Festival Virada Salvador contribui para consolidar capital baiana como destino turístico, afirma Bruno Reis
Prefeito enfatizou a movimentação de quase R$400 milhões na economia local durante o festival e a geração de 2 mil empregos diretos na arena
Betto Jr./PMS
Na abertura do Festival Virada Salvador, na noite de sexta-feira (27), o prefeito Bruno Reis (União Brasil) destacou o impacto do evento para o turismo e a economia da capital baiana. Em entrevista coletiva na arena O Canto da Cidade, ele afirmou que a festa desempenha um papel fundamental na consolidação de Salvador como o principal destino turístico do Brasil.
“Esse evento contribui de forma decisiva para que Salvador se consolide como o principal destino turístico do Brasil. Hoje eu estava vendo um veículo (de comunicação) que coloca a Bahia como o destino mais procurado para o final de ano, e aí Bahia leia-se Salvador, que é a grande responsável pelos números que impactam significativamente nos dados do estado como um todo, porque a grande maioria dos visitantes que estão vindo ao nosso estado está vindo a Salvador”, ressaltou o prefeito.
Impacto econômico e geração de empregos
Bruno Reis enfatizou a movimentação de quase R$400 milhões na economia local durante o festival e a geração de 2 mil empregos diretos na arena, além de inúmeros postos indiretos.
“Fora todo mundo que está trabalhando no entorno, fora a lotação dos bares, restaurantes, toda a galera da área de transporte, Uber e táxi, e em especial os nossos hotéis, cuja expectativa é chegar em torno de 100% de ocupação hoteleira nesse período. Portanto, um evento que gera emprego, gera renda, garante sustento de milhares de famílias e também permite que a cidade amplie a sua arrecadação”, destacou.
Modelo de evento como referência nacional
O prefeito também comemorou o sucesso do modelo adotado no Festival Virada Salvador, que passou a ser replicado em outras cidades brasileiras. “Passou a ser copiado esse formato aqui, de arenas como essa, onde as pessoas entram gratuitamente e tem um camarote, se garante a restrição das marcas (patrocinadores). Esses patrocinadores ajudam a custear boa parte da festa, praticamente a Prefeitura só entra com a estrutura e com os serviços. Isso só faz aumentar ainda mais o brilho e confirmar o sucesso que é essa grande festa”, afirmou.
Serviços e operação da noite de abertura
Sobre o funcionamento dos serviços municipais na noite de abertura, Bruno Reis destacou que a operação tem sido eficiente. “As filas estão em uma proporção menor do que em anos anteriores, então as pessoas estão acessando com maior facilidade a arena. Todos os outros serviços, seja os de transporte, trânsito, abordagem, apoio aos ambulantes, acolhimento de crianças, estão funcionando super bem. Já temos um total de 69 crianças acolhidas, e nenhuma intercorrência foi registrada até o momento”, informou o gestor.
Carnaval e novos projetos
Durante a coletiva, Bruno Reis também foi questionado sobre o Carnaval de Salvador. Ele adiantou que a Prefeitura está desenvolvendo novas iniciativas para equilibrar a distribuição dos foliões nos circuitos da festa. “Nós estamos preparando uma nova programação, já para o sábado, no circuito do Centro. O objetivo é inovar e distribuir melhor os foliões entre os circuitos”, explicou.
Além disso, ele comentou sobre o projeto de criação de um novo circuito oficial na orla entre Boca do Rio e Patamares, que homenageará Moraes Moreira. Segundo Bruno, qualquer mudança será discutida com os setores envolvidos.
O prefeito também confirmou a entrega do novo trecho de orla em Pituaçu para fevereiro. “A obra está praticamente pronta. O desafio agora é concluir a licitação para a concessão dos quiosques”, concluiu.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas