Ex-vereador Suíca defende ação conjunta contra a fome e aponta: ‘Precisamos taxar os ricos, não os pobres’
Petista também destacou a necessidade do envolvimento de sindicatos na iniciativa

O ex-vereador Luiz Carlos Suíca (PT), defendeu, neste sábado (22), o trabalho social como estratégia para reduzir a fome no Brasil. Como exemplo, o petista destacou ações do governo federal e a parceria entre empresários e comerciantes na manutenção da Cozinha Comunitária e Solidária em Pernambués.
Suíca citou o ex-jogador de basquete Michael Jordan como exemplo, lembrando que ele “criou centros de atendimento para pessoas que não têm planos de saúde nos Estados Unidos“.
O ex-vereador mencionou o impacto das políticas sociais nos governos Lula, enfatizando que “o controle e combate à pobreza é prioridade em todas as suas gestões“.
Ele ressaltou o trabalho realizado no Centro Social Urbano de Pernambués (CSU) e a distribuição de mais de mil refeições desde segunda-feira (17), por meio da cozinha instalada no Grupo Alerta Pernambués (GAP). Conforme o Suíca, é necessário que essas iniciativas sejam ampliadas. “É preciso reproduzir as políticas e amenizar a situação de vulnerabilidade social do país“.
Ele mencionou o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública da Bahia (Sindilimp-BA) como parceiro da ação e destacou a necessidade do envolvimento de outros sindicatos. “Uma rede federal seria o ideal, para que os sindicatos fizessem parte deste processo de Lula“.
Por fim, o ex-vereador reforçou a importância de ajustes na política tributária como meio de combate à pobreza. “Temos que ser realistas nesta questão! O governo federal tem feito de tudo para conter a fome, mas precisamos taxar os ricos e não os pobres“, afirmou.
Presidente da CNA defende incentivo à produção de alimentos
O presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins, defendeu o incentivo da produção agrícola interna como alternativa para baixar os preços dos alimentos no Brasil. Em entrevista ao Portal M! na última quinta-feira (20), durante entrega da Comenda 2 de Julho ao ex-deputado estadual Heraldo Rocha (União Brasil) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Martins pontuou que um dos principais problemas está no baixo poder aquisitivo da população mais pobre.
Ao comentar as tentativas do governo federal de conter o avanço da inflação nos alimentos, Martins foi direto e colocou a responsabilidade na produção. “Esse negócio vai baixar o preço, quem baixa preço é a produção. O que está acontecendo é que eles estão focando em coisas diferentes”, afirmou.
Segundo o presidente da CNA, o problema central está no baixo poder aquisitivo da população mais pobre, especialmente no Nordeste. “Nós tivemos uma alta muito grande de carne, hoje nós estamos com o preço da carne muito alto. O que acontece é que a população brasileira, principalmente a população baiana pobre, é muito pobre. Então o poder aquisitivo é muito baixo”, explicou.
Produzir mais é a solução, diz presidente da CNA
Com base na experiência acumulada no comando da CNA desde 2015, Martins apontou que o caminho para combater a alta dos preços é aumentar a oferta de alimentos básicos, como arroz, feijão e ovos. “Se não fosse o agro, se não fôssemos nós para produzir feijão em abundância, fosse na década de 80 que nós importávamos uma porção de coisa para nos alimentar. Hoje não precisamos disso”, afirmou.
“O que nós precisamos é estimular que se produzam mais esses alimentos que chegam à cesta básica da população, produzir mais feijão, produzir mais arroz, produzir coisas que o pobre pode realmente ter uma maneira de adquirir isso”, reforçou o dirigente.
Mais Lidas
Política
Lula empossa Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações
Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ
Últimas Notícias

Lula empossa Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações

Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ

Bahia busca liderança na Libertadores em jogo decisivo contra Atlético Nacional
Partida na Arena Fonte Nova é decisiva para Tricolor manter vantagem no Grupo F; veja prováveis escalações, desfalques e onde assistir

Fraude bilionária no INSS: governo age para recuperar R$ 6,3 bilhões desviados de aposentados
Operação Sem Desconto revela esquema nacional, provoca demissão do presidente do INSS e suspensão de convênios com entidades
Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe e é intimado na uti após live polêmica
Ex-presidente foi notificado no hospital e criticou ação judicial; Sindicatos de Oficiais de Justiça reagem com nota pública

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador