Futuro presidente do Banco Central elogia apoio de Campos Neto na transição: ‘Super gentil e generoso’
Galípolo destacou a colaboração do atual presidente, que o apresentou como sucessor em reunião do Banco de Compensações Internacionais
O futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, elogiou a postura do atual comandante da instituição, Roberto Campos Neto, durante o processo de transição de cargo. Em palestra no Fórum Político da XP Investimentos, realizada em São Paulo nesta segunda-feira (2), Galípolo destacou a colaboração de Campos Neto, que o apresentou como sucessor em reunião do Banco de Compensações Internacionais (BIS).
“Estive agora no BIS e o Roberto está sendo super gentil e generoso nesse processo de transição. Dentro desses processos, uma coisa que ele fez foi me levar ao BIS”, afirmou Galípolo.
Durante o evento, Galípolo relatou que, no encontro do BIS, foi recebido pelos membros do conselho, composto por banqueiros centrais de diversos países. Ele mencionou que frequentemente recebeu questionamentos sobre o cenário econômico brasileiro, especialmente a relação entre a taxa básica de juros elevada (11%) e o pleno emprego no país. “Só para eu entender, então você está com uma taxa de 11%, está no pleno emprego? Eu falei, é”, explicou, destacando a curiosidade internacional sobre o Brasil.
Galípolo também enfatizou o orgulho em participar da primeira transição de comando do Banco Central após a aprovação da autonomia da instituição. “Fui recebido muito bem dentro do BC por todos os diretores, por toda a equipe técnica, e eu fico muito contente que a gente esteja conseguindo demonstrar essa estabilidade e fortaleza institucional do BC”, afirmou. “Acho que isso é um pilar importante para sustentar a economia brasileira, que a gente consiga preservar isso.”
Além disso, Galípolo aproveitou para agradecer aos três novos indicados à diretoria do Banco Central, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e ao próprio Campos Neto pela condução do processo de escolha e transição.
“Estou muito contente com o time que a gente tem no Banco Central, e vai ser muito bom para todos nós contar com os três”, disse. “E agradecer também ao presidente Lula, ao ministro Fernando Haddad, ao Roberto, a todo mundo com quem eu pude conversar, dialogar, e a confiança de permitir a gente apresentar os nomes.”
Os novos indicados incluem Nilton David, chefe de Tesouraria do Bradesco, que assumirá a diretoria de Política Monetária no lugar de Galípolo; Gilneu Vivan, do departamento de Regulação do Sistema Financeiro, que ocupará a diretoria de Regulação; e Izabela Correa, secretária de Integridade Pública da CGU, que ficará à frente da diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, substituindo Carolina Barros.
Conforme comunicado divulgado pelo Banco Central na última sexta-feira (29), os nomes serão submetidos ao Senado Federal para sabatina. A aprovação pelos senadores é o último passo antes da posse oficial dos indicados.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Últimas Notícias
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Senador era acusado de interferir para criação de legislações favoráveis a Richard Klien, empresário do setor portuário
Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência
Entidades beneficiadas são monitoradas pela CGU para garantir aplicação correta dos recursos
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Ginastas garantem imunidade para outra dupla durante formação do paredão; Maike e Gabriel foram escolhidos para castigo do monstro
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X