Jerônimo celebra chegada da BYD à Camaçari e diz que Bahia se torna ‘protagonista’ na produção de veículos sustentáveis
Governador afirma que fábrica reforça o papel da Bahia na transição energética e na geração de empregos qualificados
Joá Souza/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quinta-feira (9), que a chegada da BYD à Bahia marca um novo ciclo para a indústria e consolida o estado como protagonista na produção nacional de veículos sustentáveis. Durante a inauguração da fábrica da montadora em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), em evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jerônimo destacou que o projeto é um passo decisivo na transição energética e na criação de oportunidades para os baianos.
“A implantação da BYD torna a Bahia protagonista na produção nacional de veículos sustentáveis. A fábrica brasileira vai revolucionar na geração de empregos, vai trazer uma marca de descarbonização para a nossa economia e vai permitir olhar o Brasil como potencial para energia eólica, solar e produção de hidrogênio verde”, afirmou o governador.
Fábrica da BYD em Camaçari terá investimento de R$ 5,5 bi
Com investimento estimado em R$ 5,5 bilhões, a unidade da BYD em Camaçari é a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina e deverá consolidar a Bahia como o principal polo industrial da montadora fora da China. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, com o compromisso de nacionalizar gradualmente a produção.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, explicou que o processo de nacionalização dos componentes será progressivo. “Na primeira etapa serão 150 mil carros montados por ano. Para a segunda etapa, já estão previstos 300 mil carros produzidos anualmente até 2030 e com um detalhe importante, 78% dos componentes serão brasileiros e 52% produzidos na Bahia”, informou.
Fábrica produzirá veículos elétricos, híbridos e flex
A fábrica vai montar veículos elétricos, híbridos e versões flex, movidos a etanol e gasolina, com função elétrica. O modelo Song Pro, apresentado durante a cerimônia, é o primeiro carro híbrido flex da BYD e foi desenvolvido com a engenharia brasileira da marca.
O vice-presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, destacou que o projeto é resultado da confiança no país e da aposta no potencial da Bahia para liderar a transição energética. “O que nos moveu foi a confiança no potencial desse país e em sua capacidade de liderar uma nova era da indústria automotiva. O nosso país é de energia limpa e renovável”, declarou.
A unidade de Camaçari vai operar no primeiro ano no sistema SKD (Semi Knocked-Down), com montagem local e importação de peças da China. Em 2026, está prevista a ampliação da produção, com etapas de estampagem, soldagem e pintura, além de maior uso de componentes nacionais.
BYD pretende implantar plantas para fabricação de baterias
Nos próximos cinco anos, o governo estadual e a BYD planejam implantar na Bahia plantas voltadas ao processamento de lítio e ferro fosfato, insumos utilizados na fabricação das baterias dos veículos. O objetivo é ampliar a cadeia produtiva e consolidar o estado como referência na indústria de energia limpa.
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Augusto Vasconcelos, destacou que a chegada da montadora já movimenta a economia local. “Desde o início das obras, a BYD tem gerado empregos diretos e indiretos. Atualmente estão contratados 1,5 mil profissionais e formamos 479 operários para atuar na fábrica”, afirmou.
De acordo com Vasconcelos, parte dessa mão de obra já foi aproveitada e o governo segue em diálogo com a empresa para ampliar as contratações de trabalhadores baianos. A expectativa é que o número de empregos diretos e indiretos cresça com o avanço das etapas de nacionalização e expansão da produção.
Mais Lidas
Política
Câmara aprova projeto que endurece regras para desapropriação de terras
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)