Jerônimo sobe tom ao rebater Neto e ironiza caso envolvendo correligionário na Overclean
Governador ainda criticou falta de posicionamento do ex-prefeito de Salvador sobre operação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), elevou o tom ao responder críticas do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Durante o 8º Encontro de Prefeitos da Bahia, realizado nesta quarta-feira (29) em Salvador, o petista ironizou a ausência do adversário na política baiana e insinuou que Neto estaria ocupado com escândalos envolvendo um correligionário.
“Vamos fazer uma pesquisa, manda ele fazer uma pesquisa para a gente poder ver os trabalhos meus. Olha aqui, a quantidade de prefeitos que temos hoje, a UPB [União dos Municípios da Bahia] fazendo um dos maiores eventos. Isso significa que nós estamos mostrando, nós, não sou eu, maturidade na política da Bahia, democracia”, declarou Jerônimo ao Portal M!, ressaltando a participação de gestores municipais no evento.
Jerônimo menciona operação Overclean
Sem citar nomes diretamente, Jerônimo sugeriu que ACM Neto está afastado dos debates políticos no estado devido ao envolvimento de um membro do União Brasil na Operação Overclean, da Polícia Federal. A investigação apura desvios milionários em contratos bancados por emendas parlamentares. O nome citado nas apurações é o do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA).
“Depois das eleições, a gente conversa com os vitoriosos e aqueles que perderam as eleições, a gente não se esconde, a gente não desaparece da pauta daqueles que perderam as eleições. Ele desapareceu, aparece de caju em caju. Eu estou entendendo que ele está cuidando do processo de um militante dele que está respondendo ao processo na Overclean. Eu acho que deve ser isso que ele está desaparecido”, alfinetou o governador.
Operação Overclean
A Operação Overclean foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) após citações a Elmar Nascimento surgirem na investigação. O escândalo envolve suspeitas de desvios em contratos de empresas ligadas a Fabio e Alex Parente, além de José Marcos de Moura, conhecido como “Rei do Lixo”. A Polícia Federal apreendeu R$ 1,5 milhão em um avião que ia de Salvador para Brasília, reforçando as suspeitas de irregularidades.
Jerônimo ainda criticou a falta de posicionamento de ACM Neto sobre o caso e cobrou um posicionamento do União Brasil. “De vez em quando, dão uma folga a ele para poder fazer algum comentário, que já não cola mais. Então, vamos trabalhar. O ano de 2025 é um ano importante porque não tem eleições municipais nem federais. É um ano de trabalho, é um ano de receber os prefeitos. Tem muitos prefeitos aí que estão no segundo mandato, que precisam da mão estendida da União, do Estado. Tem outros prefeitos que estão chegando agora que precisam também da UPB, da FEC [Federação dos Consórcios Públicos da Bahia], da Assembleia. E meu papel de líder, governador do Estado, é unificar e fazer o papel que é a minha responsabilidade”, frisou em entrevista ao Portal M!.
O petista também questionou o comportamento de ACM Neto diante das denúncias e exigiu um pronunciamento. “Ele deve estar cuidando dos processos. Inclusive, eu estou aguardando quando é que ele vai responder. Tem um militante, tem um dirigente do partido dele, que foi preso com documentações. A Bahia também está aguardando qual é o comportamento de honestidade dele, a coragem dele, para ele poder dizer o que está acontecendo com a União Brasil, que até agora não se manifestou de uma postura mais democrática e forte sobre o que está acontecendo com o partido dele”, concluiu Jerônimo.
Declarações acontecem após ACM chamar Jerônimo de pior governador da Bahia
Aa declarações do governador Jerônimo Rodrigues aconteceram um dia após ACM Neto chamar o petista de pior governador da Bahia. Em vídeo divulgado em sua conta oficial no Instagram, o ex-prefeito de Salvador divulgou um vídeo com chamadas jornalísticas apontando piores índices do Estado nas áreas de segurança, saúde, educação e social.
“Muita gente não se dá conta, mas o PT governa o nosso Estado há 19 anos, desde janeiro de 2007. Imaginem que uma geração inteira nunca teve a chance de conhecer um outro governo. A verdade é que eles tiveram todo o tempo do mundo. Mas fracassaram. Foram três governadores, cinco mandatos e quase 20 anos com as mesmas pessoas governando a Bahia. O resultado está aí. Transformaram o Estado em um lugar desigual, inseguro e sem oportunidades. Transformaram o nosso Estado em um lugar onde as pessoas de bem precisam ficar presas dentro de casa, enquanto a bandidagem toca o terror em plena luz do dia”, inicia Neto, que disputou a eleição em 2022 ao Palácio de Ondina e perdeu para a disputa para o petista no segundo turno.
“E quando a gente acha que não há como piorar, surge o pior governador da história da Bahia, Jerônimo Rodrigues. E olha que essa opinião não é só minha. Em duas décadas, Jaques Wagner, Rui Costa e agora Jerônimo fizeram juntos o que parecia impossível: deixaram a Bahia com os piores índices do Brasil em desemprego, educação, segurança e saúde. A ponte Salvador e Itaparica, prometida desde 2013, nunca saiu do papel”, completa o ex-prefeito.
Ainda no vídeo, ACM Neto classifica os governos do PT como “uma verdadeira vergonha”. O dirigente partidário relembra pesquisas que apontam que a Bahia “é o primeiro lugar em número de homicídios” e “de facções criminosas, e tem sete das dez cidades mais violentas de todo o Brasil”.
“A Bahia governada pelo PT também é o estado que mais mata mulheres, negros e a população LGBTQIA+. Na saúde não é diferente. A espera pela regulação é um verdadeiro martírio, é um verdadeiro sofrimento. A marca do PT é a fila da morte, que todos os anos tiram a vida de centenas de pessoas que não conseguem atendimento médico. É inaceitável que depois de tantos anos governando o nosso Estado, eles nunca tenham resolvido o problema da regulação, que só piora a cada dia. Na educação, a Bahia é líder em número de pessoas não alfabetizadas e ocupa as últimas posições do Ideb em nosso país”, ressaltou.
E o ex-prefeito não parou por aí. Segundo Neto, “o dia-a-dia das pessoas é bem diferente” da propaganda e do discurso dos governos do PT de que “gosta muito de dizer que cuida de gente”, mas, conforme ele, “é uma grande mentira”. “Temos o maior número de pessoas vivendo na extrema pobreza, quase metade da população de todo o nosso estado. O desemprego também atingiu níveis alarmantes, colocando a Bahia no topo do ranking nacional. Depois de tudo isso, eu permito a vocês. Existe alguma justificativa para tanto fracasso em quase duas décadas? Qual a desculpa para tanta omissão e tanta incompetência? Quando é que o governador da Bahia vai abrir o olho para a dura realidade vivida pelos baianos? Fazer uma simples autocrítica”, finalizou.
Mais Lidas
Política
Presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes é sequestrado no Rio Vermelho
Últimas Notícias

