João Roma nega conversa sobre candidatura única de Coronel em chapa de Neto e defende construção conjunta da oposição
Presidente do PL na Bahia diz que negociações da oposição estão avançadas e projeta rearranjo nacional da direita para 2026
Equipe M!
O presidente do PL na Bahia, João Roma, negou que existam tratativas para que o senador Angelo Coronel (PSD) seja candidato único ao Senado em uma eventual chapa liderada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). O ex-ministro da Cidadania afirmou que qualquer rearranjo político para 2026 precisa ser fruto de diálogo amplo para fortalecer a oposição ao PT no Estado. A declaração foi dada durante a Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (15), em Salvador.
Durante o cortejo da Lavagem do Bonfim, João Roma comentou especulações sobre a reconfiguração da chapa da oposição com a possível entrada de Angelo Coronel, parlamentar que pode ser rifado da chapa “puro sangue” do governador Jerônimo Rodrigues para acomodar o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao lado do senador Jaques Wagner. Questionado sobre a hipótese do senador migrar para a oposição e assumir de forma isolada a vaga ao Senado, o dirigente do PL afirmou não ter conhecimento de qualquer negociação nesse sentido.
“Não soube disso. Obviamente não seria um pedido muito factível. O Coronel tem a caminhada dele, é uma pessoa que avança no campo baiano. Mas é fundamental que a gente busque agregar forças, até porque não acredito em chapas fracionadas, acredito sim no bloco que possa vencer as eleições”, declarou Roma, que é cotado para a vaga do Senado pelo lado da oposição.
Diálogo com ACM Neto e prazo para definição
Após terem sido adversários na eleição de 2022, João Roma e ACM Neto vêm reaproximando agendas e discursos com o objetivo de evitar a pulverização de candidaturas no campo oposicionista. Segundo Roma, as conversas seguem em andamento e respeitam o calendário eleitoral.
“Dizem que quem tem prazo não tem pressa. Nós temos um período até o dia 4 de abril, que é o prazo de desincompatibilização dos cargos. A tendência é que nós [vamos] marchar juntos”, afirmou.
Roma enfatizou que a legenda não tem “fixação por cargo ou espaço”. No entanto, ele é apontado como o nome natural para ocupar a vaga ao Senado na chapa de Neto ou até mesmo indicar a vice. A data de 4 de abril foi fixada por ele como o “momento emblemático” em que o desenho das chapas estará “decantado”.
Fortalecimento da direita
Para João Roma, o Brasil vive um momento de maturação das lideranças de direita e centro-direita. Ele citou uma lista de governadores que, em sua visão, ocupam hoje o vácuo de liderança e mostram a capilaridade desse campo político no país. Entre os nomes mencionados estão os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Ratinho Júnior (PR) e Ronaldo Caiado (GO), além de citar Aldo Rebelo como uma figura de diálogo nesse espectro.
“Você vê movimentações que eu acho que são salutares, vê hoje ainda o nome de Zema, o nome de Aldo Rebelo, que deve lançar a sua candidatura, é muito animador, mostra uma visão nacional muito importante, e ele que é nordestino como nós. Então, tudo isso, eu acho que é muito positivo, que mostra não só a rejeição a um projeto que já está exaurido, que é o projeto de Lula, que não oferece propostas à população, assim como você observa também, pessoas buscando as ferramentas para o futuro do Brasil”, pontuou Roma ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.
No entanto, a grande aposta de Roma para enfrentar o PT em nível federal não é um dos governadores, mas o senador Flávio Bolsonaro (PL). João Roma descreveu o filho “zero um” do ex-presidente Jair Bolsonaro como a peça ideal para aglutinar forças devido ao seu temperamento:
“Pelo perfil agregador, discurso leve e articulado, ele vai despontar naturalmente como alternativa e oferecer uma perspectiva melhor para o futuro da nossa nação”, defendeu Roma.
Segundo Roma, a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro é “pra valer” e “consolidada”. “Ficamos muito animados, porque não só ele aumentou nas intenções de voto, mas a partir do momento que a população vai conhecendo o personagem Flávio Bolsonaro, muito habilidoso, de fala serena, de visão ampla, bem articulado, mostrou também que caiu a rejeição dele. Então isso traz uma perspectiva de ter um nome que realmente possa crescer ainda mais e dar um novo sentido para o governo nacional”.
“Aqui na Bahia, nós estaremos caminhando ao lado desta candidatura e vamos fortalecer, juntando aqui os demais personagens, para que possamos oferecer uma proposta de mudança para a população”, completou o dirigente ao Portal M!.
Críticas ao PT e expectativa de mudança
João Roma também voltou a criticar o PT e disse acreditar que a Bahia vive um momento propício para mudança política após mais de duas décadas sob a mesma orientação.
“O cidadão baiano percebe que, em 20 anos de PT, foram feitas muitas propagandas, mas, infelizmente, não entrega o que promete. O PT tem aumentado impostos e manipulado, especialmente, os mais pobres”, ressaltou ao Portal M!.
Segundo Roma, a oposição trabalha de forma articulada para apresentar à população uma alternativa consistente, tanto na Bahia quanto no plano nacional, sem rupturas internas e com foco na construção de um projeto unificado para 2026.
Brasília em efervescência
Roma também analisou o ambiente político na capital federal. Para ele, os meses de março e abril serão de “grande efervescência”, com o encerramento da janela partidária e as definições de nomes que disputarão o Congresso e o Planalto.
O ex-ministro acredita que o eleitorado está em busca de uma proposta que melhore o futuro da Bahia. Segundo o dirigente, a união entre o PL (maior partido em tempo de TV e fundo partidário) e o União Brasil (com a liderança de ACM Neto) criaria uma estrutura difícil de ser batida pela máquina estadual petista.
Pontos-chave da estratégia de João Roma para 2026:
- Unificação da Direita: evitar candidaturas isoladas que facilitem a vida do PT na Bahia.
- Aposta Nacional: sustentar a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro para manter a base bolsonarista mobilizada.
- Pragmatismo: utilizar o prazo de abril para negociar as melhores condições de visibilidade e estrutura para o PL dentro da coligação com o União Brasil.
Confira:
Mais Lidas
Política
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Últimas Notícias
João Santana analisa efeito Caiado: PSD forma chapa puro-sangue e fortalece superministério de segurança
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital