Golpe de Estado? Julgamento de Bolsonaro no STF abre série de ações contra cinco núcleos
Julgamento do Núcleo 1, que inclui ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras autoridades, inicia nesta terça-feira (25)

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa, nesta terça-feira (25), o julgamento do Núcleo 1 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a suposta trama golpista. Esse grupo inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras autoridades. Nos próximos meses, o STF analisará as denúncias contra outros quatro grupos envolvidos no caso.
Próximos julgamentos no STF
A Corte já definiu as datas para o julgamento dos núcleos 2 e 3. A Primeira Turma do STF julgará nos dias 29 e 30 de abril o chamado núcleo 2 da denúncia da PGR sobre tentativa de golpe de Estado. A data foi definida, na última quarta-feira (19), pelo ministro Cristiano Zanin. O grupo a ser julgado conta com seis pessoas, incluindo Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Marcelo Costa Câmara, ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL).
Já o núcleo 3 será julgado nos dias 8 e 9 de abril. A decisão também caberá à Primeira Turma da Corte, presidida pelo ministro Cristiano Zanin. A análise da denúncia ocorrerá em três sessões, com a primeira na terça-feira (8), dividida em dois horários, às 9h30 e 14h, e outra na quarta-feira (9), às 9h30. O processo segue os moldes do julgamento marcado para o dia 25 de março, que avaliará a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados. Caso a Corte aceite a denúncia, os investigados se tornarão réus. Além de Zanin, compõem a 1ª Turma os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, também liberou a denúncia contra o Núcleo 4 para votação. No entanto, a definição da data depende do presidente da Primeira Turma do STF, Cristiano Zanin. Não há previsão para o julgamento do Núcleo 5.
Divisão da denúncia e estratégia da PGR
O STF decidirá se aceita a denúncia contra os acusados, tornando-os réus em uma ação penal. A PGR optou por dividir a denúncia em cinco núcleos, seguindo estratégia para agilizar o processo. Essa organização foi baseada na investigação da Polícia Federal (PF), que apontou diferentes frentes de atuação na suposta tentativa de golpe no final de 2022.
A investigação da PF identificou seis frentes distintas dentro da organização suspeita:
- Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral;
- Incitação de Militares ao Golpe de Estado;
- Juridicamente responsável;
- Apoio Operacional às Ações Golpistas;
- Inteligência Paralela;
- Execução de Medidas Coercitivas.
A PGR reorganizou essa divisão e estruturou os cinco núcleos da denúncia, excluindo oito pessoas que foram indiciadas pela PF, mas não denunciadas formalmente.
Confira datas e integrantes de cada núcleo:
- Núcleo 1
- Data de início do julgamento: 25/03/2025
- Integrantes: Jair Bolsonaro, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira, Mauro Cid, Almir Garnier, Alexandre Ramagem e Anderson Torres.
- Núcleo 2
- Data de início do julgamento: 29/04/2025
- Integrantes: Fernando de Sousa Oliveira, Filipe Garcia Martins Pereira, Marcelo Costa Câmara, Marília Ferreira de Alencar, Mário Fernandes e Silvinei Vasques.
- Núcleo 3
- Data de início do julgamento: 08/04/2025
- Integrantes: Bernardo Romão Correa Netto; Cleverson Ney Magalhães; Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; Fabrício Moreira de Bastos; Hélio Ferreira Lima; Márcio Nunes de Resende Júnior; Nilton Diniz Rodrigues; Rafael Martins de Oliveira; Rodrigo Bezerra de Azevedo; Ronald Ferreira de Araújo Júnior; Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros; Wladimir Matos Soares.
- Núcleo 4
- Denúncia liberada para inclusão na pauta, mas sem data de julgamento definida
- Integrantes: Ailton Gonçalves Maraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques de Almeida, Marcelo Araújo Bormevet e Reginaldo Viera de Abreu.
- Núcleo 5
- Denúncia sob análise de Alexandre de Moraes e sem data para ir a julgamento
- Integrante: Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados