O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) terá investimento de R$ 200 milhões do ministério da Agricultura para um processo de modernização. Segundo o ministro Carlos Fávaro, o objetivo é transformar o instituto, que atualmente tem processos analógicos, no “melhor instituto meteorológico da América Latina” até 2026, utilizando tecnologia e algoritmos.
Fávaro explicou que a reestruturação do Inmet visa a preparar o instituto para enfrentar as mudanças climáticas, que têm se tornado mais frequentes.
“Em tempos de mudanças climáticas, o nosso instituto de meteorologia é ainda muito analógico e necessita que os servidores coletem dados diariamente. Investiremos R$ 200 milhões para fazer modernização, simplificação e uso de algoritmos pelo Inmet para até o fim de 2026 termos o melhor instituto meteorológico da América Latina”, disse Fávaro em palestra na Associação Comercial de São Paulo nesta terça-feira (27).
De acordo com apuração da IstoÉ, o ministro contou a empresários presentes no evento a necessidade de modernização também do seguro rural com uso de algoritmos e inteligência artificial. “Há modelos a serem seguidos, mas o desafio é fazer isso se tornar realidade. Quando modernizarmos a base do seguro, teremos um sistema mais sustentável economicamente”.
Ele destacou a importância de equipar o instituto para ajudar a minimizar os impactos dos extremos climáticos e melhorar recomendações, como as relacionadas ao seguro agrícola.
Durante palestra na Associação Comercial de São Paulo, Fávaro também enfatizou a necessidade de modernizar o seguro rural por meio do uso de algoritmos e inteligência artificial. Ele afirmou que, apesar de haver modelos a serem seguidos, o desafio é implementar essas tecnologias de forma prática e sustentável.
Segundo ele, esses esforços são fundamentais para garantir que o setor esteja preparado para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Fávaro reforçou o compromisso do governo em equipar o Inmet e modernizar o seguro rural, visando a criar um sistema mais robusto e preparado para lidar com as adversidades climáticas no futuro.
Leia também:
Boulos apaga vídeo de campanha com Hino Nacional em linguagem neutra após críticas
Governo vai mudar decreto sobre armas após entendimento com Senado
Elmar Nascimento deve receber apoio de Lira à presidência da Câmara nesta semana, diz site