José Trindade diz que Rui ‘está capacitado’ para disputar o Senado e nega candidatura a federal em 2026
Na avaliação do presidente da Conder, a trajetória de Rui Costa na gestão pública o credencia para ocupar diferentes posições, inclusive a Presidência da República

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, afirmou nesta terça-feira (11), que o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, está “capacitado” para disputar o Senado Federal, bem como qualquer cargo eletivo que desejar, em função do seu “trabalho” e sua “determinação”. Durante entrevista ao Portal M!, Trindade também negou que será candidato em 2026.
“O trabalho que o hoje ministro Rui Costa fez na Bahia e está fazendo no governo federal capacita-o a ser candidato a qualquer coisa que ele achar. Se ele quiser, se ele entender que é candidato a presidente, e for dada essa oportunidade, ele seria um grande candidato a presidente da República”, declarou Trindade.
Na avaliação do presidente da Conder, a trajetória de Rui Costa na gestão pública o credencia para ocupar diferentes posições no cenário político nacional.
“Se ele entender que qualquer espaço político, pelo trabalho, pela força e pela determinação que ele tem demonstrado ao longo dessa vida pública dele, ele está capacitado para qualquer cargo, ou seja, de senador, de presidente da República ou qualquer outro cargo que ele venha a pleitear”, acrescentou.
Trindade enaltece grupo político
Questionado sobre a possibilidade de composição de uma chapa ‘puro sangue’ para as eleições de 2026, Trindade evitou tratar do tema e destacou que a base governista possui um leque de opções para ocupar os principais cargos.
Como já mostrado pelo Portal M!, líderes do PT, como o senador Jaques Wagner e o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, já externaram o desejo da sigla em contar com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) como candidato à reeleição em 2026, além de ter Rui Costa como candidato ao Senado, e o próprio Wagner à reeleição. Isso seria possível porque 2026 marca o término do mandato de dois senadores do grupo, que desejam disputar a reeleição: Wagner e Angelo Coronel (PSD).
“A vantagem do nosso grupo político é que temos muitos nomes. Nas próximas eleições de 2026, nós temos dois senadores, o governador, o vice, ou seja, quatro lugares para serem preenchidos e seis, sete, oito nomes que podem estar pleiteando esse espaço”, afirmou Trindade.
Ele comparou esse cenário à oposição, que, segundo ele, enfrenta dificuldades para montar uma chapa competitiva. “É diferente até do outro grupo político, que não tem nomes para compor a chapa. Graças a Deus, o trabalho que vem sendo realizado desde a época do atual senador Jaques Wagner, de democracia, de execução, de fazer acontecer e mudar a vida de todos os baianos e baianas, tem levado realmente esse grupo político a crescer cada vez mais”, afirmou.
Trindade também ressaltou o fortalecimento dos partidos aliados ao PT na Bahia, citando o crescimento do PSD do senador Otto Alencar e de outras siglas que integram a base governista.
“Você vê aí o PSD do senador Otto Alencar crescendo, os partidos todos aliados ao projeto político, não do PT, mas dos partidos aliados, só fazem crescer. Então, nós, graças a Deus, dessas quatro vagas que existirão aí em 2026, temos vários grandes nomes que poderão ocupar e fazer a Bahia crescer cada vez mais”, enfatizou.
Trindade nega candidatura em 2026
Por fim, ao ser questionado sobre uma possível candidatura nas próximas eleições, José Trindade disse que seu foco, no momento, está na execução de obras e projetos do governo da Bahia. Por estar à frente de uma pasta estratégica, o nome de José Trindade é constantemente lembrado como uma possibilidade para disputar as eleições, sobretudo em função do trabalho desenvolvido ao lado de prefeito e municípios.
“Trindade é um soldado do governador Jerônimo Rodrigues e estará à disposição do governador Jerônimo Rodrigues para fazer cada vez mais. Hoje nós temos um compromisso com o governador de tocar as obras dos 417 municípios do estado da Bahia, obras grandiosas que transformam a vida das pessoas. Como soldados, nós estaremos na frente da batalha, mas hoje não é pensamento nosso estar no processo eleitoral de 2026”, concluiu.
Confira a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Política
PEC dos Municípios avança com apoio quase unânime da bancada baiana
Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos
Últimas Notícias

PEC dos Municípios avança com apoio quase unânime da bancada baiana

Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos

Flávio Matos se filia ao PL, rompe com Elinaldo e mira Câmara dos Deputados em 2026
Anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, por meio das redes sociais

Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia
Tricolor atua com time alternativo na Fonte Nova, esbarra na defesa do América de Cali e vê camisa 10 ser expulso no fim

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo
Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa
Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço
Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira
Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo
Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região
Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista
Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário
Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça