Governo retira urgência de projeto que amplia isenção do Imposto de Renda para até R$ 5 mil
Medida foi adotada para permitir avanço de outras matérias na Câmara dos Deputados

O governo federal retirou, nesta segunda-feira (5), o pedido de urgência constitucional do projeto de lei que propõe a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para contribuintes que recebem até R$ 5 mil mensais. A medida foi adotada para permitir o avanço de outras matérias na Câmara dos Deputados.
A urgência impunha um limite de 45 dias para votação da proposta. Após esse período, caso o texto não fosse analisado, nenhuma outra matéria poderia ser deliberada na Casa. O prazo venceu na última sexta-feira (3), fazendo com que o projeto passasse a obstruir as demais votações no plenário.
A decisão de Lula ocorre às vésperas da instalação da comissão especial responsável por discutir o projeto. A expectativa é que os deputados analisem ainda nesta segunda-feira (5), o requerimento que busca acelerar a tramitação de outra proposta: a que trata da ampliação do número de deputados federais com base nos dados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Redistribuição de cadeiras é tema prioritário
A atualização da representação proporcional no Parlamento atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a adequação da distribuição de cadeiras entre os estados com base no novo censo populacional. A proposta enfrenta resistência de parlamentares de estados que perderiam vagas, mas tem apoio em estados que passariam a contar com mais representantes.
Desde o envio do texto que altera a tabela do Imposto de Renda ao Congresso, o governo federal defendia a tramitação em regime de urgência. No entanto, com a necessidade de avançar em outras discussões legislativas, o Planalto optou por suspender o caráter de prioridade imediata da proposta.
Com a retirada da urgência, o projeto da isenção do IR poderá ser analisado em comissões temáticas antes de ir a plenário, o que deve alongar o processo de tramitação.
Motta prevê instalação de comissão para análise do IR nesta semana
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que a comissão especial que analisará o projeto de ampliação da isenção do Imposto de Renda será instalada nesta semana. O acordo para a criação da comissão foi firmado com o presidente do colegiado, Rubens Pereira Jr. (PT-MA), e será um marco para o avanço da proposta.
Calendário de trabalhos será definido em breve
Durante participação no J. Safra Macro Day 2025 em 28 de abril, Motta também informou que o relator da comissão, Arthur Lira (PP-AL), apresentará o calendário de trabalhos da comissão na próxima semana. Embora o cronograma esteja sendo estruturado, o presidente da Câmara adiantou que a proposta não deverá ser aprovada antes do segundo semestre deste ano.
Ele destacou que o projeto visa uma reforma tributária significativa, mas que o processo legislativo demandará tempo para discussões e ajustes. “Eu entendo que, se ele puder usar o prazo máximo, ele vai conseguir ouvir todas as opiniões possíveis acerca daquilo que poderá ser feito“, disse sobre o trabalho da comissão.
Motta expressou confiança de que o Congresso tem como objetivo concluir a aprovação do projeto até o fim deste ano. Segundo ele, o debate em torno da ampliação da isenção será aprofundado nas sessões da comissão, e a proposta será discutida de forma ampla entre os parlamentares, o que poderá garantir uma decisão mais equilibrada.
No entanto, o presidente da Câmara também alertou para a complexidade da proposta, que envolve questões fiscais delicadas. Ele afirmou que, embora o debate tenha começado, a aprovação não será uma tarefa simples e levará tempo.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos

Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe
Ex-assessor de Jair Bolsonaro é réu na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022

Projeto de Arthur Lira eleva faixa de isenção do IRPF e pode beneficiar milhões de brasileiros
Nova proposta aprovada na Câmara representa passo importante para correção da tabela e redução de desigualdades