Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

A eleição para a 1º vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), prevista para esta quarta-feira (26), foi adiada após impasse dentro do PT. O partido indicou a deputada Fátima Nunes para a vaga, mas a candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou uma disputa interna. Segundo a presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), a votação ocorrerá na próxima terça-feira (2).
A cadeira ficou vaga depois que Ivana Bastos assumiu a presidência da Mesa Diretora. A mudança ocorreu devido ao afastamento de Adolfo Menezes (PSD), determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com dois nomes do mesmo partido na disputa, a decisão foi suspensa para que o PT resolva internamente sua escolha.
Ivana Bastos afirmou que a suspensão foi necessária para garantir um processo organizado. “Tem dois candidatos de um partido que só tem uma vaga. Então o partido precisa resolver quem é o seu candidato“, disse ela, segundo o Política Livre. Ivana destacou que a decisão visa evitar conflitos internos e permitir uma votação sem impasses.
A presidente da Assembleia reforçou que a nova data depende da definição do PT. “Com muita tranquilidade, é um direito que os deputados têm, muito tranquilo, suspendemos a votação para que o PT resolva seu problema interno, para que a gente possa ir para uma votação, na próxima terça-feira, essa é a nossa intenção“, declarou.
Consenso é necessário
Ivana também citou o exemplo do deputado Angelo Coronel Filho (PSD), que retirou sua candidatura em favor dela, para destacar a importância de um consenso. “É preciso haver um consenso, assim como ocorreu com o deputado Angelo Coronel Filho, que retirou seu nome em meu favor“, afirmou ela, que reiterou que a decisão cabe ao próprio PT.
“O Júnior Muniz colocou o nome dele e o de Fátima Nunes já estava, agora o PT precisa definir quem é o seu candidato. A vaga, pela federação, pela proporcionalidade, ficou com o PT, então é uma decisão agora interna do PT de indicar qual é o candidato“, completou.
PT tem direito à vaga
Pelo critério de proporcionalidade partidária, a cadeira de primeiro vice-presidente cabe ao Partido dos Trabalhadores (PT). A legenda abriu mão da posição em fevereiro deste ano, durante as negociações que levaram à eleição da nova mesa-diretora. À época, o nome indicado pelo PT era o do deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do governo na AL-BA, que retirou sua candidatura e acabou sendo reconduzido à liderança do governo estadual na Casa.
Agora, o partido precisa decidir quem será seu representante para ocupar a função. Até a semana passada, a deputada Fátima Nunes (PT), que já compõe a mesa-diretora como suplente, era a favorita para assumir a vaga. A parlamentar, que está em seu 6º mandato, tem experiência e já desempenhou papéis importantes dentro da AL-BA.
No entanto, o cenário mudou na terça-feira (25), quando o nome do deputado Júnior Muniz (PT) passou a ser cogitado. O parlamentar busca viabilizar sua candidatura diante de uma resistência ao nome de Fátima Nunes por parte de alguns colegas de bancada.
Mais Lidas
Política
PRD cancela filiação de Fernando Collor após ordem de prisão do STF
Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global
Últimas Notícias

Brasil desafia Trump e aposta nos Brics para enfrentar crise global
Deputado cobra protagonismo diplomático e sugere uso estratégico do banco do bloco em meio a tensões comerciais com EUA

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia
Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares
Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000
Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano
Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista
Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio
Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’
Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma
Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão
Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado