Jerônimo Rodrigues diz aguardar definição de Lula para decidir reforma no secretariado estadual
Segundo o governador, a ação é necessária para garantir um alinhamento a nível estadual e nacional

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta segunda-feira (10), que está aguardando as mudanças que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará em seu governo, para realizar a reforma na sua equipe de secretários. Segundo ele, a ação é necessária para garantir um alinhamento a nível estadual e nacional.
“Eu estava aguardando a eleição, tanto do Congresso, da Câmara e do Senado, a eleição aqui na Câmara. Falei com o Lula na sexta: ‘quando é que você vai fazer a sua reforma?’ Não quero saber quem vai lá, não. Só para ver como é que impacta aqui”, afirmou o governador.
Ele frisou que, caso não aguardasse, havia a possibilidade de garantir espaço a partido que não seria do grupo. “Nós teremos possibilidade de federação. De repente eu chamo um partido, garanto um assento, e depois lá em cima não se confronta. Então eu quero fazer uma coisa alinhada com o presidente Lula”, pontuou.
Embora tenha um esboço de como será a reforma, o governador afirmou que está aguardando as decisões finais do presidente Lula para definir o momento exato. “Já tenho mais ou menos um desenho. Mas é preciso saber como é que o Lula vai coordenar e dirigir isso a nível nacional. Se a gente conseguir resolver isso no Carnaval, é antes. Se não, é depois”, completou.
Fusão entre PSDB e PSD cabe às siglas
A fusão entre o PSDB e o PSD, que tem gerado discussões no cenário político, também foi abordada pelo governador. Para ele, a decisão de fusão cabe aos próprios partidos, mas ele considera que a união pode ter um impacto positivo, caso o PSD se alinhe com o governo federal.
“Primeiro que é uma decisão entre os partidos. Nós temos aqui um partido PSD, temos uma boa relação, por exemplo, com o Pablo [Roberto], mas não temos com o partido como um todo”, explicou. Ele mencionou que, no cenário nacional, o PSD apresenta uma resistência ao alinhamento com o presidente Lula, ao contrário de outras siglas que já demonstraram apoio, como o próprio PSD baiano.
Rodrigues ainda acrescentou que a fusão pode ser benéfica para o governo estadual caso se traduza em uma maior adesão à sua base. “Eu acho que essa avaliação, primeiro, do resultado dos impactos tem que ser feita pelo PSD, mas se o PSD fizer essa frente alinhado conosco, vai ser mais um ganho para nós”.
Diálogo e expectativas sobre o alinhamento político
O governador ressaltou a importância do diálogo com lideranças políticas e indicou que a integração de mais partidos ao governo pode fortalecer sua base. “Estamos conversando, dialogamos sempre com o Pablo, desde o início, é uma pessoa que foi quem estava mediando essa conversa conosco. Eu espero que dê certo”.
Rodrigues também mostrou otimismo em relação ao impacto da fusão no governo do estado. “E se for bom para o PSD e para o PSDB, a gente vai tentar ver como é que a gente encaixa esse novo formato no governo do Estado”, afirmou.
Avanços nos planos habitacionais
O governador falou ainda sobre a visita do ministro Jader Barbalho a Camaçari, nesta segunda-feira (10), para vistoriar a construção dos residenciais Verdes Horizontes I e II, empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida. A obra está 40% concluída.
Jerônimo destacou a importância da inovação, que visa melhorar a qualidade de vida dos beneficiários dos programas habitacionais. “Dando o pontapé para os primeiros prédios com varanda que o presidente Lula pediu”, disse. “Eu fiquei muito contente com isso, já mandei mensagem para ele agradecendo esse esforço dele de ter vindo à Bahia para poder visitar Camaçari”, complementou.
O governador destacou que o projeto habitacional tem como objetivo ampliar os direitos das famílias, proporcionando um ambiente mais acolhedor e funcional. “Não se pensava isso no ‘Minha Casa, Minha Vida’, ter uma casa com quintal, ter uma casa com varanda. Tudo isso é inovação e é ampliando o direito das pessoas a terem uma varanda para a família sentar junto, poder tomar um vento, poder conversar”.
Rodrigues frisou que a visita de Jader Barbalho a Camaçari foi uma iniciativa para verificar o andamento dos novos condomínios, os quais incluem varandas, um diferencial solicitado pelo presidente Lula. O projeto faz parte do “Minha Casa, Minha Vida”, mas com uma característica inovadora que visa melhorar o conforto dos moradores.
“Ele fez esse serviço de ir lá com o prefeito Caetano, com as lideranças. Ele fazia visita para poder levar uma demanda do Lula. Ele hoje à tarde, o Jader, ele continuará a atividade de visita, ele vai em Caruaru, me parece, vai no Pernambuco, fazer uma visita em outro conjunto habitacional”, relatou o governador, detalhando a agenda do ministro.
O governador também mencionou os avanços em outros projetos habitacionais no estado, como em Santo Amaro, onde a construção de casas está em estágio avançado. “Já sobrevoei hoje indo para a Berimbau, sobreviver em Santo Amaro, eu vi que as nossas casas também lá estão bastante avançadas”.
Ele expressou confiança em que o modelo de habitação com varanda será bem recebido, e espera que ele se torne um exemplo a ser seguido em todo o Brasil. “Espero que esse conjunto habitacional aí, a gente possa entregar esse modelo com varanda para poder divulgar bem no Brasil”, concluiu Rodrigues.
Por fim, o governador também manifestou o desejo de ampliar o alcance desses projetos habitacionais, garantindo melhores condições de moradia para a população baiana.
Mais Lidas
Política
Moraes e Dino votam para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio