Francisco Netto é reeleito presidente do TCM-BA para o biênio 2025-2027
Posse está prevista para 10 de março, data em que o TCM completa 54 anos de fundação

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) reelegeu, nesta terça-feira (18), Francisco de Souza Andrade Netto para a presidência da entidade durante o biênio 2025-2027. A mesa diretora também segue inalterada, com Mário Negromonte na vice-presidência e Plínio Carneiro Filho na corregedoria. A posse está prevista para 10 de março, data em que o TCM completa 54 anos de fundação.
Após a eleição, Francisco Netto agradeceu a confiança dos conselheiros e destacou que esse será seu oitavo mandato na presidência.
“Pela generosidade de meus pares”, considerou. Ele também ressaltou a atuação dos membros da mesa diretora na administração do tribunal e na fiscalização das gestões municipais. Segundo ele, o TCM tem como compromisso orientar as prefeituras para um melhor atendimento das demandas da população.
Planejamento estratégico e modernização
Netto mencionou desafios para garantir maior eficácia e agilidade ao trabalho do tribunal, incluindo a necessidade de novas ferramentas tecnológicas e capacitação técnica. Ele destacou os estudos para o Planejamento Estratégico do TCM para o período de 2026 a 2030, que estão em andamento e devem ser concluídos em seis meses.
Outro ponto abordado foi a elaboração de um Plano de Investimento em Tecnologia da Informação, com previsão de novos recursos e inovações tecnológicas. O presidente citou ferramentas de inteligência artificial como aliadas para aprimorar o acompanhamento e a fiscalização das gestões municipais, tornando os processos mais ágeis e seguros.
Reforma administrativa
Francisco Netto também destacou a necessidade de atualização da Lei nº 13.205/2014, que viabilizará uma reforma administrativa no tribunal. Um Projeto de Lei com essa finalidade está em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia.
O presidente ressaltou que a modernização do TCM passa não apenas pelo uso de novas tecnologias, mas também pela valorização e qualificação dos servidores.
“São recursos indispensáveis no processo de construção de um novo tempo para o TCM”, afirmou Netto, que reforçou que conta com o apoio dos membros do tribunal, auditores, Ministério Público de Contas e servidores para avançar com as mudanças necessárias.
TCM suspende processos seletivos de prefeitura baiana
O TCM-BA determinou, na última quarta-feira (12), a suspensão de três processos seletivos simplificados realizados pela Prefeitura de Poções em 2024, sob a gestão de Irenilda Cunha de Magalhães.
A decisão também ordenou a interrupção imediata dos pagamentos à empresa “JFS Serviços Combinados Eireli”, devido à violação do princípio constitucional do concurso público na contratação de servidores municipais.
A medida atendeu a representação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que identificou irregularidades na contratação da empresa responsável pelo concurso público de 2022, falhas na aplicação das provas e indícios de fraude.
Segundo o MP-BA, houve prejuízo ao erário, agravado pelo descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado para regularizar a situação. O concurso foi homologado em junho de 2024, com convocações iniciadas em agosto, mas a prefeitura teria mantido a renovação de contratos temporários, prejudicando os candidatos aprovados.
O relator do caso, conselheiro Nelson Pellegrino, afirmou que o município não apresentou provas do cumprimento integral do TAC nem justificativas para a não substituição dos contratados temporários por servidores efetivos. O TCM-BA determinou a suspensão dos processos seletivos e dos pagamentos à empresa até o julgamento final das denúncias. A decisão ainda cabe recurso.
Mais Lidas
Política
Moraes e Dino votam para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio