Hugo Motta vai criar comissão para debater mudanças no sistema eleitoral
Presidente da Câmara defende ampla discussão sobre proposta que altera modelo de voto no Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou, nesta última quinta-feira (13), a criação de uma comissão especial para discutir o projeto de lei que propõe alterações nas regras eleitorais sobre o voto. A instalação da comissão, no entanto, dependerá da definição das comissões permanentes, prevista para ocorrer somente após o carnaval, em março.
Projeto prevê implementação do voto distrital misto
O projeto de Lei 9212/17, já aprovado pelo Senado Federal, propõe a adoção do voto distrital misto nas eleições proporcionais. A matéria segue em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Atualmente, a eleição para deputados federais, estaduais e vereadores ocorre por meio do sistema proporcional, em que os votos são computados para candidatos individuais ou para legendas partidárias. As cadeiras são distribuídas conforme a soma total de votos obtida por cada partido ou coligação.
Com a mudança proposta, os estados e municípios seriam divididos em distritos eleitorais, e metade dos candidatos seria eleita pelo sistema majoritário, garantindo vaga aos mais votados de cada distrito. A outra metade permaneceria sendo escolhida pelo sistema proporcional.
Definição das comissões permanentes
De acordo com Hugo Motta, a definição das comissões permanentes será o primeiro passo antes da instalação das comissões especiais. Segundo ele, os líderes partidários ainda estão em negociações sobre as indicações.
“Os líderes estão começando a discutir internamente, porque sempre tem um conflito. Mais de um partido sempre prioriza as comissões mais importantes. Espero poder resolver isso nos próximos dias e, no início de março, fazer a instalação”, afirmou Motta.
Reforma eleitoral e outras comissões especiais
Além da discussão sobre o sistema eleitoral, o presidente da Câmara também mencionou a necessidade de instalar comissões especiais para tratar de outros temas relevantes, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que estabelece um novo prazo para o pagamento de débitos dos municípios.
Segundo Motta, a indicação dos membros da comissão especial que analisará a PEC já foi feita. “Eu recebi as indicações dos líderes partidários ontem (quarta-feira, 12), e agora vou avançar na discussão acerca das comissões permanentes para instalar a comissão especial que tratará da PEC”, explicou.
Ele enfatizou que não deseja estabelecer um prazo fixo para a instalação da comissão. “Não quero fixar uma data, porque fico refém dessa data”, ressaltou.
Encontro com Lula
Hugo Motta classificou como “amistoso” o encontro que teve, na noite da última quarta-feira (12), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Granja do Torto, em Brasília. Segundo ele, a conversa abordou diversos temas, incluindo questões econômicas, e resultou no compromisso de um diálogo contínuo entre o Executivo, a Câmara e o Senado. As declarações foram dadas na quinta-feira (13), ao chegar à Câmara dos Deputados.
Segundo Motta, o principal resultado do encontro foi o compromisso de manter um canal permanente de comunicação entre o Executivo e o Legislativo. Além disso, reiterou que o encontro teve um tom amistoso e reforçou a importância de uma relação harmônica entre os Poderes. “Nós combinamos de estar sempre conversando, ter uma agenda de diálogo constante entre o Senado, a Câmara e o governo. Foi mais sobre isso. Não focamos em nenhum assunto pontual, não. Foi uma conversa amistosa, falamos um pouco sobre economia. Combinamos de ficar sempre conversando a partir de agora”, disse.
Reunião de líderes definirá pauta da Câmara
O presidente da Câmara destacou que sua expectativa é resolver a distribuição das presidências das comissões permanentes nos próximos dias, permitindo que sejam instaladas em março. “Os líderes estão começando a discutir internamente, porque sempre tem um conflito. Mais de um partido sempre prioriza as comissões mais importantes”, declarou. “Espero poder resolver isso nos próximos dias, começar a discutir, para, quem sabe, no início de março, fazermos a instalação”, completou.
Sobre uma eventual sessão conjunta do Congresso Nacional nos próximos dias, Motta negou qualquer previsão para a realização do encontro, embora essa decisão caiba ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Já em relação à pauta de votação da próxima semana, ele afirmou que espera divulgar a lista de projetos até o fim desta sexta-feira (14), permitindo maior previsibilidade para as deliberações no plenário da Câmara dos Deputados.
O parlamentar participou, na segunda-feira (10), da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos no Congresso Nacional. Ao longo do dia, esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mais tarde, compareceu à cerimônia de abertura dos trabalhos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a definição das comissões permanentes prevista para o próximo mês, a discussão sobre a reforma eleitoral ganha espaço no debate político e promete ser um dos temas centrais na agenda legislativa deste ano.
Mais Lidas
Política
Moraes e Dino votam para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio