Fávaro diz que Brasil pode retomar status de livre da gripe aviária em 28 dias
Contagem segue protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que considera esse o prazo necessário para encerramento do foco da doença

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou, nesta segunda-feira (19), que o Brasil poderá retomar o status de país livre da gripe aviária em até 28 dias, desde que não haja o surgimento de novos casos. A contagem segue o protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que considera esse o prazo necessário para encerramento do foco da doença.
A declaração foi feita após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) em plantel comercial no país. O foco ocorreu em uma granja de matrizes de aves localizada no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).
Segundo Fávaro, as ações de contenção já estão em curso. Ao comentar sobre o impacto do surto, o ministro destacou que medidas rigorosas foram tomadas para isolar o caso e evitar a disseminação da doença.
“O objetivo é restabelecer a normalidade. É importante fazer todo o bloqueio e rastreamento de tudo que saiu da granja onde o foco foi detectado porque, com a inutilização da produção, diminuímos muito o risco de novos casos”, disse o ministro.
Sistema de defesa agropecuária intensifica vigilância
Fávaro também explicou que o sistema de defesa agropecuária brasileiro já adota medidas contínuas de vigilância e investigação de suspeitas. Com o decreto de emergência zoossanitária em vigor, os alertas são tratados com prioridade.
“É o rigor do sistema de ser eficiente e transparentes. Com o decreto de emergência zoossanitária, o sistema está mais alerta. Todos os fiscais estão alertas para qualquer tipo de suspeita”, afirmou o ministro.
O ministro reforçou que essa postura demonstra a capacidade de controle do Brasil frente à doença e que o país está apto a retomar seu status sanitário.
Duas novas suspeitas são investigadas
O Ministério da Agricultura investiga duas novas suspeitas da doença em plantéis comerciais. As amostras ainda aguardam resultado laboratorial conclusivo.
Uma das suspeitas está em uma granja de Ipumirim, no oeste de Santa Catarina. A outra ocorre em um abatedouro de aves em Aguiarnópolis, no norte do Tocantins. Os laudos das investigações estavam previstos para serem emitidos ainda nesta segunda-feira.
Até o momento, o Brasil registra:
- 1 caso confirmado em produção comercial
- 3 focos em produção de subsistência
- 164 casos em animais silvestres (160 em aves e 4 em leões-marinhos)
Ao todo, são 168 focos da doença registrados no país. A gripe aviária H5N1 é uma doença de notificação obrigatória e deve ser comunicada imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial (SVO) por produtores, técnicos, prestadores de serviço e demais envolvidos com a criação de aves.
Japão suspende importação de aves vivas do RS e produtos de Montenegro
Em resposta ao caso confirmado no Brasil, o Japão suspendeu temporariamente a importação de aves vivas de todo o Rio Grande do Sul, bem como a de carne de aves e ovos frescos oriundos de Montenegro (RS).
A medida foi anunciada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAF) e segue os protocolos de regionalização acordados com o Brasil desde julho de 2024. O comunicado ressalta que a suspensão busca evitar a entrada do vírus H5N1 no território japonês, e não está relacionada à higiene alimentar.
“A fim de tomar todas as medidas possíveis para evitar a entrada da doença no Japão, a importação de aves vivas do estado do Rio Grande do Sul foi temporariamente suspensa”, informa o comunicado oficial.
Segundo o governo japonês, a suspensão segue os critérios de regionalização por município previstos em acordo sanitário firmado entre os dois países. Isso significa que o embargo afeta apenas Montenegro, onde houve confirmação de caso, e não compromete a totalidade das exportações avícolas do Brasil.
Impacto nas exportações brasileiras para o Japão
O Japão é o terceiro maior destino da carne de frango brasileira, representando 8,8% das exportações em 2024. De janeiro a abril deste ano, o país asiático importou 123,169 mil toneladas de carne de frango do Brasil, gerando US$ 237,321 milhões em receita, de acordo com o sistema Agrostat.
No ano passado, as exportações brasileiras para o Japão somaram:
- 422,979 mil toneladas de carne de frango
- 30,896 mil toneladas de pintos vivos
- 1,293 mil toneladas de ovos frescos
Com isso, o Japão absorveu parte relevante dos 1,160 milhão de toneladas de carne de aves importadas em 2024.
Brasil mantém restrições de exportação para outros países
Além do Japão, outros mercados impõem restrições à exportação de produtos avícolas brasileiros. Segundo o Ministério da Agricultura, há suspensões para China, União Europeia, Canadá, África do Sul, Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul.
Essas medidas reforçam a importância da contenção dos focos atuais e da comunicação ágil com os parceiros comerciais para preservar os mercados internacionais.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Clássico brasileiro no Mundial de Clubes: Palmeiras e Botafogo duelam por vaga nas quartas
Times se enfrentam neste sábado nos Estados Unidos após campanhas instáveis na fase de grupos; Flamengo e Fluminense também disputam classificação

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula