Com o tema “Integrando Municípios para Alimentar o Brasil” o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou, nesta terça-feira (3), a 3ª edição do Projeto Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcio Públicos de Municípios (Projeto ConSIM 3). A iniciativa busca capacitar os consórcios de municípios para desenvolver serviços, para que possam integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI-POA.
“Nós estamos colocando orçamento nos consórcios para que eles possam ter dinheiro para contratar profissional, serviços de transporte, comprar cargo, tecnologia, aperfeiçoar laboratórios de análise, quando for preciso, fazer parcerias com as universidades. Uma agenda muito importante para nós”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
O ministro Carlos Henrique, destacou ainda as oportunidades de empregabilidade e a importância das parcerias do governo Federal com a Bahia. “É importante gerar emprego e oportunidades, mas precisamos pensar também naqueles pequenos homens e mulheres que vivem no campo e querem ter a chance de vender seus produtos com qualidade, com atestados de segurança para todo o Brasil”.
De 2006, quando o SISBI foi criado, até 2024, já forma mais de 1500 certificações, e a expectativa é que este número chegue a 2 mil, ampliando o comércio das agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e os respectivos derivados. Entre os resultados esperados estão a maior oferta de produtos de origem animal com regularidade sanitária, desenvolvimento da agricultura familiar, aumento de renda dos produtores, aumento de empregos e desenvolvimento regional.
“É uma parceria que dá certo. Incentivar aquele estado, ampliar o que já existe e você poder comercializar o que é produzido em outros territórios, que não sejam só os territórios onde é produzido”, contou Wallisson Torres, secretário da Agricultura da Bahia.
Leia também:
Governador libera R$ 23,7 mi para requalificação do CPM de Alagoinhas
Lula diz que Brasil serve de exemplo para países que enfrentam militância de Elon Musk