Haddad diz que extrema direita tem ‘domínio’ das redes sociais: ‘Muito superior ao nosso’
Haddad comentou a polêmica gerada pela portaria da Receita Federal que ampliava o monitoramento de transações financeiras, incluindo o Pix

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na última sexta-feira (21), que a extrema direita possui um domínio superior ao da esquerda nas redes sociais. Durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda, Haddad também lembrou da posse de Donald Trump nos Estados Unidos, e ressaltou que todas as “big techs” estiveram presentes.
“Eu penso que a extrema direita tem um domínio das redes sociais muito superior ao nosso. Eu vivi isso em 2018. Eu vi a operação acontecer de um jeito que… Você veja que o (Donald) Trump estava lá com todas as big techs na primeira fila da posse dele. Ou seja, isso aí virou uma questão importante”, disse.
A declaração foi feita enquanto Haddad comentava a polêmica gerada após a Receita Federal editar uma portaria que ampliava o monitoramento de transações financeiras, incluindo o Pix. A medida foi revogada diante da circulação de informações falsas, como a de que o Pix seria taxado. Posteriormente, o governo publicou uma Medida Provisória (MP) para reforçar a gratuidade e o sigilo do Pix.
Polêmica da “taxação das blusinhas”
Haddad também abordou a controvérsia de 2023 sobre a proposta de “taxar as blusinhas”. Ele admitiu ter sugerido elevar o imposto de importação sobre produtos estrangeiros, mas destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não autorizou a medida. O ministro comparou a situação com as políticas do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que propôs “taxar tudo” para proteger empregos no país, mas avaliou que essas ações geraram uma “sobretaxa”.
Haddad reafirma candidatura de Lula em 2026
Em entrevista à Globonews na quinta-feira (20), Haddad reafirmou a candidatura de Lula à reeleição em 2026. Ele destacou a “coesão” em torno do nome do presidente e enfatizou o “instinto de sobrevivência” do PT.
“Podia até haver dúvida, até o presidente estimulou um certo debate em torno disso. Hoje há uma coesão em torno do nome do presidente Lula e nós vamos seguir trabalhando juntos para o PT, que tem um instinto de sobrevivência muito grande, sabe das tarefas que tem pela frente, dos desafios“, afirmou.
O ministro também ressaltou que o PT está se adaptando ao cenário político atual e mantém o compromisso com suas pautas históricas. “Eu não vejo nenhum problema do presidente Lula (sic) coordenar a todos em proveito de um projeto defensável e competitivo em 2026“, disse.
Atuação no Ministério da Fazenda
Sobre sua gestão na Fazenda, Haddad destacou que sua formação difere de outros ministros que ocuparam o cargo. “Eu tenho outra formação, eu não vou ser o ministro da Fazenda que vai fazer rigorosamente o que todos os meus antecessores fizeram”, observou.
Relação com a Casa Civil
Haddad também negou a existência de animosidade no governo, mas reconheceu tensões entre ministérios devido às suas funções distintas. Questionado sobre críticas de integrantes do PT, ele minimizou o impacto dessas divergências.
“Eu conheço a Gleisi [Hoffmann, ministra das Relações Institucionais] há muito tempo, eu tenho uma relação com a Gleisi de muitos anos. O Rui [Costa, ministro da Casa Civil] eu conheço há menos tempo, então você vai naquele processo de aproximação gradual. E Casa Civil e Fazenda, independentemente dos personagens, tem uma questão, porque são missões um pouco diferentes. Então essa relação é um pouco mais tensionada pela natureza do que cada um pretende entregar“, disse.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados