Isaura Genoveva é empossada como nova secretária municipal da Reparação de Salvador

Advogada assume a Semur, substituindo Ivete Sacramento, e destaca compromisso com igualdade racial, diversidade e combate ao racismo


Redação
Redação 06/01/2025 15:45 • Política
Isaura Genoveva é empossada como nova secretária municipal da Reparação de Salvador - Betto Jr./ Secom PMS
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A advogada e especialista em políticas públicas em gênero e raça, Isaura Genoveva, foi empossada nesta segunda-feira (6), como secretária municipal de Reparação (Semur), substituindo Ivete Sacramento, que deixa a pasta após 12 anos. No cargo, Ivete foi responsável por diversos projetos de igualdade racial, como o Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa.

A cerimônia de posse aconteceu no terraço da Casa das Histórias, no Comércio, marcando a primeira reforma do secretariado do prefeito Bruno Reis (União Brasil) para este segundo mandato. Durante o evento, Reis destacou as credenciais de Isaura, ressaltando que ela fará grandes contribuições para a comunidade soteropolitana, lutando contra todas as formas de preconceito.

“Isaura é militante da área, ativista, uma pessoa com formação e uma vida dedicada a combater o racismo, a intolerância religiosa e a LGBTfobia. Ela vai chegar com novas contribuições e nós vamos ter capacidade de tirar do papel projetos melhores ainda do que aqueles que já desenvolvemos até aqui”, declarou o prefeito.

Na ocasião, o gestor municipal também reafirmou que a Prefeitura de Salvador não vai tolerar discriminação racial e que não medirá esforços para combatê-la, além de buscar formas de promover ações que aumentem a igualdade racial.

“Nós não vamos admitir, nessa cidade, qualquer forma de discriminação, nenhum ato de racismo. E vamos dar as respostas e condições para o povo negro realizar os seus sonhos através do trabalho, do emprego e da formação. É esse o nosso compromisso. Eu sei que Isaura vai poder ajudar muito nisso”, disse.

Nova gestão, velhos desafios  

Em seu discurso de posse, Isaura Genoveva ressaltou a consolidação de Salvador como uma capital afro, e afirmou que sua gestão será pautada em avançar ainda mais nesse sendo, bem como revelou o desejo de promover ações que ofereçam mais oportunidades para a comunidade negra e LGBTQIAPN+.  

“Vamos ampliar a pauta racial e LGBTQIAP+, fazer mais entregas para o nosso povo. O enfrentamento ao racismo precisa ser uma prática diária. A gente não pode aceitar, não pode tolerar mais prática de racismo nessa cidade e no Brasil. Por isso, é importante fazer o enfrentamento e compreender que em Salvador, a cidade mais negra fora de África, o racismo não pode fazer morada”, declarou a secretária empossada.  

Genoveva destacou ainda ser um grande desafio substituir Ivete Sacramento, se comprometendo ainda a a expandir as ações propostas por ela. “É um grande desafio assumir a gestão depois desses 12 anos em que a professora Ivete fez um belíssimo trabalho. Mas também temos a certeza de que todo mundo que veio antes me deu condições e instrumentos para poder garantir a continuidade do trabalho e fazer muito mais”, afirmou Isaura.  

Despedida de Ivete Sacramento 

Em seu discurso de posse, Isaura Genoveva ressaltou a consolidação de Salvador como uma capital afro, afirmando que sua gestão será pautada em avançar ainda mais nesse processo de solidificação da capital baiana, destacando ações para buscar mais oportunidades para a comunidade negra e LGBTQIAPN+.

“Vamos ampliar a pauta racial e LGBTQIAP+, fazer mais entregas para o nosso povo. O enfrentamento ao racismo precisa ser uma prática diária. A gente não pode aceitar, não pode tolerar mais práticas de racismo nessa cidade e no Brasil. Por isso, é importante fazer o enfrentamento e compreender que em Salvador, a cidade mais negra fora da África, o racismo não pode fazer morada”, declarou a secretária empossada.

Genoveva destacou ainda ser um grande desafio substituir Ivete Sacramento, comprometendo-se a expandir as ações propostas por ela. “É um grande desafio assumir a gestão depois desses 12 anos em que a professora Ivete fez um belíssimo trabalho. Mas também temos a certeza de que todo mundo que veio antes me deu condições e instrumentos para poder garantir a continuidade do trabalho e fazer muito mais”, afirmou Isaura.

Despedida de Ivete Sacramento

Em discurso emocionado, Ivete Sacramento agradeceu ao prefeito Bruno Reis e aos colegas da Semur, relembrando todo o trabalho desempenhado ao longo desses anos.

“Parabéns a esses guerreiros e guerreiras que, conosco, colocaram na pauta da cidade o combate ao racismo, a promoção da igualdade e o combate à exclusão”, disse. “E quero muito particularmente agradecer ao prefeito Bruno Reis e à vice-prefeita Ana Paula Matos, por entenderem que política racial não só afeta a Semur, mas é um dever de todos e uma questão de gestão”, completou Sacramento.

Ainda segundo Ivete, sua gestão teve, principalmente nos últimos anos, uma abordagem transversal no combate ao racismo e à LGBTfobia. Graças às ações implementadas ao longo de sua gestão, a Prefeitura de Salvador foi elevada a outro patamar no que tange o combate ao racismo e à LGBTfobia. “Com a maior tranquilidade, a gente percebe que estamos entregando a tarefa delegada com a sensação de dever cumprido”, destacou.

