Haddad diz que reforma tributária trará avanços econômicos no médio prazo
Segundo ele, as mudanças buscam resolver problemas históricos do sistema tributário nacional, considerado o sétimo pior do mundo

Sancionada nesta quinta-feira (16) com vetos técnicos, a lei complementar que regulamenta a reforma tributária do consumo, trará impacto para a economia brasileira a partir de 2027, conforme revelou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, as mudanças buscam resolver problemas históricos do sistema tributário nacional, considerado o sétimo pior do mundo, de acordo com o Banco Mundial. As informações são da Agência Brasil.
“O [senador] Eduardo [Braga] e o [deputado] Reginaldo [Lopes] foram muito felizes em colocar os avanços extraordinários que a revolução do sistema tributário brasileiro vai acarretar para toda a população no médio prazo. Em 2027, o Brasil começa a mudar e eu diria que muitas empresas que duvidavam da possibilidade dessa reforma já começam a olhar para o Brasil com mais seriedade”, declarou Haddad.
Sistema tributário brasileiro dificulta desenvolvimento econômico
O relatório mais recente do Banco Mundial aponta o Brasil na posição 184 entre 190 países em termos de eficiência tributária. “Só há seis países com um sistema tributário pior do que o brasileiro. Isso é um entrave para o desenvolvimento brasileiro”, declarou o ministro.
Com a nova legislação, será implementado o Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), que reduz a burocracia e centraliza a cobrança. Haddad explicou que o novo modelo permitirá às empresas focar mais em modernização e qualificação de funcionários do que em estratégias de planejamento tributário.
“Não é possível avançar na economia com esse sistema tributário, até porque a competitividade entre as empresas [no sistema atual] fica muito mais centrada na disputa entre do planejamento tributário do que na inovação, na capacidade técnica, na compra de novas máquinas, no treinamento do seu pessoal, na educação do povo brasileiro”, disse o ministro.
Transição para o IVA será gradual até 2032
O cronograma da reforma tributária prevê uma transição dos tributos atuais para o IVA, com início em 2026 e término em 2032. Segundo Haddad, os benefícios da mudança serão percebidos de forma progressiva. Ele comparou o impacto dessa reforma ao de programas educacionais criados durante sua gestão no Ministério da Educação, como o ProUni, o Fies e a expansão das universidades e institutos federais.
“Olho para essa reforma com o mesmo sentimento. Não vai ser perceptível a mudança amanhã ou depois de amanhã. Mas eu tenho certeza que esse é o maior legado da economia que o governo vai entregar para a população brasileira”, destacou.
Haddad elogia articulação política para a aprovação da reforma
O ministro da Fazenda também ressaltou o trabalho realizado pelo secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, para construir um novo pacto federativo.
“Imagina você fazer um pacto federativo com 5.570 prefeitos, com 27 governadores, com todos os setores envolvidos, porque isso mexeu com toda a economia brasileira, e chegar no entendimento para votar uma emenda constitucional e uma lei complementar. Isso é uma tarefa de uma geração”, completou Haddad.
Mais Lidas
Política
Com voto de Flávio Dino, STF se aproxima da condenação de Zambelli
Eleição em Ruy Barbosa: pesquisa mostra Eridan com 66% das intenções de voto
Últimas Notícias

Golpe de Estado? Julgamento de Bolsonaro no STF abre série de ações contra cinco núcleos
Julgamento do Núcleo 1, que inclui ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras autoridades, inicia nesta terça-feira (25)

Taxistas de Salvador têm até 17 de abril para transferir alvará; veja como fazer
Após essa data, procedimento não será mais permitido, seja em casos de transferência entre vivos (inter vivos) ou por falecimento do autorizatário (causa mortis)

Simm abre 43 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta segunda-feira
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Paredão BBB 25: Aline, Diego Hypolito e Maike disputam permanência após noite de reviravoltas
Formação ocorreu na noite deste domingo (23) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontece nesta terça (25)

Negros ainda recebem quase metade da renda de brancos no Brasil, revela estudo
De acordo com pesquisa, renda média do trabalho principal das pessoas negras correspondia a apenas 58,3%

Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Cauã Reymond discute mudanças em sua rotina de cuidados pessoais e estreia como vilão em nova versão de “Vale Tudo”

Gás de cozinha em Salvador é segundo mais caro do país, mesmo após redução de preço
Valor médio do botijão na capital baiana é de R$ 131,67, ficando atrás apenas de Boa Vista (RR), onde preço médio chega a R$ 136,90

Kiss anuncia retorno aos palcos após dois anos de pausa; saiba tudo sobre o show exclusivo em Las Vegas
A banda promete novidades e participações especiais

Denúncia no STF: o que acontece com Bolsonaro se ele for oficialmente acusado?
Caso denúncia seja aceita, Bolsonaro e os demais acusados passarão à condição de réus, dando início a uma ação penal

Enterro de Larissa Azevedo será nesta segunda-feira: trágica morte em tiroteio choca Salvador
Larissa Azevedo Pinheiro foi atingida no peito durante perseguição policial em Salvador