Feira de Santana firma contrato para construção de 600 unidades do ‘Minha Casa, Minha Vida’
Empreendimentos serão erguidos no bairro Santa Mônica II e terão um prazo de construção de um ano e meio

A prefeitura de Feira de Santana firmou, nesta segunda-feira (10), um contrato para a construção de 600 unidades do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O contrato foi assinado pelo prefeito José Ronaldo (União Brasil) e pela construtora L. Marquezo, em cerimônia realizada no Paço Municipal Maria Quitéria. O ato contou com a presença do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Valdivan Conceição Nascimento.
Os empreendimentos serão erguidos no bairro Santa Mônica II, atrás do restaurante Los Pampas, e terão um prazo de construção de um ano e meio. O projeto é voltado a famílias de baixa renda cadastradas no CAD Único e que atendam aos critérios do programa, como mulheres chefes de família, pessoas com filhos menores, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas com deficiência.
A Secretaria de Habitação iniciará, no próximo mês, o cadastro dos interessados. A iniciativa faz parte da política municipal de habitação popular, que busca ampliar o acesso à moradia para a população de baixa renda na cidade.
Assinatura de TAC antecipa precatórios do Fundef
Também nesta segunda-feira (10), a prefeitura e o Ministério Público Estadual assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para antecipar o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
O ato ocorreu na sede do MP-BA, com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, do vice-prefeito e secretário de Educação Pablo Roberto, do promotor Audo Rodrigues e do procurador geral do Município, Antônio Augusto Graça Leal.
O acordo visa antecipar o pagamento dos precatórios, originalmente previstos para 2026, por meio de um deságio junto a uma instituição financeira. Os recursos beneficiarão professores que atuaram entre 1997 e 2006 e também serão utilizados pelo município.
O prefeito José Ronaldo informou que a próxima etapa será a abertura do chamamento público para instituições financeiras interessadas na aquisição dos precatórios.
“Agora estamos convidando os professores beneficiados para comparecerem à Secretaria de Educação na próxima quinta-feira (13), onde vamos assinar o chamamento público para bancos ou empresas que desejam adquirir os precatórios de Feira de Santana. Esse é um processo judicial importante e o apoio do Ministério Público é fundamental para viabilizar a liberação desses recursos para os professores e para o município”, afirmou.
O secretário de Educação, Pablo Roberto, ressaltou que a medida atende a uma reivindicação histórica da categoria. “A assinatura desse TAC traz a oportunidade de resolver um problema que vem sendo discutido há anos e finalmente permitirá que os professores possam usufruir do recurso ao qual têm direito”, pontuou.
Aplicabilidade dos recursos
O promotor Audo Rodrigues destacou que a questão dos precatórios do Fundef ganhou projeção nacional, resultando na criação de uma lei que garantiu aos professores o direito a 60% dos recursos.
“Esse termo garante a aplicação da decisão judicial, que possibilitará o pagamento dos 60% dos precatórios aos professores, além de assegurar um cronograma de pagamento mais ágil, para que todos os professores ou seus herdeiros recebam os valores devidos”, explicou.
O TAC também define um prazo de 90 dias para que a prefeitura apresente um plano de pagamento detalhado. A expectativa é que, após a formalização do termo, o processo seja acelerado, permitindo a liberação dos recursos já bloqueados pela Justiça Federal.
A destinação dos 40% restantes dos recursos será voltada para melhorias na educação municipal, com investimentos na infraestrutura escolar e projetos de qualificação para professores. O objetivo é garantir que os valores recuperados contribuam para o fortalecimento da rede de ensino na cidade.
Mais Lidas
Política
Moraes e Dino votam para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Após boatos, Jerônimo nega nome de João Dude na Secretaria de Comunicação
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio