Governador libera R$ 1,74 bi em precatórios para professores e envia projeto à AL-BA de abono para toda a categoria
Benefício abrangerá todos os integrantes da carreira do magistério que estão na folha de pagamento da SEC e da Suprev
Thuane Maria/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta sexta-feira (12), o pagamento da quarta parcela do precatório dos professores da rede estadual e apresentou um novo calendário de quitação. O anúncio foi feito no Centro de Operações e Inteligência (COI), e o petista também informou o envio de um Projeto de Lei à AL-BA que prevê um abono extraordinário para os profissionais da educação.
O benefício abrangerá todos os integrantes da carreira do magistério que estão na folha de pagamento da Secretaria de Educação (SEC) e da Superintendência de Previdência (Suprev).
“Assumimos o compromisso de enviar à Assembleia um projeto de lei pedindo autorização para pagar o abono a todos os professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, ativos e aposentados. É uma medida de justiça e de reconhecimento ao trabalho da categoria”, afirmou Jerônimo.
O ato contou com a presença da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD); da secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito; deputados e representantes da categoria.
Pagamento do precatório e abono extraordinário
O quarto pagamento do precatório faz parte de um processo dividido em três etapas e vai atingir mais de 87 mil profissionais, entre jornadas de 20h e 40h, incluindo pagamentos ordinários e extraordinários. Nesta fase, serão liberados cerca de 40% do montante previsto para 2025, equivalente a aproximadamente R$ 1,74 bilhão.
Os professores que atuaram entre dezembro de 1998 e janeiro de 2006 terão os valores assegurados a partir da publicação de decreto no Diário Oficial do Estado, enquanto os contemplados pelo abono extraordinário dependem da aprovação do Projeto de Lei pela Alba.
“O abono está garantido para 2026. Assim que a segunda parcela do precatório for creditada, encaminharemos novo projeto de lei à Assembleia, assegurando o pagamento a todos os profissionais do magistério”, disse o governador, que frisou a expectativa de que a primeira parcela do abono seja paga ainda em setembro.
“Se fosse pagar todos que têm direito, de 88 até 2006, eu não precisava de lei. Esses eu posso pagar, mas estou dando um abono para todos os servidores da Educação. Nós vamos pagar um abono para os professores. Não está na minha obrigação, mas é um compromisso com o estímulo a melhor qualidade na educação”.
Ivana garante ‘celeridade’ para análise
Ao comentar o projeto, a presidente da AL-BA, Ivana Bastos, afirmou que a proposta será analisada rapidamente. Segundo ela, a temática será discutida com líderes da base e da oposição, com o objetivo de reunir os deputados para “levar a matéria ao plenário com a celeridade necessária”.
“É um compromisso de a Assembleia garantir que, em até dez dias após a aprovação, o abono referente ao período de 1998 a 2006 seja pago a toda a folha da educação. Nada como contar com um governador que é professor, que valoriza a categoria e transforma este compromisso em realidade”, assegurou.
Já a secretária da Educação, Rowenna Brito, afirmou se tratar de um “momento de grande importância para os profissionais da educação da Bahia”. “O abono e o pagamento do precatório reconhecem o esforço e a dedicação dos professores e coordenadores pedagógicos. A Secretaria da Educação trabalhou junto com a Suprev e a Fazenda para garantir que todos os cálculos estivessem corretos e que o benefício alcance a todos de forma justa”.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Últimas Notícias
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro