O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta quinta-feira (8), da cerimônia de posse da nova vice-reitora da instituição, Rita de Cássia Brêdas Mascarenhas. No evento, o governador também entregou o Pavilhão de Aulas 01 da universidade.
Jerônimo enfatizou a responsabilidade de Rita de Cássia Mascarenhas ao assumir o cargo de vice-reitora. “Assumir funções de gestão, como a reitoria e vice-reitoria, implica compartilhar a responsabilidade integralmente. Não há hora ou momento específico para que algo aconteça e que essa pessoa seja acionada. Portanto, agradeço, como governador do Estado, pela sua dedicação. Este momento é compartilhado com sua família, colegas e amigos. Da mesma forma, estendo minha gratidão a todos os reitores e vice-reitores que contribuíram para o progresso da instituição até aqui”, declarou.
Ao tomar posse, Rita de Cássia Mascarenhas destacou a relevância da UEFS em sua formação profissional e pessoal, desde que ingressou na universidade na década de 1980 como estudante de licenciatura em pedagogia. “A UEFS é uma instituição reconhecida tanto nacional quanto internacionalmente, sempre em evolução para se tornar mais democrática, inclusiva, humana e diversa. Vivemos em uma sociedade cada vez mais complexa, com desafios que precisam ser enfrentados continuamente, e essa é a nossa missão”, afirmou.
Currículo
Rita Bredas, nova vice-reitora, possui graduação em pedagogia pela UEFS, mestrado em educação pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e doutorado em educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Atualmente, ela é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UEFS) e coordena o projeto de extensão Leitura Itinerante. Sua trajetória na UEFS inclui a coordenação de extensão entre 2008 e 2013 e o cargo de pró-reitora de extensão (Proex) de 2019 a 2024.
O Pavilhão de Aulas 01, entregue pelo governador durante a solenidade, recebeu um investimento de aproximadamente R$ 14,2 milhões. O novo edifício conta com 36 salas de aula distribuídas em três pavimentos, sendo 12 salas em cada andar. Além disso, está prevista a aplicação de R$ 1.055.803,05 em equipamentos e mobiliário para equipar o espaço.
Leia também:
Lula se diz otimista com economia brasileira em reunião ministerial
Censo do IBGE aponta avanço de universalização em registro de nascimentos no Brasil