Jerônimo recepciona 1.888 novos alunos da PM-BA e destaca qualificação na segurança pública
Curso terá uma carga horária de 1.300 horas, preparando os futuros soldados para ações ostensivas em todo o território baiano

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) iniciou, nesta segunda-feira (27), a formação da segunda turma de soldados do concurso de 2022. A cerimônia de recepção, realizada no Centro de Cultura Cristã da Bahia, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da Segurança Pública Marcelo Werner e do comandante-geral da PM, Paulo Coutinho. Ao todo, 1.092 alunos participaram presencialmente, enquanto 796 acompanharam remotamente de outros municípios. O curso terá duração de 11 meses.
Em seu discurso, Jerônimo enfatizou a importância da qualificação dos policiais e da estrutura oferecida pelo Estado.
“Temos construído equipamentos no interior e fortalecido o papel dos direitos humanos, com uma tropa cada vez mais qualificada. Isso ajuda a melhorar o uso da tecnologia e do equipamento disponível”.
O curso terá uma carga horária de 1.300 horas, preparando os futuros soldados para ações ostensivas em todo o território baiano.
Números da formação e ampliação do efetivo
O comandante-geral Paulo Coutinho destacou o ritmo de formação dos policiais. “O Estado tem formado, em média, 2 mil policiais por ano. Em 2023 e 2024 foram 4.447 policiais militares, entre formados e convocados. Eles completam o efetivo e levam tranquilidade para a população baiana da capital e do interior”, afirmou.
O curso de formação inclui dois módulos teóricos e práticos, com disciplinas como armamento e tiro, direitos humanos, legislação, socorro de urgência e estágio supervisionado. Serão formados 1.888 alunos, distribuídos entre 1.633 homens e 255 mulheres, que atuarão em Salvador e em cidades como Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro e Vitória da Conquista.
A aluna soldado Milena Sales, formada em História, destacou a realização de um sonho de infância: “Sempre sonhei com esse momento. Nossa missão será servir e proteger, e estaremos habilitados para o que a sociedade baiana precisar”.
Secretário detalha outras formações
Em seu discurso, o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que até o fim de 2025, a PM-BA contará com o número histórico de mais de 33 mil homens.
“Esses profissionais iniciam a formação hoje e, a partir do meio do ano, começam o estágio supervisionado”, disse. Segundo ele, a perspectiva também é muito positiva em relação às outras forças.
“Em breve, teremos a conclusão da segunda turma do Departamento de Polícia Técnica, o que fará com que, em dois anos e meio, tenhamos duplicado o efetivo desse departamento. Na Polícia Civil, no ano passado, recebemos o reforço de 900 novos profissionais. Na semana passada, realizamos alterações legislativas, com a proposta do governador Jerônimo Rodrigues (PT), para permitir a realização de novos concursos públicos, fortalecendo esse pilar tão importante que é a investigação”, afirmou Werner.
Ele também destacou o início do curso de formação para mais 500 bombeiros, que teve início na última semana. Esse número totalizará um recorde de efetivo em segurança pública, com quase 9 mil novos integrantes das quatro forças nos primeiros três anos de gestão de Jerônimo.
“Essas ações resultam não apenas em números, mas também em dois anos consecutivos de redução de índices criminais. Temos um planejamento claro e seguimos trabalhando diuturnamente. Agradecemos à população e à imprensa, que reportam informações e nos ajudam a agir de forma imediata no enfrentamento à criminalidade”.
“Não daremos trégua ao combate às facções criminosas. Estamos localizando e apreendendo cada vez mais drogas, armas – inclusive de grosso calibre – e identificando lideranças criminosas. Na semana passada, por exemplo, alcançamos três lideranças em outros estados da federação. Nos últimos dois anos, mais de 150 lideranças foram capturadas em 22 estados”, detalhou.
Mais Lidas
Política
Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ
Últimas Notícias

Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ

Fraude bilionária no INSS: governo age para recuperar R$ 6,3 bilhões desviados de aposentados
Operação Sem Desconto revela esquema nacional, provoca demissão do presidente do INSS e suspensão de convênios com entidades
Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe e é intimado na uti após live polêmica
Ex-presidente foi notificado no hospital e criticou ação judicial; Sindicatos de Oficiais de Justiça reagem com nota pública

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador

EP de estreia de Anderson Cunha resgata histórias impactantes da escravidão em Caetité
Lançamento acontece nesta sexta-feira (25) em todas plataformas digitais