Jerônimo rebate críticas de ACM Neto e detalha avanços da ponte Salvador-Itaparica: ‘tem gente torcendo contra’
Projeto, prometido desde 2009, voltou ao centro do debate político após Lula afirmar que a construção ‘finalmente vai sair’

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), respondeu, na manhã desta quinta-feira (3), às críticas do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, que ironizou a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o andamento da ponte Salvador-Itaparica. O projeto, prometido desde 2009, voltou ao centro do debate político após Lula afirmar que a construção “finalmente vai sair”.
Em entrevista ao Portal M!, Jerônimo o petista voltou a usar o discurso de “ser contra” como justificativa para o atraso da obra prometida desde 2009 e reafirmou que o governo baiano está mobilizado para tirar a ponte do papel. Para o petista, a oposição tenta descredibilizar uma das iniciativas mais estratégicas para o desenvolvimento do Estado.
“Se tem gente com sangue de barata torcendo contra, não vale à pena ficar trazendo coisas negativas para a agenda nossa”, afirmou o governador ao Portal M!.
‘Tem gente torcendo contra’
A crítica de ACM Neto — que insinuou que Lula estaria vivendo na “Jerolândia”, um suposto “mundo paralelo de promessas” do atual governo baiano — provocou reação imediata do governador. Segundo Jerônimo, o governo estadual segue mobilizado, em articulação direta com o governo federal e o consórcio chinês responsável pela obra.
“O Lula colocou em todas as agendas com o presidente Xi Jinping o pedido para que a empresa chinesa resolvesse as coisas conosco e iniciasse as obras da ponte”, explicou Jerônimo ao Portal M! durante cerimônia de assinatura de contratos de financiamento de saneamento básico para o interior do Estado, na sede da Embasa, no bairro Boca do Rio, em Salvador.
Durante a entrevista, ele citou as reuniões com o consórcio chinês responsável pela obra, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Marinha e a Embaixada da China como parte dos esforços coordenados. A expectativa do governo da Bahia é que a assinatura final do acordo seja realizada entre os presidentes Lula e Xi Jinping.
Negociações avançam, mas aguardam aval da China
Apesar das críticas da oposição, o governador insiste que a obra está em estágio avançado de articulação. As etapas técnicas e jurídicas, de acordo com Jerônimo, já foram concluídas. O entrave atual estaria na assinatura do termo definitivo por parte do governo chinês. O consórcio envolvido no projeto ainda aguarda sinal verde da China para começar a construção.
Prometida desde 2009, ponte segue sem sair do papel
A ponte Salvador-Itaparica foi anunciada em 2009, ainda na gestão do ex-governador Jaques Wagner (PT), com previsão inicial de conclusão em 2013. No entanto, o projeto coleciona promessas e adiamentos. O próprio Jerônimo reconhece as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos, mas sustenta que, agora, a concretização está próxima.
Para ele, a oposição ignora os avanços técnicos, como a sondagem geotécnica concluída em abril, que atingiu profundidades recordes na Baía de Todos-os-Santos. “Nós estamos fazendo tudo o que é possível para a ponte sair”, enfatizou Jerônimo ao Portal M!.
A sondagem técnica durou um ano e envolveu 105 furos no traçado da futura ponte. Segundo o governo, os dados são essenciais para garantir a viabilidade da obra, cuja execução ainda depende da liberação chinesa.
Críticas de ACM Neto e resposta de Jerônimo
No vídeo publicado nas redes sociais, ACM Neto questionou a declaração de Lula sobre a obra: “O presidente disse que finalmente a ponte saiu. Mas presidente, saiu aonde? Saiu para quem?”.
Jerônimo respondeu que a oposição tenta descredibilizar o projeto com base em disputas eleitorais, sem considerar os interesses da população baiana. Para o governador, a fala de Neto é mais um exemplo de oposição que “não é madura, não é boa”.
“Oposição é de debate. Se o projeto tiver algum problema, ele é contra a ponte? Pergunta se ele é contra a ponte. Se for, está explicado. Mas se ele for a favor, o que é que ele está vendo?”, questionou Jerônimo.
Investimentos e entraves
O governo da Bahia tem buscado apoio de instituições federais, como o Banco do Nordeste, para financiar o consórcio chinês. Também há tratativas com a Marinha Brasileira para ações de dragagem e com ministérios para fortalecer os investimentos em infraestrutura na Ilha de Itaparica.
Ainda assim, a obra enfrenta desafios. Um acidente com um mergulhador durante as sondagens e o aumento no custo de materiais são entraves citados pelo governo. A pandemia e a alta nos juros também impactaram o cronograma.
Mesmo diante desses obstáculos, Jerônimo reforça o compromisso com a ponte Salvador-Itaparica e diz que não vai permitir que críticas sem fundamento atrasem mais o projeto. “Isso significa torcer contra a Bahia. Não é fazer oposição. É trabalhar contra o povo”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Verba da Aldir Blanc: FGM quer sugestões da sociedade para investir na cultura de Salvador
Agentes culturais e sociedade podem opinar até 18 de julho sobre aplicação do Ciclo 2 da PNAB por meio de formulário no site da fundação

Comissão deve votar PEC da Segurança nesta quarta-feira após articulação com governo
Exclusividade da União em legislar sobre normas gerais de segurança pública era um dos principais pontos de resistência de governadores

Bolsa Família começa a ser pago em 18 de julho; veja quem recebe e os valores atualizados
Cronograma segue a ordem tradicional, com depósitos escalonados de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social

Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade
Mostra gratuita exibe obras que utilizam barro, sementes e fibras para conectar criação manual e memória coletiva

Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025
Número representa aumento de 35,1% nas contratações em relação a abril, aliado à queda de 10,9% nas demissões

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026
Proposta integra a agenda da equipe econômica para reequilibrar as contas públicas

Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Obra escrita por Carlos Emanuel Melo entrelaça memória institucional com vivências pessoais e ganha reforço visual do artista baiano

Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação
Réus são investigados por planejamento de atentado e ataques contra o sistema democrático

Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa
Apresentadora interrompeu a fala para comentar a conversa dos colegas de equipe