Futuro presidente do Banco Central elogia apoio de Campos Neto na transição: ‘Super gentil e generoso’

Galípolo destacou a colaboração do atual presidente, que o apresentou como sucessor em reunião do Banco de Compensações Internacionais


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 02/12/2024 19:40 Política
Futuro presidente do Banco Central elogia apoio de Campos Neto na transição: ‘Super gentil e generoso’ - Edilson Rodrigues/Agência Senado

O futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, elogiou a postura do atual comandante da instituição, Roberto Campos Neto, durante o processo de transição de cargo. Em palestra no Fórum Político da XP Investimentos, realizada em São Paulo nesta segunda-feira (2), Galípolo destacou a colaboração de Campos Neto, que o apresentou como sucessor em reunião do Banco de Compensações Internacionais (BIS).

“Estive agora no BIS e o Roberto está sendo super gentil e generoso nesse processo de transição. Dentro desses processos, uma coisa que ele fez foi me levar ao BIS”, afirmou Galípolo.

Durante o evento, Galípolo relatou que, no encontro do BIS, foi recebido pelos membros do conselho, composto por banqueiros centrais de diversos países. Ele mencionou que frequentemente recebeu questionamentos sobre o cenário econômico brasileiro, especialmente a relação entre a taxa básica de juros elevada (11%) e o pleno emprego no país. “Só para eu entender, então você está com uma taxa de 11%, está no pleno emprego? Eu falei, é”, explicou, destacando a curiosidade internacional sobre o Brasil.

Galípolo também enfatizou o orgulho em participar da primeira transição de comando do Banco Central após a aprovação da autonomia da instituição. “Fui recebido muito bem dentro do BC por todos os diretores, por toda a equipe técnica, e eu fico muito contente que a gente esteja conseguindo demonstrar essa estabilidade e fortaleza institucional do BC”, afirmou. “Acho que isso é um pilar importante para sustentar a economia brasileira, que a gente consiga preservar isso.”

Além disso, Galípolo aproveitou para agradecer aos três novos indicados à diretoria do Banco Central, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e ao próprio Campos Neto pela condução do processo de escolha e transição.

“Estou muito contente com o time que a gente tem no Banco Central, e vai ser muito bom para todos nós contar com os três”, disse. “E agradecer também ao presidente Lula, ao ministro Fernando Haddad, ao Roberto, a todo mundo com quem eu pude conversar, dialogar, e a confiança de permitir a gente apresentar os nomes.”

Os novos indicados incluem Nilton David, chefe de Tesouraria do Bradesco, que assumirá a diretoria de Política Monetária no lugar de Galípolo; Gilneu Vivan, do departamento de Regulação do Sistema Financeiro, que ocupará a diretoria de Regulação; e Izabela Correa, secretária de Integridade Pública da CGU, que ficará à frente da diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, substituindo Carolina Barros.

Conforme comunicado divulgado pelo Banco Central na última sexta-feira (29), os nomes serão submetidos ao Senado Federal para sabatina. A aprovação pelos senadores é o último passo antes da posse oficial dos indicados.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina -
Política 25/01/2025 às 19:36

PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina

Senador era acusado de interferir para criação de legislações favoráveis a Richard Klien, empresário do setor portuário


Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência -
Política 25/01/2025 às 18:55

Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência

Entidades beneficiadas são monitoradas pela CGU para garantir aplicação correta dos recursos


Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25 -
BBB 25 25/01/2025 às 18:14

Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25

Ginastas garantem imunidade para outra dupla durante formação do paredão; Maike e Gabriel foram escolhidos para castigo do monstro


Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo -
Política 25/01/2025 às 17:33

Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo

Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista


Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
 -
Internacional 25/01/2025 às 16:52

Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder


Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito


Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador -
Cidades 25/01/2025 às 16:11

Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador

Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá


‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana -
Política 25/01/2025 às 15:30

‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana

Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas


Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’ -
Política 25/01/2025 às 14:49

Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’

Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional


Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima -
Cidades 25/01/2025 às 14:08

Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima

De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números


Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’ -
BBB 25 25/01/2025 às 13:27

Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’

Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X