em 2024 e avalia como “natural” a recondução de Jerônimo ao cargo de governador em 2026. “Não tivemos uma participação efetiva no interior baiano, nas eleições de 2024. Então, eu vi que não existiu esse respaldo e eu vejo que não existe um respaldo dessa construção para o ano que vem. Visto isso, eu percebo que existe uma recondução natural do governador em relação ao processo de 2026“, pontuou ao Portal M!.
Possível candidatura a deputado federal
Ainda falando sobre as eleições de 2026, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães também revelou que há um desejo de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. “É um desejo do meu coração, sim, mas política não é imposição, política é construção. Então, se eu conseguir vir a me construir para o ano que vem, é um desejo de representar a região“, afirmou.
Segundo ele, há um apelo de lideranças locais e da população para que represente a região no Congresso. “A gente tem 39 deputados federais, dos quais não temos um representando a nossa região. E hoje é um pedido da população, das lideranças políticas, de prefeitos, para que eu venha a estar disputando essa posição. Vamos trabalhar e construir isso“, explicou ao Portal M!.
De acordo com Júnior Marabá, a Bahia enfrenta desafios em termos de representatividade no Congresso Nacional, especialmente para a região Oeste, que tem uma população menor em comparação a outras áreas do Estado. “Quando você avalia o estado do Mato Grosso, por exemplo, ele é um estado produtivo e tem uma bancada do agronegócio muito forte no Congresso. Já a Bahia tem 417 municípios, e a região oeste é a menos populosa. Isso dificulta a presença de representantes no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa“, analisou.
Defesa dos interesses do Oeste e novos desafios
Ele também defendeu a necessidade de um discurso mais forte em defesa dos interesses do Oeste baiano. “Acaba faltando uma narrativa de defesa dos nossos interesses e necessidades lá. Estou nessa busca de construir esse grupo, essa liderança, para conseguirmos participar mais das definições do nosso Estado“.
Por fim, Marabá ressaltou sua trajetória política e afirmou que está pronto novos desafios. “Eu sou jovem, construí isso, me tornei prefeito com 30 anos, hoje estou com 34, no segundo mandato. Acho que temos total condição“, concluiu.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas