Geraldo Jr. defende maior espaço para MDB no governo estadual, mas ressalta que decisão não está em suas mãos
Em entrevista ao Portal M!, Jerônimo evitou responder diretamente sobre permanência do vice-governador na chapa em 2026
Equipe M!
O vice-governador da Bahia, Geraldo Jr. (MDB), afirmou, na manhã desta quarta-feira (11), que o MDB tem buscado uma presença mais robusta no governo estadual. No entanto, em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, ele destacou que essa decisão está nas mãos do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que atualmente conduz negociações políticas com os partidos aliados, e à Executiva Estadual do MDB.
“O governador tem conversado com todos os partidos. Nós temos recebido os prefeitos eleitos desses partidos. Essa é uma decisão que cabe à Executiva do meu partido, do MDB. Logicamente que participo da Executiva Nacional, da Executiva Estadual. Mas essa aí é uma composição que nós deixamos aí pela Executiva, pelo ministro Geddel, pelo Lúcio Vera Lima […] Mas nós vamos continuar aí governando aí pela Bahia”, afirmou Geraldo Jr.
Governador evita definir cenário para 2026
Em entrevista ao Portal M! na última segunda-feira (9), Jerônimo Rodrigues evitou responder diretamente sobre a permanência de Geraldo Jr. como candidato a vice-governador em 2026. O petista justificou que a formação da chapa majoritária dependerá de articulações políticas mais amplas, envolvendo o contexto nacional e a estratégia do presidente Lula.
“Então, o momento correto da chapa majoritária ainda vai demandar mais conversas, a gente vai depender inclusive do cenário nacional, como é que Lula vai desenhar o arcabouço dos partidos que vão acompanhá-los, para que a gente possa naturalmente compor uma chapa competitiva”, explicou o governador durante a entrega do novo Complexo Policial do Ogunjá, em Salvador.
Além disso, Jerônimo ressaltou que está concentrado na composição atual do governo e no fortalecimento das relações com prefeitos eleitos pelos partidos aliados.
“Nós estamos discutindo ainda a composição do nosso governo. Estamos com ele, com os partidos, com o Conselho Político, discutindo. Primeiro assim, agora, ao sair daqui, eu vou me reunir com a recepção dos prefeitos eleitos pelo PV. À tarde, eu terei o encontro com os partidos, com os prefeitos eleitos pelo PC do B. Eu estou fazendo esse encontro, já fizemos com o Avante, já fizemos com o PSB, com o MDB. Estamos nessa fase de fazer acolhimento dos prefeitos eleitos, tratar de uma forma muito delicada para que não haja nem aquela sensação de que a gente soltou a mão dos que acompanharam a gente”, completou.
Relevância do MDB no cenário político
Apesar das indefinições, Geraldo Jr. reafirmou a importância do MDB para o governo estadual e destacou o peso histórico do partido nas últimas eleições. Ele também destacou a contribuição do MDB para o cenário político nacional.
“O desejo de ganhar mais espaço está em todo partido. Mas também nós entendemos que nós precisamos governar, a Bahia precisa governar, o governador sabe o tamanho que é o MDB, entende a importância que teve o MDB em 2022, sabe da importância que teve o partido em 2024 e sabe da importância que tem o partido de ordem nacional por presidente. Isso tudo vai ser colocado na conta na hora dele definir como vai tratar o partido”, concluiu o vice-governador.
Próximos passos nas articulações políticas
Enquanto Geraldo Jr. e o MDB aguardam as definições do governador, as articulações continuam a todo vapor. O foco é manter a unidade da base aliada e fortalecer as relações com lideranças locais e regionais, mirando na consolidação de um projeto político que garanta estabilidade ao governo estadual e resultados positivos nas próximas eleições.
Com a composição do novo secretariado de Jerônimo e o cenário nacional como fator de influência, as negociações prometem ganhar novos contornos nos próximos meses.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel