Haddad descarta disputar eleição em 2026 e diz que Lula deve decidir sobre candidatura à reeleição: ‘prerrogativa é dele’
Ministro explicou que Lula tem deixado claro, inclusive em falas públicas, que concorrerá a um novo mandato caso esteja em boas condições de saúde

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que não pretende disputar a eleição presidencial de 2026 e reforçou que a prerrogativa de concorrer à reeleição é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi dada em entrevista ao portal UOL, nesta segunda-feira (12), em meio a uma série de compromissos internacionais.
Segundo Haddad, em seu campo político, a decisão sobre candidaturas não é individual. “Eu não estou pensando em eleição em 2026, não estou mesmo”, disse o ministro, reforçando que as decisões sobre sucessão presidencial passam por critérios coletivos, e não por desejos pessoais.
Ao comentar o cenário para 2026, Haddad destacou que a eventual candidatura de Lula depende exclusivamente de uma decisão do presidente. Ele explicou que Lula tem deixado claro, inclusive em falas públicas, que concorrerá a um novo mandato caso esteja em boas condições de saúde. “Agora a prerrogativa é dele de decidir”, afirmou, ao lembrar que Lula já disse “para quem quisesse ouvir” que pode tentar um quarto mandato.
Questionado sobre a possibilidade de disputar uma vaga no Senado caso não concorra à Presidência, Haddad descartou essa hipótese e não sinalizou qualquer intenção de mudança de função.
Economia brasileira é vista como promissora, diz ministro
Durante a entrevista, Haddad avaliou o desempenho da economia brasileira. Para ele, o país tem apresentado sinais de crescimento mais justo e sustentado, mesmo diante de desafios.
O ministro defendeu que os dados atuais indicam perspectivas positivas. “Eu acredito que a economia brasileira tem tudo para melhorar ao longo do tempo, mas não considero. Considero os dados da economia brasileira muito significativos”, explicou, ao ressaltar o otimismo do presidente Lula em relação ao futuro do país. “Ele talvez esteja enxergando um pouquinho além do momento atual, mas é muito entusiasmado com o potencial que está sendo construído”.
Viagem aos EUA foca em tecnologia, tarifas e investimentos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu, no último domingo (4), com Scott Bessent, secretário do Tesouro dos Estados Unidos no governo Donald Trump. O encontro ocorreu em Los Angeles, durante passagem do ministro pela Califórnia, e marcou o primeiro diálogo presencial entre as duas autoridades desde a posse do novo governo norte-americano, em janeiro de 2025.
A reunião, fora da agenda oficial, foi motivada pela crescente tensão comercial entre Brasil e EUA, causada pela adoção de sobretaxas de 10% sobre bens industrializados e 25% sobre aço e alumínio brasileiros, em vigor desde março.
Apesar das divergências, Haddad concentrou o diálogo em temas fiscais e cooperação econômica, mantendo a linha técnica adotada pelo governo brasileiro nas tratativas bilaterais. Já as discussões comerciais diretas seguem sob responsabilidade do vice-presidente Geraldo Alckmin, que comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Brasil apresenta plano para atrair centros de dados e IA
Durante o encontro, Haddad detalhou o plano brasileiro para transformar o país em um hub regional de tecnologia, aproveitando a matriz energética limpa e a capacidade de expansão do setor de energia renovável. Entre os temas discutidos estavam a desoneração de bens de capital voltados à tecnologia da informação e o financiamento de infraestrutura digital.
A agenda do ministro na Califórnia incluiu participação na conferência anual do Instituto Milken, onde Haddad integra painéis sobre economia global e transição digital. Ele também se reuniu com Ruth Porat, diretora financeira do Google, para discutir investimentos em centros de dados no Brasil.
Na sequência, o ministro foi até San José, na região de São Francisco, para um encontro com Jensen Huang, CEO da Nvidia, gigante do setor de chips e inteligência artificial. O objetivo é apresentar oportunidades de negócios no Brasil a empresas de alta tecnologia.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF

Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos

Mauro Cid tem prisão decretada e revogada em seguida; PF detém Gilson Machado
Ex-ajudante de Bolsonaro é alvo de nova apuração sobre tentativa de obtenção de passaporte português para deixar o país

Governo testa novo sistema de alerta por celular em Salvador neste sábado (14)
Simulação ocorrerá neste sábado e será acompanhada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia

Del Feliz destaca valorização do forró tradicional e celebra agenda intensa no São João 2025
Cantor ressalta importância da preparação física e vocal para maratona de shows e comemora crescimento das festas juninas no Nordeste