Pular para o conteúdo
Início » Governo do Estado institui ações no Dia Internacional da Juventude

Governo do Estado institui ações no Dia Internacional da Juventude

Governo do Estado institui ações no dia internacional da juventude
Entre as ações está a autorização para a constituição do Comitê Institucional de Juventude do Estado

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou uma série de atos voltados para o Dia Internacional da Juventude, celebrado nesta segunda-feira (12). O evento, promovido pela Coordenação Geral de Políticas Públicas de Juventude (Cojuve), aconteceu na Biblioteca Central, nos Barris, em Salvador.

Entre as ações está a autorização para a constituição do Comitê Institucional de Juventude do Estado (Coijuve), o primeiro do Brasil. O órgão terá, entre suas atribuições, a análise de compatibilidade das medidas previstas na Política Estadual de Juventude com as deliberações das conferências desta população, dos planos plurianuais e das diretrizes do governo para os jovens.

“Eu estou chamando a responsabilidade para o meu governo. Para que cada secretaria do meu governo compreenda a importância das políticas para a juventude. E não estou tratando numa dimensão de futuro, é agora. Eu quero as ações para a juventude agora. O futuro será consequência disso”, reforçou o governador Jerônimo Rodrigues, lembrando que as oportunidades precisam ser criadas, para queos profissionais sejam cada vez capacitados.

As iniciativas que buscam fortalecer as políticas públicas para jovens, promover a inclusão social e apoiar o desenvolvimento sustentável e a igualdade racial ganhou o reforço do Agente Jovem Ambiental, o AJA Bahia, uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Serão contempladas pessoas com idade de 15 a 29 anos, integrantes de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado da Bahia. O objetivo é promover a inclusão e participação social de jovens em ações de educação ambiental.

Projeto CNH

Com o tema #SouJuvs, a programação especial envolve a participação de diversos órgãos, que tenham iniciativas voltadas para os jovens. Um deles é o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), com os programas de Incentivo à Habilitação CNH da Gente e CNH na Escola, que será enviado para a Assembleia Legislativa pelo governador. As iniciativas vão conceder isenção total das taxas para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou para a mudança de categoria.

A finalidade dos programas é a formação, qualificação e habilitação dos condutores de veículos automotores e elétricos, de forma gratuita, com enfoque à população de baixa renda e estudantes do Ensino Médio ou Educação Profissional e Tecnológica, da rede pública estadual de ensino.

“Um projeto que visa conceder a formação de condutor para o público de baixa renda. O segundo permite ao jovem já começar a formação de condutor no Ensino Médio. Ele começa a formação na escola”, explicou o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel, pontuando que a previsão é que o início ocorra logo após aprovação pelos deputados.

Leia também:

Governador lança medidas estratégicas para a juventude em ato na Biblioteca Central

Governo da Bahia amplia investimentos em programas de permanência estudantil

Joá Souza/GOVBA