Legado de Ivete Sacramento

Sobre o Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, regulamentado em 2021, o prefeito classificou o documento como o “livro de cabeceira” de todos os integrantes da gestão municipal.

“Eu peço a todos os secretários que chegam na prefeitura para seguir, cobrar e implementar o que está no estatuto. E isso vai ficar para quem vier a ser prefeito depois. As conquistas estão aí, são legados que vão ficar para a cidade quando concluirmos a nossa contribuição à frente da prefeitura. Vamos deixar marcas que vão mudar o futuro da nossa cidade, e quero agradecer imensamente a esses 12 anos de dedicação e trabalho de Ivete e toda a sua equipe da Semur”, disse Bruno.

Reis citou ainda outras importantes contribuições de Ivete para Salvador, como a Casa Odara, que realiza melhorias na infraestrutura física de terreiros de religiões de matriz africana. “Tivemos a capacidade de tirar do papel o programa Casa Odara, um verdadeiro sucesso. Avançamos muito nos últimos anos nas políticas afirmativas, de reparação e de combate ao racismo. Mas, por mais que a gente tenha avançado, ainda há muito o que fazer”.

Mudanças no secretariado de Bruno Reis

Até o momento, as únicas mudanças ocorridas entre os secretários da nova gestão de Bruno Reis foram a saída de Ivete Sacramento da Semur, substituída por Isaura, e a saída, já anunciada, de Pedro Tourinho da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Segundo o próprio Bruno Reis, ele não está preso a uma data, pretendendo analisar os nomes para poder “trabalhar com os melhores”.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Toffoli viaja em jatinho com advogado ligado ao Banco Master durante final da Libertadores -
Política 07/12/2025 às 19:10

Toffoli viaja em jatinho com advogado ligado ao Banco Master durante final da Libertadores

Viagem ocorreu antes de o processo sobre suspeitas de fraudes financeiras envolvendo a instituição ser distribuído ao gabinete do ministro no STF


Fenagro 2025 encerra edição com shows, experiências rurais e público intenso em Salvador -
Cultura 07/12/2025 às 18:40

Fenagro 2025 encerra edição com shows, experiências rurais e público intenso em Salvador

Evento termina neste domingo com ingressos acessíveis, atrações musicais e experiências rurais para todas as idades


Rayssa Leal vence em São Paulo e se torna tetracampeã mundial de skate street -
Esporte 07/12/2025 às 18:00

Rayssa Leal vence em São Paulo e se torna tetracampeã mundial de skate street

Brasileira lidera a final do início ao fim no Ibirapuera e amplia hegemonia no skate street mundial


Mulheres ocupam a Paulista em ato nacional contra feminicídio -
Cidades 07/12/2025 às 17:30

Mulheres ocupam a Paulista em ato nacional contra feminicídio

Mobilização denuncia crimes recentes e integra agenda nacional do Levante Mulheres Vivas


Silvero Pereira chega como favorito na final do Dança dos Famosos 2025 -
Coluna Ohh! 07/12/2025 às 17:00

Silvero Pereira chega como favorito na final do Dança dos Famosos 2025

Três finalistas se apresentam em samba e valsa neste domingo com histórico detalhado da temporada


Salvador tem mudanças no trânsito, no transporte e nos serviços durante o feriado de Nossa Senhora da Conceição -
Cidades 07/12/2025 às 16:30

Salvador tem mudanças no trânsito, no transporte e nos serviços durante o feriado de Nossa Senhora da Conceição

Operações especiais da Semob e Transalvador alteram itinerários e bloqueiam vias no Comércio; metrô funciona normalmente


Nova ferramenta Vision SEO oferece auditoria técnica prática e acessível no Brasil -
Cidades 07/12/2025 às 16:00

Nova ferramenta Vision SEO oferece auditoria técnica prática e acessível no Brasil

Ferramenta nacional promete tornar o SEO técnico mais claro, acessível e estratégico para profissionais e negócios


As buscas que marcaram Salvador em 2025 e colocaram a cidade no radar do Brasil -
Cidades 07/12/2025 às 15:10

As buscas que marcaram Salvador em 2025 e colocaram a cidade no radar do Brasil

Levantamento utilizou dados do Google Trends para mapear o interesse de busca em todo o Brasil sobre a cidade


Datafolha revela desvantagem de Flávio Bolsonaro em disputa com Lula e expõe fragilidade da direita em 2026 -
Política 07/12/2025 às 14:30

Datafolha revela desvantagem de Flávio Bolsonaro em disputa com Lula e expõe fragilidade da direita em 2026

Desempenho abaixo da média entre nomes conservadores contrasta com avanços de governadores e amplia debate sobre sucessão presidencial


Brasil vence Portugal e conquista a 1ª Copa do Mundo feminina de futsal -
Esporte 07/12/2025 às 13:50

Brasil vence Portugal e conquista a 1ª Copa do Mundo feminina de futsal

play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x Em partida bastante equilibrada, o Brasil se torna o primeiro campeão mundial de futsal feminino. As meninas da equipe verde e amarela venceram Portugal por 3 a 0 e faturaram a primeira edição da competição sob chancela da Fifa, neste domingo […]