Governador diz que vai se reunir com Bruno Reis, mas data segue indefinida

Na pauta, Jerônimo pretende tratar sobre saúde, educação, infraestrutura e segurança


Vixe d-flex me-2
Héber Araújo e Daniel Freitas 12/03/2025 13:09 Política
Governador diz que vai se reunir com Bruno Reis, mas data segue indefinida - Matheus Landim/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, na manhã desta quarta-feira (12), que se reunirá com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), para discutir temas importantes para a cidade e o Estado, mas a data segue indefinida. A agenda foi solicitada pelo próprio prefeito ainda no início do governo em 2023, mas nunca foi respondida pelo petista.

Na pauta, segundo o governador, estão saúde, educação, infraestrutura e segurança, áreas prioritárias tanto para o governo estadual quanto para a prefeitura. Ainda durante a entrega da UTI onco-hematológica no Hospital Geral Roberto Santos, o governador mandou uma indireta ao prefeito que a abertura de novos leitos na capital baiana ocorre pela falta de investimentos no setor pela administração municipal, mas ponderou que vai buscar parcerias com o adversário político.

Parcerias para Policlínicas

Em entrevista ao Portal M!, Jerônimo Rodrigues falou sobre o modelo de parceria com a Prefeitura de Salvador, destacando que o município não precisará construir uma nova policlínica, apenas arcar com o consórcio, e contribuir com a sua coparticipação. 

“Nós temos duas policlínicas. Se o município aderir a essas duas, não vai precisar construir. Ele vai, não é pagar ao governo do Estado, não, é o consórcio. Ele vai contribuir com a sua cota-parte e vai ter condições de atender uma quantidade de pessoas, em Escada ou Narandiba”, disse Jerônimo.

A parceria com o Governo Federal também foi mencionada, com o registro de uma nova policlínica cadastrada no PAC pelo prefeito. O governador também afirmou que o Estado está disposto a ajudar Bruno Reis a captar recursos federais para outros projetos de saúde.

“A prefeitura cadastrou uma policlínica no PAC. Na segunda geração do PAC, agora com Lula e Rui Costa, tem uma policlínica lá cadastrada e quem sabe mais uma. Se for uma clínica municipal, em uma boa localização, tranquila, tem que ser feita. Inclusive, o Estado vai dar aporte financeiro para depois contratualizar o serviço”, pontuou.

Importância da cooperação entre governos

Jerônimo Rodrigues também abordou a importância da cooperação entre o governo estadual e a prefeitura de Salvador, enfatizando que disputas políticas ficaram para trás. Segundo o petista, neste momento, o foco deve ser a colaboração para o bem-estar da população, deixando claro que, mais do que rivalidades, é necessário um esforço conjunto para resolver os problemas enfrentados pela cidade e pelo Estado.

“Essa disputa entre governador e prefeito, isso já foi. [Eleição] foi no ano passado e vai ser em 2026. Agora, o que nós temos que disponibilizar? Nossa energia positiva, onde é que há vazio, o que é que eu posso fazer? O que é que você pode fazer? ‘Prefeito faça aqui que eu lhe ajudo. Então, eu faço, você me ajuda’. Eu espero que a gente possa fazer como estou fazendo com Zé Ronaldo e tantos outros municípios”, disse o governador.

Ampliação da saúde básica e parcerias

Ainda em entrevista ao Portal M!, o governador também ressaltou o impacto da ampliação no atendimento de pacientes graves. Segundo o petista, a criação de novos leitos e unidades de saúde, como a UTI Onco-Hematológica no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), o governo baiano está reforçando o combate a doenças graves, como a leucemia. 

“Estamos falando, arredondando, de 19 leitos. Aquelas pessoas que estavam aguardando um tratamento, uma medicação em um lugar especializado, que às vezes não é nem cirurgia, mas que precisam tomar uma aplicação de um medicamento que exige uma UTI por conta da dosagem, da necessidade de ter um cuidado mais intensivo. Então, vamos ajudar nessa área específica da leucemia”, destacou Jerônimo ao Portal M!.

Sobre a fila de espera, que é criticada pela oposição e chamada como a “fila da morte”, o governador ponderou que, embora seja impossível zerar o número de pessoas, o objetivo é atender com mais rapidez os casos mais graves e a ampliação da UTI Onco-Hematológica pode ajudar nisso. 

“Não existe zerar, porque sempre vai ter alguém ali e a gente pode mediar. Quem está no estado mais grave, que venha, porque sempre haverá gente aguardando na fila. Em alguns momentos, uma situação se agrava mais, então isso vai ajudar, sim, na regulação do Estado. E como é SUS, outros estados vão querer vir aqui para beber na fonte, pegar experiência”, explicou o governador.

