Geraldo Jr. defende maior espaço para MDB no governo estadual, mas ressalta que decisão não está em suas mãos
Em entrevista ao Portal M!, Jerônimo evitou responder diretamente sobre permanência do vice-governador na chapa em 2026

O vice-governador da Bahia, Geraldo Jr. (MDB), afirmou, na manhã desta quarta-feira (11), que o MDB tem buscado uma presença mais robusta no governo estadual. No entanto, em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, ele destacou que essa decisão está nas mãos do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que atualmente conduz negociações políticas com os partidos aliados, e à Executiva Estadual do MDB.
“O governador tem conversado com todos os partidos. Nós temos recebido os prefeitos eleitos desses partidos. Essa é uma decisão que cabe à Executiva do meu partido, do MDB. Logicamente que participo da Executiva Nacional, da Executiva Estadual. Mas essa aí é uma composição que nós deixamos aí pela Executiva, pelo ministro Geddel, pelo Lúcio Vera Lima […] Mas nós vamos continuar aí governando aí pela Bahia”, afirmou Geraldo Jr.
Governador evita definir cenário para 2026
Em entrevista ao Portal M! na última segunda-feira (9), Jerônimo Rodrigues evitou responder diretamente sobre a permanência de Geraldo Jr. como candidato a vice-governador em 2026. O petista justificou que a formação da chapa majoritária dependerá de articulações políticas mais amplas, envolvendo o contexto nacional e a estratégia do presidente Lula.
“Então, o momento correto da chapa majoritária ainda vai demandar mais conversas, a gente vai depender inclusive do cenário nacional, como é que Lula vai desenhar o arcabouço dos partidos que vão acompanhá-los, para que a gente possa naturalmente compor uma chapa competitiva”, explicou o governador durante a entrega do novo Complexo Policial do Ogunjá, em Salvador.
Além disso, Jerônimo ressaltou que está concentrado na composição atual do governo e no fortalecimento das relações com prefeitos eleitos pelos partidos aliados.
“Nós estamos discutindo ainda a composição do nosso governo. Estamos com ele, com os partidos, com o Conselho Político, discutindo. Primeiro assim, agora, ao sair daqui, eu vou me reunir com a recepção dos prefeitos eleitos pelo PV. À tarde, eu terei o encontro com os partidos, com os prefeitos eleitos pelo PC do B. Eu estou fazendo esse encontro, já fizemos com o Avante, já fizemos com o PSB, com o MDB. Estamos nessa fase de fazer acolhimento dos prefeitos eleitos, tratar de uma forma muito delicada para que não haja nem aquela sensação de que a gente soltou a mão dos que acompanharam a gente”, completou.
Relevância do MDB no cenário político
Apesar das indefinições, Geraldo Jr. reafirmou a importância do MDB para o governo estadual e destacou o peso histórico do partido nas últimas eleições. Ele também destacou a contribuição do MDB para o cenário político nacional.
“O desejo de ganhar mais espaço está em todo partido. Mas também nós entendemos que nós precisamos governar, a Bahia precisa governar, o governador sabe o tamanho que é o MDB, entende a importância que teve o MDB em 2022, sabe da importância que teve o partido em 2024 e sabe da importância que tem o partido de ordem nacional por presidente. Isso tudo vai ser colocado na conta na hora dele definir como vai tratar o partido”, concluiu o vice-governador.
Próximos passos nas articulações políticas
Enquanto Geraldo Jr. e o MDB aguardam as definições do governador, as articulações continuam a todo vapor. O foco é manter a unidade da base aliada e fortalecer as relações com lideranças locais e regionais, mirando na consolidação de um projeto político que garanta estabilidade ao governo estadual e resultados positivos nas próximas eleições.
Com a composição do novo secretariado de Jerônimo e o cenário nacional como fator de influência, as negociações prometem ganhar novos contornos nos próximos meses.
Mais Lidas
Política
Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM
STF mantém suspensão da rede social Rumble no Brasil
Últimas Notícias

Hupes-UFBA promove semana de conscientização sobre higiene do sono

Bruno Reis entrega escola reformada e amplia vagas em São Caetano

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025
Expectativas do PIB e inflação são ajustadas para baixo, e nova expectativa é que dólar encerre 2025 cotada a R$ 5,98

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras
Ação faz parte da megaoperação 'Soberania Cacaueira', deflagrada nesta segunda-feira (17), na região

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia
Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos
Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos
Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025
Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)

Universidade para Todos 2025: inscrições abrem terça-feira; veja como participar
Programa é voltado para alunos da rede pública da Bahia, com foco na preparação para o Enem e vestibulares