Jerônimo aposta em desfecho positivo de julgamento do TCE sobre Ponte Salvador-Itaparica para viabilizar início das obras
Caso a aprovação seja confirmada, o governo estadual deve agilizar os trâmites para formalização do acordo com o consórcio chinês responsável pela obra

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta segunda-feira (10), que aguarda com boas expectativas a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a mediação relacionada ao projeto da Ponte Salvador-Itaparica, que deve ser anunciada nesta terça-feira (11). Segundo ele, o órgão assumiu o papel de mediador nas negociações e, caso a aprovação seja confirmada, o governo estadual deve agilizar os trâmites para formalização do acordo com o consórcio chinês responsável pela obra.
“Amanhã, o TCE vai promulgar e dizer qual é a sua avaliação. Estamos aguardando para que o resultado seja positivo. Caso seja aprovado, precisamos colocar no papel a assinatura do governo, da garantia e do grupo chinês”, explicou o governador.
Contato com a China para viabilizar início da obra
Jerônimo destacou que está à caminho de Brasília e, diante de um cenário favorável, pretende entrar em contato imediato com o embaixador chinês para assegurar o compromisso da parceria. O governador também afirmou que deseja reduzir o prazo estabelecido em contrato, que prevê o início da construção em até um ano após a assinatura do acordo.
“Amanhã eu vou estar em Brasília e já vou aproveitar para tentar fazer contato com o embaixador. Se o resultado for positivo, a gente já consegue de imediato que o consórcio chinês diga: ‘estamos dispostos'”, declarou.
Ele frisou que, no contrato, está previsto que após parecer favorável, a obra deve ser iniciada em um ano. O governador também mencionou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para garantir financiamento à obra.
“Eu pedi ao Lula: deposite uma contrapartida, porque essa ponte vai ser uma referência mundial. E ele topou. Estamos negociando com a Casa Civil e a Sefaz para definir os valores. Minha expectativa é essa. A previsão de que março, abril, quando é que a gente termina aí a sondagem e nós temos os preparativos para canteiro de obra, essas coisas”, acrescentou.
Alternativa para a Fábrica São Braz e apoio às marisqueiras
Outro tema abordado pelo governador foi a situação da Fábrica São Braz, localizada na região do Porto das Sardinhas, em Salvador. O espaço é alvo de discussão entre os governos estadual e municipal, devido às propostas de requalificação da área para projetos culturais e de apoio às comunidades pesqueiras.
“Estamos conversando. O prefeito Bruno Reis tem o interlocutor dele, eu tenho o meu. Estamos conversando, inclusive há uma compreensão da necessidade daquele movimento com as marisqueiras. Na minha visita, eu vi muito claramente a necessidade, por exemplo, do Porto das Sardinhas, que a gente pudesse dar um apoio àquelas pescadoras de sardinhas. Existe uma compreensão da necessidade de fortalecer o trabalho das marisqueiras na região”, afirmou.
Para o governador, a revitalização do Porto das Sardinhas deve considerar o valor agregado da produção local. “O valor agregado é baixo demais quando se vende a sardinha inteira. Quando você beneficia, tem um valor muito maior. Estamos buscando uma solução que atenda às necessidades do setor pesqueiro e também contemple projetos culturais, como os voltados ao cinema”, explicou.
Possível parceria público-privada para o Estádio de Pituaçu
Jerônimo também comentou sobre a situação do Estádio de Pituaçu, que está há cerca de dois anos sem receber partidas com público. Segundo o governador, o Ministério Público da Bahia apontou a necessidade de melhorias na infraestrutura e na segurança do local. A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) já enviou documentos para a Prefeitura de Salvador, com o objetivo de viabilizar a reabertura.
O governador destacou que a gestão estadual estuda uma parceria público-privada (PPP) para melhorar a gestão do estádio. “Se esse estádio estivesse com a gente, do governo da Bahia, encontraríamos dificuldade em fomentar eventos. O setor privado tem mais criatividade”, afirmou.
Estádios no interior também demandam investimentos
Jerônimo também mencionou a necessidade de investimentos em outras praças esportivas do estado, como os estádios de Juazeiro, Feira de Santana, Itabuna e Jequié.
“Quero muito ajudar, mas os estádios do Estado da Bahia também precisam de melhorias. O Juazeirense precisa de um gramado diferente, o Joia da Princesa tem suas demandas, estão fazendo o Itabunão, e o Valdomirão também requer atenção”, pontuou.
Sobre o futuro de Pituaçu, o governador afirmou que a prioridade é encontrar uma solução viável para o futebol e eventos. “Se encontrarmos uma proposta que seja boa para o esporte e para o entretenimento no estado, vamos buscar um caminho para isso”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Com voto de Flávio Dino, STF se aproxima da condenação de Zambelli
Eleição em Ruy Barbosa: pesquisa mostra Eridan com 66% das intenções de voto
Últimas Notícias

Paredão BBB 25: Aline, Diego Hypolito e Maike disputam permanência após noite de reviravoltas
Formação ocorreu na noite deste domingo (23) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça (25)

Negros ainda recebem quase metade da renda de brancos no Brasil, revela estudo
De acordo com pesquisa, renda média do trabalho principal das pessoas negras correspondia a apenas 58,3%

Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Cauã Reymond discute mudanças em sua rotina de cuidados pessoais e estreia como vilão em nova versão de “Vale Tudo”

Gás de cozinha em Salvador é segundo mais caro do país, mesmo após redução de preço
Valor médio do botijão na capital baiana é de R$ 131,67, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR), onde preço médio chega a R$ 136,90

Kiss anuncia retorno aos palcos após dois anos de pausa; saiba tudo sobre o show exclusivo em Las Vegas
A banda promete novidades e participações especiais

Denúncia no STF: o que acontece com Bolsonaro se ele for oficialmente acusado?
Caso denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados passarão à condição de réus, dando início a uma ação penal

Enterro de Larissa Azevedo será nesta segunda-feira: trágica morte em tiroteio choca Salvador
Larissa Azevedo Pinheiro foi atingida no peito durante perseguição policial em Salvador

Lua de mel de Amado Batista e Calita: Morro de São Paulo como cenário do romance
Casal registrou passeio por Morro de São Paulo, com banho de mar e alimentação de peixes

Com voto de Flávio Dino, STF se aproxima da condenação de Zambelli
Caso envolve perseguição armada na véspera do segundo turno das eleições de 2022

Seis torcedores são detidos com coquetéis molotov antes de Ba-Vi no Barradão
Ação da Rondesp ocorreu em São Caetano e resultou na prisão de três adultos e apreensão de três adolescentes