Uso excessivo de telas: Especialista revela impactos e como isso pode destruir seu sono e sua saúde
Neuropediatra Fernanda Dubourg explica como luz artificial dos dispositivos eletrônicos impacta na qualidade do sono

Faturamento da indústria cresce 3,3% em janeiro, aponta CNI
Demanda por bens industrializados impulsiona resultados, mas cenário futuro preocupa

Exposição ‘Zumvi – A Bahia em Festa e Resistência’ encerra neste sábado na Casa do Benin
Mostra fotográfica e lançamento de livro celebram cultura negra em Salvador

Terror no campo: denúncias revelam assassinato de indígena e invasões de fazendas na Bahia
Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na AL-BA, denuncia cenário alarmante de violência no Extremo-sul do Estado

Lula questiona preço do ovo e diz querer descobrir quem ‘passou a mão’ no valor
Segundo o petista, governo está empenhado em entender o que está por trás desse aumento

Prefeitura inicia obras de revitalização do Centro de Camaçari
Intervenções incluem novo piso, paisagismo e melhoria na infraestrutura para comerciantes

Médicos realizam parto surpresa em unidade de emergência de Salvador; mãe não sabia que estava grávida
Caso ocorreu no PA do Pau Miúdo, na quinta-feira (13). Mulher chegou à unidade com dores na região pélvica, e equipe médica identificou contrações e aumento do volume abdominal

Revelação sobre Gracyanne deixa Diego Hypolito devastado no BBB25: ‘Me sentindo um idiota’
Após dinâmica da 'Vitrine do Seu Fifi', Renata revelou que familiares do ex-ginasta pediram que Diego e Daniele se afastassem da influenciadora

Otto Alencar diz que vai ‘lutar intensamente’ para manutenção de aliança entre PSD e PT na Bahia em 2026
Senador enfatizou que manutenção da aliança está 'praticamente' certa

Após polêmica com frei Gilson, deputado propõe criminalização de ataques contra religiosos
Projeto surge em resposta a críticas direcionadas ao sacerdote católico que tem ganhado visibilidade nas redes sociais