Jerônimo diz que Estado não vai fugir da responsabilidade de enfrentar o crime e convoca prefeituras a ajudar
Governador cobra engajamento dos prefeitos no combate à violência e anuncia novas contratações na segurança da Bahia
Amanda Ercília/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse, na manhã desta terça-feira (4), durante solenidade no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, que o enfrentamento à violência na Bahia deve ser uma missão compartilhada entre Estado, União e municípios. Segundo ele, embora a segurança pública seja, em sua maioria, uma responsabilidade estadual, as prefeituras precisam assumir papel ativo na prevenção e no planejamento local.
Jerônimo afirmou que o Estado continuará investindo em efetivo e estrutura policial, mas reforçou que a redução dos índices de criminalidade também depende da atuação municipal. A declaração acontece em meio à megaoperação, que acontece desde a manhã desta terça, e já resultou na prisão de mais de 30 suspeitos ligados ao Comando Vermelho.
“A maior responsabilidade da segurança pública é do Estado, por conta da força militar e da força civil. Mas os municípios também têm responsabilidades. Prefeito que quer um município de paz cobra do governador, cobra da União, mas tem que ter um plano de segurança pública”, disse o governador.
Estado amplia investimentos e anuncia novas convocações
Durante o evento, ele destacou que a construção de políticas públicas eficientes de segurança deve envolver todos os níveis de governo e priorizar medidas de prevenção. “A prefeita tem que saber onde está o problema, o que acontece em cada comunidade. Pode colocar mais iluminação, câmeras, guardas municipais, quebra-molas, fazer ações educativas. Isso não é caro, mas faz diferença. O município precisa assumir sua parte”, afirmou.
Jerônimo aproveitou a cerimônia no COI para anunciar uma série de medidas voltadas ao fortalecimento das forças de segurança. Entre elas, estão a convocação de 2 mil novos policiais militares ainda em dezembro, além da chamada de cerca de 700 profissionais da reserva. O governador também informou que, entre maio e junho de 2026, serão convocados mais 2 mil policiais militares e bombeiros, além de novos policiais penais.
“Nós não estamos fugindo do nosso papel. Estamos investindo em novas delegacias, pelotões, equipamentos e efetivo. A Bahia vai continuar fortalecendo suas forças de segurança, mas com o entendimento de que segurança pública se faz com presença do Estado e parceria com os municípios”, declarou o petista.
Parceria e planejamento municipal
O governador defendeu que cada cidade desenvolva um plano municipal de segurança pública, capaz de identificar os pontos críticos e propor ações preventivas específicas. Segundo Jerônimo, os prefeitos precisam conhecer os desafios de suas comunidades e colaborar de forma ativa com as forças estaduais.
“O município tem responsabilidade. O prefeito que quer um município de paz cobra do governador, cobra da União, mas tem que ter um plano municipal. A prefeita precisa saber o que acontece em cada distrito, onde está o problema, para que, quando o Estado chegue, exista uma estratégia pronta”, ressaltou.
Jerônimo destacou ainda que o governo estadual vem ampliando investimentos estruturais e operacionais. Ele mencionou a construção de novas delegacias, pelotões e centros de formação, além da entrega de equipamentos e viaturas.
“Hoje deflagramos mais uma operação. Quem acompanhou a imprensa viu a quantidade de pessoas presas, drogas e armas apreendidas. Isso mostra que estamos atuando diariamente, enfrentando o crime em todos os níveis”, disse.
Combate ao crime organizado e integração entre forças
O governador também citou o esforço do Estado em atacar o “andar de cima” das organizações criminosas, apontando que o combate ao tráfico e às facções deve ser acompanhado de ações sociais que recuperem o sentimento de segurança nas comunidades.
“A comunidade violentada não quer conviver com o crime. Ela guarda o medo, mas quer paz. Nosso papel é devolver esse sentimento, garantir que meninos e meninas possam correr na rua. E isso só será possível com a união do Estado, da União e dos municípios”, concluiu Jerônimo.
Com os novos anúncios, o governo estadual busca fortalecer a presença das forças policiais e reforçar o discurso de corresponsabilidade com as prefeituras, em um momento em que a segurança pública continua sendo uma das pautas mais sensíveis da gestão.
Confira anúncio do governador:
Mais Lidas
Política
Após rejeição de recursos, entenda o que acontece agora com Bolsonaro no STF
Últimas Notícias
Centro Integrado de Comando e Controle da SSP é ativado para monitoramento do Enem 2025
Mais de quatro mil agentes das forças estaduais atuam em 175 municípios para garantir segurança durante o exame
Anitta divulga novas datas de ensaio e mantém Salvador fora; ausência gera críticas nas redes
Cantora anuncia shows extras em novas cidades e frustra fãs baianos com ausência da capital, tradicionalmente incluída nas edições anteriores
Prefeitura de São Paulo veta show de Kanye West em Interlagos após polêmicas antissemitas
Rapper norte-americano teve apresentação cancelada por decisão do município; evento ainda busca novo local para acontecer na capital paulista
Vitória confirma zagueiro Lucas Halter no jogo contra o Botafogo no Barradão
Zagueiro pertence ao clube carioca, mas Rubro-Negro paga multa e garante presença do capitão em jogo decisivo pela Série A
Redação do Enem 2025 aborda as perspectivas para o envelhecimento; confira o tema dos anos anteriores
Assunto estimula reflexão sobre os desafios do envelhecimento e o papel da sociedade diante do aumento da expectativa de vida no país
Planserv terá ampliação de serviços e rede prestadores na Bahia
Gestão estadual defende equilíbrio financeiro, justiça contributiva e ampliação de serviços sem alterar direitos de 500 mil beneficiários
Bolívia e Estados Unidos retomam laços diplomáticos após quase 20 anos sem embaixadores
Decisão inclui a volta de embaixadores em Washington e La Paz, algo que não ocorre desde 2008
Lídice da Mata abre votação pública para destinação de R$ 2 milhões em emendas parlamentares
Deputada lança segunda edição de edital pioneiro na Bahia que democratiza uso de recursos públicos e já recebeu mais de 100 projetos inscritos
Governo do Paraná anuncia auxílio de até R$ 50 mil por família atingida por tornado; ministro vai ao estado acompanhar ações de socorro
Tragédia deixou seis mortos, mais de 700 feridos e mil desabrigados em Rio Bonito do Iguaçu; governo federal e estadual articulam medidas de reconstrução
CBF confirma final da Copa do Brasil Feminina para próximo dia 20 em Araraquara
Decisão entre Ferroviária e Palmeiras será disputada na Arena Fonte Luminosa