Discussões sobre infraestrutura e segurança

Além da saúde, Jerônimo Rodrigues disse que ele e Bruno Reis devem abordar temas como infraestrutura e segurança pública, áreas que, segundo o governador, também merecem um tratamento conjunto entre os governos estadual e municipal. Ele citou a necessidade de discutir a construção de obras importantes, como a ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica e a ampliação de investimentos no transporte público, incluindo o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). 

“Tem uma agenda. Ainda estamos sem data, aguardando a minha agenda com a do prefeito Municipal de Salvador, para a gente poder tratar de temas importantes, como é o caso da ponte, do VLT, da Educação e da Segurança Pública. Mas o tema da saúde vai estar lá e nós colocamos. Disponibilizamos recursos, inclusive, para que o município possa captar esse recurso do Estado e poder construir a Unidade Básica de Saúde”.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Governador reforça apoio ao comércio e inovação em evento estratégico para varejo -
Negócios 20/03/2025 às 13:09

Governador reforça apoio ao comércio e inovação em evento estratégico para varejo

Jerônimo Rodrigues (PT) participou do encerramento do congresso Cenários & Tendências, evento voltado para setor em Feira de Santana


Legado e reconhecimento: Heraldo Rocha recebe Comenda 2 de Julho na AL-BA -
Política 20/03/2025 às 12:38

Legado e reconhecimento: Heraldo Rocha recebe Comenda 2 de Julho na AL-BA

Ex-deputado estadual por cinco mandatos reforça luta pela saúde e autismo, e faz alerta sobre Bahia: ‘situação crítica’


Haddad descarta recessão e garante equilíbrio econômico sem frear crescimento -
Política 20/03/2025 às 12:07

Haddad descarta recessão e garante equilíbrio econômico sem frear crescimento

Para ministro, política econômica do governo e ações do Banco Central devem ser suficientes para manter preços sob controle


Barco Show Bahia: feirão náutico em Salvador traz embarcações a partir de R$ 10 mil e experiências sensoriais únicas -
Negócios 20/03/2025 às 11:36

Barco Show Bahia: feirão náutico em Salvador traz embarcações a partir de R$ 10 mil e experiências sensoriais únicas

Evento acontece, a partir desta quinta-feira (20) até domingo (23), no Terminal Turístico Náutico, com exposições e atividades exclusivas


Jerônimo anuncia nova gestão para BR-116 e BR-101; veja quem assume no lugar da ViaBahia -
Cidades 20/03/2025 às 10:34

Jerônimo anuncia nova gestão para BR-116 e BR-101; veja quem assume no lugar da ViaBahia

Medida ocorre enquanto governo federal finaliza processo de licitação para nova concessão das rodovias federais que cortam Estado


Polícia Civil deflagra operações contra grupos criminosos na Bahia -
Cidades 20/03/2025 às 10:03

Polícia Civil deflagra operações contra grupos criminosos na Bahia

Cerca de 300 policiais cumprem mandados de busca e apreensão em Salvador e Região Metropolitana


Resumo BBB 25 de quarta-feira (19/3): Carnaval de Olinda agita festa no BBB e nova briga de gêmeos coloca em risco aliança -
BBB 25 20/03/2025 às 09:32

Resumo BBB 25 de quarta-feira (19/3): Carnaval de Olinda agita festa no BBB e nova briga de gêmeos coloca em risco aliança

Evento inspirado na cultura pernambucana emociona Guilherme, enquanto dinâmica e conflitos redefinem rumos do jogo


Imperdível: Salvador celebra seus 476 anos e 7 eventos marcam as comemorações no Festival da Cidade -
Cultura 20/03/2025 às 09:01

Imperdível: Salvador celebra seus 476 anos e 7 eventos marcam as comemorações no Festival da Cidade

Confira programação gratuita e não perca atividades culturais e de inclusão na capital baiana


STF agenda julgamento do ‘núcleo 2’ de acusados por trama golpista para 29 e 30 de abril -
Política 20/03/2025 às 08:30

STF agenda julgamento do ‘núcleo 2’ de acusados por trama golpista para 29 e 30 de abril

Grupo a ser julgado conta com seis pessoas, incluindo Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF)


Malafaia chama líder do Republicanos de ‘cretino’ por críticas ao projeto de anistia do 8 de Janeiro -
Política 20/03/2025 às 08:00

Malafaia chama líder do Republicanos de ‘cretino’ por críticas ao projeto de anistia do 8 de Janeiro

Pastor cobrou posicionamento de lideranças do Republicanos, como Tarcísio, Damares e Mourão