Francisco Elde diz que Federação PRD-Solidariedade deve se afastar de Lula e Bolsonaro: ‘nenhum dos extremos’
PRD e o Solidariedade anunciaram, na quarta-feira (25), formação de uma federação partidária para atuação conjunta no País
Instagram /@franciscoelde
O presidente estadual do PRD na Bahia e chefe de Gabinete da Prefeitura de Salvador, Francisco Elde, afirmou, nesta quinta-feira (26), que há uma “sinalização” de que a federação entre PRD e Solidariedade, anunciada na quarta-feira (25), não estará coligada com o PT.
“A sinalização lá é que não vai coligar com o PT. Mas, é uma sinalização”, ponderou.
Em entrevista ao Portal M!, Elde pontuou que existe uma tendência de, nacionalmente, a federação se distanciar dos polos extremos representados por Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Houve alguns discursos, a maioria foi muito no sentido de não estar nacionalmente nem com Lula, nem com Bolsonaro, o pessoal usava muito a expressão extremismo, não estar em nenhum dos lados dos extremos. A única pessoa que fez alguma defesa em relação a estar com Lula foi a Maria Arraes, que é candidata lá em Pernambuco ao Senado, junto com o João Campos“, contou.
Presidência da federação na Bahia
Sobre o arranjo local da federação PRD-Solidariedade, Elde afirmou que já há um entendimento de que a presidência na Bahia será exercida por ele. Segundo o dirigente, essa composição é fruto de um acordo firmado entre o presidente nacional do PRD, deputado Marcus Vinícius (PRD) e o secretário-geral do Solidariedade, Luiz Antônio Adriano da Silva.
“É uma tese que o pessoal lá defende, cada um dentro dos seus interesses. Para fechar a federação, teve um acordo com o presidente Marcus Vinícius e com o secretário-geral de que alguns estados ficariam sob o controle deles, um deles, a Bahia. E aí, eles mesmos que ontem quiseram que já saísse na imprensa aqui na Bahia que o comando da federação ficaria comigo“, explicou.
Elde detalhou ainda que, apesar de limitações estatutárias, o presidente da federação terá poder para definir diretrizes de coligação no estado.
“Por exemplo, o presidente da federação não pode impedir alguém de se filiar ao Solidariedade. Eu teria a condição de falar: ‘a federação vai estar coligada com ACM Neto, não vai estar coligada com o Jerônimo’. Então, aí não pode fazer material, essas coisas, é uma limitação que ele vai ter, o candidato“, observou.
A declaração ocorre após o deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil), que está com filiação encaminhada ao PRD, ter negado na quarta-feira (25), em entrevista ao Se Ligue Bahia, que já exista uma definição sobre quem comandará a federação entre PRD e Solidariedade na Bahia.
“O partido tem influência de Elmar, que estava presente no evento, prestigiando ao lado de Hugo Motta, e não foi definido quem presidirá a federação. Vai ter um diálogo”, disse Marcinho na ocasião.
Articulações seguem indefinidas até 2026
Elde também reforçou que ainda há indefinições e que a federação aguarda a movimentação partidária até o período de filiações, que deve ocorrer até abril de 2026. Ele pontuou ainda que existem rumores de que o PRD pode abrigar a candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência em 2026, mas ponderou que o tema é “muito incipiente ainda”.
“Acho que o pessoal acaba apressando muito, principalmente essa questão de partido, daqui até março, abril do ano que vem, o período de filiação da janela, tem um monte de água para passar embaixo da ponte”, ressaltou.
Sobre a estruturação do partido para as eleições proporcionais, Francisco Elde afirmou que há uma meta inicial de eleger, pelo menos, um deputado federal na Bahia. Segundo ele, há conversas em curso com diversos nomes interessados, inclusive com mandatos, mas as definições devem ocorrer apenas em 2026.
“A gente tem compromisso de federal, eles pediram para a gente pelo menos um federal. Tem várias pessoas que me procuram, inclusive de mandatos, outros que estão aí querendo sair a federal“, afirmou.
O dirigente pontuou ainda que as conversas têm sido feitas com cautela e foco em preservar o ambiente interno. “Eu tenho conversado bastante, só que até com o cuidado que eu tenho com cada um, digo: ‘vamos manter nossa conversa, mas vamos ver como vai ser daqui até lá, quem vai estar, como vai ser o ambiente de disputa aqui dentro do partido, nos outros partidos, para ter um ambiente saudável para todos‘”, destacou.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes